Itacaré se consolida como principal destino turístico do Sul da Bahia
Itacaré, no Sul da Bahia, com sua natureza exuberante que inclui praias paradisíacas, cachoeiras, e áreas conservadas de Mata Atlântica, um rico patrimônio histórico-arquitetônico, fazendas de cacau, o Rio de Contas, esportes de aventura, turismo de base comunitária e étnico, uma excelente estrutura de hotelaria, bares, restaurantes e serviços, gastronomia de excelência, foi o principal destino turístico do Sul da Bahia neste verão.
A essas opções de lazer, Tudo isso soma-se às manifestações culturais e noites agradáveis na Rua da Pituba, Orla e Passarela da Villa, onde estão localizados a maioria dos bares, lanchonetes e restaurantes, num encontro com pessoas do mundo inteiro.
Com esses atrativos, a belíssima cidade da Costa do Cacau vem se destacando no cenário nacional e internacional, oferecendo aos turistas experiências e vivências que fazem da cidade um local único.
Tudo isso pode ser avaliado e reflete o mês de março de 2024, período em que normalmente o município recebe um volume menor de pessoas, mas que este ano surpreendeu, segundo números da hotelaria do município, a ocupação foi de 80% a 100%. “A ocupação no mês de março para hotelaria e setor de alimentação, foi muito boa, o feriado da Semana Santa também foi excelente, superando todas as expectativas” afirmou Liane Reis, Presidente do SPA-Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Itacaré.
Hotéis como o Chocolate Hotel, que teve uma programação especial de Páscoa incluindo uma parceria com a família Arléo, do premiado Chocolate da Jú, e o São José Beach Club, que apoiou uma oficina de surf, tiveram lotação superior a 90% durante o feriadão da Semana Santa.
Fabiano Manderi, gerente do Hotel Aldeia do Mar, destaca que “março foi um mês excelente em termos de ocupação. Destacamos inclusive nos dias da semana, período que a ocupação geralmente cai um pouco, superou muito nossas previsões, por duas semanas, ficamos com ocupação às vezes até maior do que no final de semana; foi um período surpreendente, muito bom para o trade”.
AÇÕES PROMOCIONAIS
A Prefeitura Municipal de Itacaré, através da Secretaria de Turismo, está realizando um importante trabalho de promoção turística, junto com o Comtur, SPA e o Trade, levando o município a eventos e feiras de turismo importantes no Brasil e no exterior, a exemplo da BTL em Portugal, a WTM e a ABAV, referências em eventos de promoção de destinos turísticos.
O secretário de Turismo de Itacaré, Marcos Japu, ressalta que “finalizamos o mês de março, em Itacaré, com ocupação de hospedagem muito superior ao esperado para o período, o que nos remete ao entendimento que o ano de 2024 será excelente para o município, e acrescenta, dados atualizados sinalizam que 86% dos viajantes do Brasil entendem que, estar perto da água traz uma sensação imediata de relaxamento, com as mudanças climáticas, o calor chegando a níveis elevados, turistas com certeza terão impacto na forma de planejar as férias em 2024, e uma grande quantidade deles, afirmam isso”. “Esse efeito vai significar um crescimento de viagens que oferecem experiências nas praias, rios e cachoeiras”, disse o secretário.
Outro impacto positivo é a exibição da novela ´Cacau´, pela TVI de Portugal e gravada em Itacaré, contribuindo para divulgar a cidade na porta de entrada da Europa. Recentemente, Marcos Japu participou de uma feira de turismo em Lisboa, onde amarrou parcerias importantes que renderão frutos para todo o setor turístico.
DESTINO COMPLETO
Os investimentos em infraestrutura, segurança, qualificação, capacitação e fortalecimento da relação entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil, também são fatores importantes para o desenvolvimento turístico de Itacaré.
“O grande movimento nas ocupações no mês de março, reflete resultados para a cadeia produtiva do turismo do município, consequentemente, todo o segmento foi movimentado de forma positiva, levando o nosso Destino Completo a ser cada vez mais visitado e conhecido”, ressaltou Marcos Japu.
NOVO MOMENTO PARA O TURISMO
“Sobre a nossa leitura do turismo para a nossa região, principalmente Itacaré, nós tivemos um grande, grande crescimento nesta última temporada. Mais especificamente falando do verão todo. Hoje nós tivemos um crescimento de mais de 70% em números de passageiros no verão, principalmente com a Operadora Azul Viagens”, disse o secretário.
“Esse mês de março está batendo recordes de ocupação hoteleira e de visitação à cidade. Comparado ao mês de março do ano passado, nós tivemos 75% a mais turistas em Itacaré do que em 2023. E os números só crescem. Hoje, no mês de abril, nós já estamos com a mesma quantidade de passageiros já vendidos para o mês de abril, sendo que hoje é o primeiro dia do mês”, relatou João Vianna, da Ertour Receptivo.
FEIRAS DE TURISMO
Os investimentos do município nas atividades externas de promoção do turismo, que tem gerado esses resultados, serão permanentes. Itacaré está participando dos Workshops Azul Ta on, um dos principais eventos do trade turístico no Brasil em termos de negócios e networking que reúne cerca de 1000(mil agentes de viagens) em cada edição, já aconteceu a etapa de São Paulo em 21 de março de 2024, às próximas serão em Campinas – 20 de agosto de 2024 e Belo Horizonte – 03 de outubro de 2024.
No próximo mês de maio, acontece o “Voe Azul Costa do Cacau”, FAMTUR para 30 agentes de viagens da operadora Azul Viagens, entre os dias 5 a 11, para os destinos que compõem o coletivo dos workshops Agente Ta-on.
Os Agentes de viagens serão emissores das regiões: ,RAO (Ribeirão Preto), UDI (Uberlândia), GYN (Goiânia), POA (Porto Alegre), IGU (Foz do Iguaçu), BSB (Brasília), VCP (Campinas), CNF (Confins BH), CGH (Congonhas), SDU (Santos Dumont). Uma excelente oportunidade para bons negócios e garantir os próximos meses de muito sucesso no turismo de Itacaré.
Marcos Japu destaca que o apoio do prefeito Antônio de Anízio “tem sido fundamental na definição de políticas públicas para o turismo e a integração com o trade, que tem resultado na consolidação de Itacaré como destino nacional e internacional, num dos setores que mais geram emprego e renda para a população”.