:: 9/mar/2016 . 17:37
Itabuna: Santo Antônio passa por faxinaço contra Aedes aegypti
Se depender de boa vontade e forte apelo, o Aedes aegypti não terá vez em Itabuna. Muito menos no bairro Santo Antônio. Foi lá que, na manhã desta quarta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde levou para as ruas, verdadeiros “combatentes” para o terceiro faxinaço contra o mosquito transmissor de arboviroses como zika vírus, chinkungunya e dengue.
Mais uma vez alunos do Viv-A-rte, da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), estiveram presentes com o reforço da turminha da Escola Esperança, do próprio bairro, com a missão de fazer “apitaço”, distribuir panfletos, afixar cartazes de “procurado” e dizer aos moradores que não deixem água parada em suas casas e muito menos tanques descobertos.
“Tem muito mosquito em Itabuna que faz a gente ficar doente. Por isso, as pessoas não podem deixar que nasçam dentro de casa, nem nas ruas e quintais”, lembra Pedro Mendes, de oito anos, que ao lado de seu coleguinha Rodrigo Souza percorreu as ruas do bairro onde mora.
Em paralelo à conscientização de moradores, outras equipes, simultaneamente, em diversas ruas recolhiam lixo em terrenos baldios, embalagens plásticas, etc. e alertavam as pessoas e ensinavam como descobrir e eliminar criadouros do mosquito. Também distribuíram panfletos e cartazes, que com desenhos e linguagem simples, mostram como acabar com focos do mosquito.
APOIO DA COMUNIDADE
O Santo Antônio foi o terceiro bairro da cidade de Itabuna beneficiado pela mobilização da Secretaria Municipal de Saúde no combate ao mosquito. Embora a maioria das ruas asfaltadas sejam asfaltadas, o bairro está entre as áreas que registraram maior índice de infestação predial e de notificações de dengue, chikungunya e zika vírus.
“Na maioria das vezes, o problema está no fundo dos quintais e na forma como moradores armazenam água para consumo diário, sem a responsabilidade de cobrir adequadamente tanques e reservatórios”, justifica o secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho. Ele apela para que as famílias colaborem e descartem entulhos e materiais que podem ser colocados em frentes as suas casas para recolhimento durante as faxinas realizadas todas as quartas-feiras.
Bicalho lembra que a eliminação dos criadouros é uma das principais medidas de combate ao mosquito, que é justamente o que a Secretaria Municipal de Saúde vem fazendo, desde quando abriu guerra contra o Aedes aegypti. Além disso, outras importantes ações como a borrifação costal e aplicação de inseticida pelos carros fumacê também estão sendo intensificadas diariamente nos bairros, assim como o monitoramento de terrenos, piscinas em casas fechadas ou abandonadas e até em áreas de vegetação do rio Cachoeira.
NOVA AMEAÇA
O secretário disse ainda que gostaria de estar mais otimista com relação a diminuição de casos das arboviroses, em função do trabalho que vem sendo desenvolvido em Itabuna. Mas disse temer que, com as chuvas que se aproximam, as pessoas se descuidem, acumulem água para garantir o abastecimento doméstico e se esqueçam das medidas básicas, mas eficazes para evitar criadouros e a reprodução do Aedes aegypti adulto dentro de casa. “Tanques, baldes e recipientes com água devem ser vedados para que o mosquito não se prolifere”, aconselhou.
O mutirão da faxina da próxima quarta-feira, dia 16, já está confirmado para o bairro Conceição. Será realizado, entre as 7h30min e o meio-dia. A exemplo dos anteriores, contará com importantes parcerias como Governo do Estado, Águia Branca, associação de moradores, secretarias e departamentos municipais da prefeitura e escolas das redes pública e particular que cada vez mais se integram à proposta de eliminação do mosquito.
Estado forma novos técnicos de nível médio no Sul da Bahia
O governo da Bahia forma mais 290 técnicos de nível médio na região Sul da Bahia. Os novos técnicos em Comércio, Informática, Biocombustíveis, Manutenção, Suporte em Informática, Logística, Guia de Turismo, Eletromecânica, Hospedagem, Serviço de Restaurante e Bar, Recursos Pesqueiros, Comércio, Desenho em Construção Civil e Comunicação Visual, serão diplomados em solenidade, nesta quinta-feira (10), às 18h, no Centro de Convenções de Ilhéus.
A formatura será unificada, reunindo estudantes das cidades de Ilhéus e de Itabuna, do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Álvaro Melo Vieira, do Ceep em Logística, Transporte e Produção Industrial, ambos de Ilhéus, e do Centro Territorial de Educação Profissional Litoral Sul II, de Itabuna.
Mais sobre a Educação Profissional – A Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia já é a segunda maior do País na oferta de cursos técnicos de nível médio, estando presente nos 27 Territórios de Identidade, atendendo a 121 municípios. Entre os anos de 2010 e 2014, mais 44 mil estudantes já formados pelo Governo do Estado, sendo preparados para uma inserção cidadã no mundo do trabalho.
Estiagem: Governo da Bahia homologa Estado de Emergência em Itabuna
O governo da Bahia homologou o decreto do prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, que reconheceu estado de emergência em Itabuna devido à estiagem. O decreto municipal, de número 11.443, foi publicado no dia 2 de dezembro do ano passado.
Com a homologação, assinada pelo vice-governador João Leão, o município terá acesso ao apoio do Estado no âmbito de programas que visam socorrer populações atingidas pela seca. A emergência também possibilita a dispensa de licitação em contratos relacionados aos motivos que justificaram o decreto.
O ato do governo baiano terá vigência pelo prazo de 180 dias, retroativo a 2 de dezembro de 2015. (do Pimenta)
UFSB realizará “Faxinaço” nos bairros Ferradas e Nova Ferradas em Itabuna
A Universidade Federal do Sul da Bahia-UFSB realizará o Dia da Faxina – Mutirão de combate ao Aedes Aegypti, nesse sábado (12), nos bairros Ferradas e Nova Ferradas, onde está localizado o campus Jorge Amado,em Itabuna. Para o mutirão, a Universidade contará com a participação de estudantes,professores e servidores da UFSB, além de outras Instituições, como a Fundação Marimbeta, Unidades de Saúde (enfermeiros, agentes comunitários de saúde), escolas municipais, segmentos religiosos e comunidade local.
O “Faxinaço” acontece das 8h às 11h e tem por objetivo identificar e eliminar possíveis focos/criadouros em comunidades vizinhas, recolher lixo e materiais que acumulem água, sensibilizar a comunidade local para a adoção de práticas saudáveis para o combate ao mosquito Aedes aegypti, e promover difusão de conhecimentos a respeito do tema, bem como desconstruir mitos e elucidar dúvidas.
Desde o dia 23 de fevereiro, quando oficializou a sua participação na campanha nacional de combate ao mosquito, a UFSB vem realizando várias ações, como palestras e a montagem de estande com material explicativo sobre o Aedes Aegypti no Shopping Jequitibá.
- 1