:: 10/mar/2024 . 13:13
Contêineres com equipamentos da China chegam para sondagem da Ponte Salvador-Itaparica
“Mais um passo concreto para que este projeto tão importante avance”. A afirmação foi feita pelo governador Jerônimo Rodrigues após a chegada à Bahia de carretas transportando seis contêineres com equipamentos e materiais que serão usados na sondagem da Ponte Salvador-Itaparica. O comboio chegou na tarde desse sábado (9), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.
Os contêineres foram embarcados em um navio que saiu da China com destino ao Rio de Janeiro numa viagem que durou 30 dias. De lá, seguiram em carretas por mais quatro dias até Simões Filho onde estão armazenados em um galpão.
Imagens do transporte dos equipamentos foram compartilhadas pelo chefe do executivo baiano, através de suas redes sociais. “Seguimos acompanhando e trabalhando firme pelo desenvolvimento da nova Bahia”, completou.
Dentro dos contêineres estão diversos tipos de equipamentos que serão usados na sondagem a ser realizada em águas rasas e profundas na Baía de Todos-os-Santos. Foram trazidas, por exemplo, três perfuratrizes especiais que possuem um sistema de compensação de ondas, tecnologia chinesa fundamental para executar o serviço no mar durante o inverno, período em que podem ocorrer condições climatológicas adversas. Esse sistema permite também a estabilização das balsas onde estarão as plataformas, garantindo assim uma melhor qualidade dos resultados.
Projeto Mais Água para a Cidade avança pela zona oeste de Itabuna
Uma nova rede adutora do Projeto Mais Água para a Cidade, executado pela Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) com o apoio da Prefeitura de Itabuna e do Governo do Estado, começou a ser implantada em parte da zona oeste da cidade. São cerca de 700 metros de rede de 200 milímetros de diâmetro, que derivará do reservatório que será instalado no Bairro Novo Lomanto.
De acordo com o presidente da EMASA, Raymundo Mendes Filho, essa é mais uma etapa do projeto que segue em ritmo acelerado e que vai acabar definitivamente com o abastecimento intermitente, realizado através do sistema de manobras, uma espécie de rodízio no fornecimento de água para os bairros de Itabuna.
“Essa nova rede que derivará do reservatório que será instalado no Novo Lomanto vai atender os bairros Zildolândia, Santa Catarina, Teclo Conrado, Odilon, Mangabinha, Nova Mangabinha, Bananeira, Conjunto Habitacional Vog Grapiúna, Lomanto e o próprio Novo Lomanto”, afirmou Raymundo Mendes Filho.
“Meu compromisso é garantir orçamento para assegurar direitos às mulheres”, reforça governador, após assinar políticas públicas em evento do 8 de março
“Essa edição está maravilhosa e é a oportunidade perfeita de escoar meus produtos fitoterápicos e meus sabonetes artesanais para a capital”, disse Ionilia da Silva, do quilombo Gamba, de Entre Rios, uma das 100 empreendedoras que participa da Expo Mulheres 2024, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), em Salvador, desde quinta-feira (7). No segundo e último dia do evento, o governador Jerônimo Rodrigues e a secretária de Políticas para as Mulheres (SPM), Elisângela Araújo, estiveram no local para anunciar editais e ordens de serviços para incentivo à emancipação feminina através do empreendedorismo.
Um dos maiores investimentos anunciados é uma parceria entre o Governo da Bahia e o Ministério de Desenvolvimento Social e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Foi assinado o termo de adesão do Estado ao Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, que vai atender cinco mil famílias em 2024, 60% delas chefiadas por mulheres.
Durante a ação, será repassado pelo MDS o valor de R$ 4.600 por família, diretamente no cartão do Bolsa Família. Ao todo, serão R$ 23 milhões captados para a agricultura familiar baiana em 2024.
