livro ssa

A Comissão de Direitos Humanos da OAB-BA , o Grupo Tortura Nunca Mais, a Associação de Advogados e Advogadas Pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC) e a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) promoveram o lançamento do livro” Um Bispo Contra Todas as Cercas – A vida e as causas de Pedro Casaldáliga”, de Ana Helena Tavares, em Salvador.

O evento contou com a presença de várias lideranças sociais e políticas, e um público de 180 pessoas. Ainda foi marcante a participação de representantes de três etnias indígenas, do Amazonas, Alagoas e da Bahia, que falaram sobre sua cultura e pediram o apoio da sociedade. A autora Ana Helena fez um belo depoimento sobre o desafio de escrever a “causografia” de um ser humano tão especial como Pedro Casaldáliga. Na abertura, o ator Odilon Camargo intrerpretou o poema Pedro Liberdade, de sua autoria.

A autora da obra, a jornalista e escritora Ana Helena Tavares, contou que conheceu o legado de Dom Pedro Casaldáliga ao realizar um trabalho sobre a ditadura militar. Segundo ela, é fundamental para o atual momento em que se encontra o Brasil que a história de Dom Pedro seja conhecida.

Ana Helena destacou, ainda, que o apoio da OAB-BA foi fundamental para o lançamento do livro em Salvador. “Acho muito importante esse apoio, principalmente num momento de escalada do autoritarismo no Brasil. O Dom Pedro Casaldáliga sempre lutou contra os abusos do Poder Judiciário, em especial, e acredito que os valores da OAB estão de acordo com as lutas que o Pedro abraçou”, disse.