A Secretaria de Mulheres do Partido dos Trabalhadores da Bahia participou nesta sexta-feira, 08, dos atos de rua pelo 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres, e defendeu mais direitos, mais igualdade, a democracia como instrumento de conquista das reivindicações das mulheres  e um maior protagonismo feminino em todas as esferas de poder e da sociedade. Em Salvador, o ato unificado teve concentração às 13 horas, no Campo Grande, com destino à Praça Castro Alves, e contou com outros partidos políticos, com representantes de movimentos sociais e sindicais, como a União Brasileira de Mulheres, Trabalhadoras em Ação e Força Sindical, dentre outros.

Liliane Oliveira, secretária de Mulheres do PT Bahia, falou sobre a importância da participação da sociedade no 8M para estimular que mais pessoas se conscientizem e levantem essa bandeira. “Nossas sínteses vêm da luta, do chão que pisamos, daquelas que vieram antes nós e por aquelas que ainda virão. Ocupar as ruas no Dia Internacional de Luta das Mulheres é nossa rebeldia contra o patriarcado, é ecoar através de muitas vozes que nós queremos vivas, é lutar pela paz em nossos territórios e pelo bem viver”.

A dirigente destacou ainda os esforços das mulheres para combater o abuso, as desigualdades e os esforços na defesa da justiça, afirmando que a democracia é o sistema político que permite alcançar suas reivindicações. “A nossa história é marcada pela resistência contra o autoritarismo e as diversas formas de opressão contra nossos corpos, e mais uma vez as mulheres se encontram na linha de frente na luta por representatividade, igualdade e justiça. Não existe democracia sem a presença e participação efetiva das mulheres. Defender a democracia é construir caminhos para a igualdade e justiça, é afirmar que é através da construção coletiva que mudamos o mundo”.

Presente no ato, a secretária da SPM, Elisângela Araújo, afirmou que hoje é um dia de reivindicação e de luta porque as conquistas das mulheres são muito recentes e que é preciso avançar cada vez mais. “Uma caminhada importantíssima, principalmente esse ano em que estamos debatendo três eixos muito importantes na vida das mulheres, que é o enfrentamento e prevenção a todas as formas de violência contra as mulheres, também sobre o empoderamento político. É um ano de eleição, a importância de mais mulheres na política, então a gente está aqui para debater a inclusão sócio-produtiva e econômica na vida das mulheres, autonomia econômica e tantas outras políticas e ações, como as questões da saúde, da cultura, da educação”.

O PT Bahia, inclusive, tem como objetivo fomentar uma maior participação das mulheres na política, estimulando mais candidaturas a prefeitas, vice-prefeitas e prefeitas em toda a Bahia. Para isso, vai promover o Encontro Estadual de pré-candidatas petistas na primeira quinzena de abril. Na ocasião, são realizadas oficina de orientações jurídicas e contábeis e oficina de Comunicação. “Vamos nos empenhar ao máximo, nos organizar e fazer uma intensa mobilização para eleger mais mulheres nas eleições municipais deste ano”, afirmou a secretária.

“Tudo é política quando se é mulher! E seremos como guardiãs vigilantes dos valores democráticos e faróis de esperança, iluminando o caminho para uma nação onde todos os cidadãos possam desfrutar dos benefícios de uma democracia vibrante e inclusiva”, disse Liliane, que repudiou a violência que ainda existe no Brasil. Um estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que foi apresentado nesta quinta-feira, 07, revelou que pelo menos 10.655 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil de março de 2015 a dezembro de 2023. “Não podemos mais tolerar qualquer forma de violência contra nós, nossos corpos e nossas vidas são nossas e precisamos cada vez mais vocalizar essa necessidade de proteção, da garantia dos nossos direitos”, disse.