Trinta e cinco catadores e catadoras de materiais recicláveis representantes de cooperativas, associações e autônomos compõem a caravana do estado da Bahia na Expocatadores 2023, que acontece em Brasília, entre os dias 19 a 22 de dezembro. Com o tema “É hora da conta fechar! ”, nos leva a refletir os desafios que o segmento vem enfrentando com a queda nos preços dos materiais, por outro lado, é importante espaço para pensar e construir estratégias que garantam o fortalecimento dos catadores e catadoras de materiais recicláveis exercem um papel fundamental para sociedade.

A 10ª edição da Expocatadores aborda pontos importantes da gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos, tais como normas e políticas públicas, em especial o que diz a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10), o fim dos lixões e as crises climáticas. Cabe ressaltar que a Expocatadores que nasceu em 2009 para fortalecer a importância do trabalho dos catadores e catadoras de materiais recicláveis, é uma iniciativa do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR e da Associação Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – ANCAT.

A Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis – AACRRI de Itabuna, a Coolimpa de Ilhéus e a Reciclar´t de Jussari, que viajaram a Brasília com o apoio da CVR Costa do Cacau, representam o Sul da Bahia no evento.

 

Para Ana Carine Nascimento, coordenadora executiva do Centro de Arte e Meio Ambiente – CAMA entidade de apoio, fomento e assessoria a catadores (as) de materiais recicláveis no estado da Bahia, aponta que a atividades realizadas pelos catadores e catadoras de materiais recicláveis são de relevante importância para a preservação do meio ambiente e mitigação dos impactos das mudanças climáticas. Para tanto, utilizando o tema da Expo desse ano, é hora de fechar a conta, Nascimento ressalta a importância do fortalecimento desses profissionais, mediante a implementação de políticas públicas voltadas à inclusão socioeconômica da categoria.

Para a catadora de materiais recicláveis e presidenta da Cooperativa de Coleta seletiva CAMAPET, Michele Almeida, “ a participação dos catadoras (es) de materiais recicláveis do estado da Bahia na Expocatadores é garantir a troca de experiências, vivências e fortalecimento do segmento no âmbito nacional e estadual.”

A Caravana da Bahia contou com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através das mobilizações e articulações feitas pelo Centro de Arte e Meio Ambiente – CAMA, Fórum Estadual Lixo Cidadania Bahia e o Movimento Nacional de Catadores(as) de Materiais recicláveis (MNCR/BA).

Sobre o Centro de Arte e Meio Ambiente – O CAMA é uma organização socioambiental fundada em 1995, no bairro dos Alagados, em Salvador/Bahia. Desenvolve programas e projetos associados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), referenciados pela Agenda 2030 da UNESCO. A missão é fortalecer a luta por garantia de direitos de indivíduos e grupos vulnerabilizados, por meio da participação nos processos que proporcionem autonomia e inclusão sociopolítica, contribuindo para a construção de uma sociedade social e economicamente justa, democrática, ambientalmente equilibrada, antirracista, antissexista e contra todas as formas de exclusão.