foto ansiedade

Cleide Léria Rodrigues

cleide leriaVocê sabe o que é?

Você conhece os sintomas  de ansiedade e como eles afetam o seu cotidiano?

Na ansiedade os sintomas são :

Preocupação intensa , excessiva e persistente e medo de situações cotidianas . Podem ocorrer frequência cardíaca elevada , respiração rápida, sudorese , sensação de cansaço, queimação, dormência, formigamento no rosto ou membros superiores e inferiores, entre outros …

A ansiedade pode ser normal e é  um indicador de doenças subjacente somente quando os sentimentos se tornam excessivos, obsessivos e interferirem na vida cotidiana.

O transtorno de ansiedade generalizada por exemplo, pode  ocorrer em qualquer idade.

A condição tem sintomas semelhantes aos da síndrome do pânico, do transtorno obsessivo  – compulsivo e de outros tipos de ansiedade.

Esses sintomas incluem preocupação constante, agitação e dificuldade de concentração.

O tratamento pode incluir terapia e medicamentos , como antidepressivos. Mas com acompanhamento médico de sua confiança.

Mas você já parou para pensar nas questões que mais atormentam as pessoas que sofrem de ansiedade ?

E como elas são prejudicadas no seu dia a dia?

Você sabia que há duas tênues que causam o adoecimento mental ? A ansiedade e a depressão  ! a diferença entre elas é  a forma como se dividem e em diferentes etapas da vida.

Uma delas é a depressão  onde vivemos preso ao passado, os dias que não voltam mais , onde sentimos muita culpa pelo que se deixou de fazer . E  acredita -se que não  é mais tempo de atingir determinado objetivo, ou buscar o bem estar e felicidade nos dias atuais.

E outra é a ansiedade que é o excesso de futuro, onde percebemos um medo muito grande de arriscar e buscar atingir objetivos por medo do fracasso.

Mas todas essas sensações pode ser controla quando você busca ajuda de um profissional de saúde psicólogo /e um médico psiquiatra.

Vou te passar algumas estratégias eficazes para diminuir a ansiedade.

Concentre-se na sua respiração  – respire devagar  calmamente. Inspire o ar pelo nariz contando até 4 , segure o ar contando até 2 , e solte o ar pela boca, contando até 6. Esse é o ritmo da respiração.

Veja as coisas de maneira realista  – Examine seus pensamentos de forma realista. Questione -se:

Qual a probabilidade do que temo acontecer? Quais as chances reais  ? Quais as evidências de que esse pensamento é verdadeiro

Sempre questione seus pensamentos!

Contemple as coisas ao seu redor  – foque no aqui e no agora , olhe em volta , observe cada detalhe (sons, cores , cheiros). Descreva -os para você, diga o nome dos objetos ,suas cores ,formatos, texturas … Assim você vai ficar no tempo presente e distrair-se dos sintomas de ansiedade .

Mantenha -se em atividades  – Aja como se não estivesse ansiosa . Não se desespere interrompendo todas as atividades para tentar fugir ou controlar sua ansiedade . Isso só vai piorar .Diminua o ritmo, faça as coisas com mais calma , mas mantenha-se ativo , fazendo as atividades que normalmente faz.

Pratique exercícios físicos  – Esteja consciente das experiências, sensações e atividades do tempo presente.  Preste uma atenção mais cuidadora e particular a sua respiração ao, ao que está acontecendo no seu corpo e sua mente agora , no presente .

A ansiedade é uma realidade presente na vida de muitas pessoas. Para ajudar a quem passa por isso separei essas estratégias e espero que te ajude ao prática-la.

Mas caso não consiga sozinha controlar sua ansiedade, busca ajuda de um profissional psicólogo.

 

Cleide Léria Rodrigues  é Psicóloga CRP03/18383.