Secretaria de Mulheres do PT Bahia defende mais direitos e maior protagonismo feminino
A Secretaria de Mulheres do Partido dos Trabalhadores da Bahia participou nesta sexta-feira, 08, dos atos de rua pelo 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres, e defendeu mais direitos, mais igualdade, a democracia como instrumento de conquista das reivindicações das mulheres e um maior protagonismo feminino em todas as esferas de poder e da sociedade. Em Salvador, o ato unificado teve concentração às 13 horas, no Campo Grande, com destino à Praça Castro Alves, e contou com outros partidos políticos, com representantes de movimentos sociais e sindicais, como a União Brasileira de Mulheres, Trabalhadoras em Ação e Força Sindical, dentre outros.
Liliane Oliveira, secretária de Mulheres do PT Bahia, falou sobre a importância da participação da sociedade no 8M para estimular que mais pessoas se conscientizem e levantem essa bandeira. “Nossas sínteses vêm da luta, do chão que pisamos, daquelas que vieram antes nós e por aquelas que ainda virão. Ocupar as ruas no Dia Internacional de Luta das Mulheres é nossa rebeldia contra o patriarcado, é ecoar através de muitas vozes que nós queremos vivas, é lutar pela paz em nossos territórios e pelo bem viver”.
Comissão de Mulheres do Sinjorba participa de Marcha 8M
A Comissão de Mulheres do Sinjorba participou neste 8 de março – Dia Internacional da Mulher – da Marcha 8M, em Salvador. Representantes de organizações, movimentos sociais e coletivos de mulheres se encontraram no Campo Grande e saíram em caminhada até a Praça Castro Alves, em protesto contra os vários tipos de assédio, desigualdade salarial, racismo, violência de gênero e todas as formas de opressão direcionadas às mulheres.
Coordenadora da Comissão de Mulheres, Isabel Santos destaca a importância da manifestação e acredita que as mulheres jornalistas podem contribuir com essa luta. “Precisamos dar um basta à violência contra a mulher com ações como esta que acontece aqui e agora, na Marcha 8M. Estamos nas ruas para bradar, para exigir respeito, para dar um basta ao feminicídio, às agressões domésticas na calada da noite ou escancaradas. Unidas, num mesmo objetivo, poderemos avançar na luta por uma sociedade mais justa, com respeito aos direitos e às liberdades estabelecidas na Declaração Universal dos Direitos Humanos, sem quaisquer distinções”, ressalta Isabel.
Com a faixa “Lute Como uma Jornalista – Diga NÃO ao Assédio” em punho, a vice-presidente do Sinjorba, Fernanda Gama, relembra um ano de impunidade das denúncias de assédio moral contra a direção do Sistema UESB de Rádio e TV e na Assessoria de Comunicação. “Ano passado participamos dessa caminhada pedindo que a UESB investigasse as denúncias. Aqui estamos, um ano depois, e as jornalistas continuam sendo vítimas de assédio no setor por terem feito a denúncia. É inacreditável a forma como essa instituição de ensino vem agindo com suas funcionárias”, lamenta Fernanda, que convida todos e todas para o ato “Mulheres Contra o Assédio”, no dia 13 de março, no Auditório I do módulo Luizão da Uesb.
5ª Jornada de Mulheres do Sinjorba
Dia da Mulher no Hospital de Base contou com ações por diversos setores
Cuidados com a saúde, beleza, louvor, bençãos, palestras, sorteios e entrega de lembranças marcou o Dia Internacional da Mulher no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição que tem como mantenedora a Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI).
Ao longo desta sexta-feira, dia 8, as ações na unidade hospitalar partiram de vários setores, a exemplo da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), que organizaram uma programação no auditório do hospital, na qual as mulheres participaram de um momento espiritual e da benção do Padre Tony Valério.
Depois, foi a vez da psicóloga do Serviço Social do HBLEM, Milena Cerqueira, que ministrou a palestra “Autoestima – Saúde Mental da Mulher”. Em seguida, as nutricionistas convidadas Katiusscia Marinho e Mossia Oliveira, palestraram sobre a Obesidade.
- 1