:: 2/maio/2013 . 17:55
Funai quer demarcar quase 10 mil hectares para tupinambás em Belmonte. Produtores rurais protestam
A Funai acaba de produzir um documento determinando mais uma área de demarcação indígena no Sul da Bahia. Trata-se de uma área de 9.521 hectares em Belmonte, denominada “Terra Indigena tupinambá de Belmonte”.
A área abrange o povoado de Boca do Córrego e entre as fazendas que podem ser desapropriadas estão a Timiquim, São José do Triunfo, Eldorado, Coroa da Palha, 19 de Junho e Córrego Grande. Produtores alegam que essas terras são ocupadas legalmente por seus familiares.
O documento da Funai aponta uma população de 65 indígenas para ocupar a área de quase 10 mil hectares.
Associações de produtores estão se mobilizando para evitar que a Funai avance com o processo de desapropriação. “Isso é um absurdo.! A nossa fazenda pertence à família desde 1920 e temos a cadeia sucessória desde 1860. Nesses anos todos nunca foi registrada a presença de índios na região”, afirma o produtor rural Sérgio Paiva.
Weber Haus no camarote da Fórmula Indy em São Paulo
A Weber Haus será a única cachaçaria artesanal a ter seus produtos degustados no camarote da Fórmula Indy, em São Paulo, pelos mais de 400 convidados da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Os rótulos elaborados em alambique familiar e de modo orgânico poderão ser degustados por público estrangeiro nos próximos sábado (4) e domingo (5), no autódromo do Anhembi.
Um dos destaques será a degustação de dois rótulos da linha exportação Lundu – a versão para caipirinha e o lançamento de Mel e Limão. Da linha Weber Haus, além das cachaças Extra Premium, Premium Gold (orgânica) e Prata, foram selecionados os coquetéis de Açaí, Maracujá e Coco.
Depois de participar da abertura da temporada da Indy em São Petersburgo, na Pensilvânia, Estados Unidos, e da etapa paulista, no Brasil, a Weber Haus já projeta também levar a genuína cachaça artesanal brasileira para a prova mais nobre do calendário da Indy, as 500 Milhas de Indianápolis.
A Bela e a Fera em Ilhéus
O espetáculo A Bela e a Fera será apresentado dias 8 e 9 de maio, no Centro de Convenções de Ilhéus. A peça conta com dois cenários: a vila francesa, com casas, padarias, bibliotecas, sacadas, chafariz; e o castelo, todo trabalhado no estilo rococó, com escadarias e pilastras suntuosas, a poltrona da Fera, mesa de jantar.
São cerca de 30 atores se revezando em palco, dentre eles os moradores da vila e os personagens do castelo, interagindo num brilhante musical, com coreografias envolventes. O espetáculo traz ainda um show de efeitos especiais, com muita cor e brilho, e ainda momentos apoteóticos como a descida do lustre, o carro do inventor Maurice e a transformação da Fera.
Ingressos podem ser adquiridos pelos fones 8837 0114 ou 8842 1652
Itabuna: contribuinte pode baixar carnê do IPTU na internet
Os Correios já estão entregando os carnês do IPTU nos endereços dos contribuintes de Itabuna, mas quem quiser também pode baixar o carnê na internet. Basta acessar o endereço www.itabuna.ba.gov.br e clicar no banner do IPTU PREMIADO. O contribuinte também pode comparecer ao Departamento de Tributos, que funciona no mesmo prédio da prefeitura, e solicitar o carnê. A cota única vence no dia 15 de maio e quem fizer essa opção de pagamento terá 15% de desconto.
Este ano, em Itabuna, quem pagar o IPTU concorre a 12 prêmios, sendo dois carros 0 Km, cinco motos, cinco notebooks e cinco máquinas de lavar roupa. Segundo o secretário municipal da Fazenda, Marcos Cerqueira (foto), o IPTU PREMIADO quer valorizar quem paga o imposto, oferecendo bens valiosos, ao mesmo tempo em que projeta uma arrecadação maior que será totalmente aplicada em obras e melhorias na saúde e na educação.
“Encontramos uma cidade muito maltratada, com problemas em todos os bairros, saúde abandonada e educação precisando de investimentos, o IPTU é a contribuição do cidadão para reverter esse quadro”, explica Marcos Cerqueira, lembrando que 15% do imposto serão aplicados em saúde, 25% em educação e 75 em infraestrutura.
Popó veste a camisa do Mutirão do Diabético de Itabuna
O deputado federal e ex-campeão mundial de boxe Acilino Popó de Freitas vestiu a camisa do Mutirão do Diabético de Itabuna, considerado o maior evento de prevenção do diabetes do Brasil. Às vésperas do Jogo da Solidariedade, que arrecadou cerca de 11 toneladas de alimentos para entidades beneficentes e alertou para o risco do crack, Popó se reuniu com organizadores do mutirão no Tarik Hotel.
Depois de conhecer o projeto, Popó fez questão de vestir a camisa símbolo do Mutirão do Diabético e manifestar seu apoio à iniciativa do Hospital de Olhos Beira Rio. “Iniciativas como essa mostram que é possível melhorar a qualidade de vida de pessoas que muitas vezes não tem acesso à informação adequada e aos serviços de saúde”, disse Popó. Para ele, “não se pode esperar apenas pelo poder público, a comunidade deve fazer sua parte. O Mutirão do Diabético é um exemplo para outras cidades da Bahia e do Brasil”.
O Dr. Rafael Andrade, idealizador e coordenador do Mutirão do Diabético de Itabuna agradeceu o apoio de Popó. “Trata-se de um ídolo do esporte brasileiro e mundial, um campeão dentro e fora do ringue”. “Esse apoio contribui para levar a mensagem do Mutirão a um numero cada vez maior de pessoas, já que um dos nossos focos principais é a prevenção da doença”, afirmou.
Em 2012, o Mutirão do Diabético de Itabuna, que está incluindo no calendário da Federação Internacional do Diabetes, realizou cerca de 14 mil atendimentos, entre procedimentos médicos no Hospital de Olhos Beira Rio e ações de educação e prevenção na Feira de Saúde realizada na praça Rio Cachoeira.
Cerca de 800 voluntários participaram do mutirão, prestando serviços como exames do olho, rim e pé diabético, pressão arterial, glicemia e informações sobre nutrição, uso da insulina, noções de higiene, saúde bucal, acompanhamento psicológico, etc.
Desarticulada quadrilha que vendia em Feira Santana carros roubados em Salvador
Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar, em Camaçari, resultou nas prisões dos assaltantes Everton Nei Conceição Oliveira, 25 anos, e Sandro Luiz Ferreira Machado, o “Sandro Gordo”, 41, que confessaram os roubos de oito veículos, nos últimos meses, na região de Lauro de Freitas e em Salvador. Flagrado na terça-feira (30), no Centro Comercial de Camaçari, com uma caminhonete Mitsubishi L 200 Triton, de cor preta, placa JRS-5846, roubada no dia anterior, Everton delatou o comparsa Sandro, preso em uma casa, na localidade de Jauá.
Autor do atentado contra o radialista Zezito Neri, em 2010, e indiciado por homicídio na 12ª Delegacia Territorial (DT/Itapuã), e por receptação na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), Sandro informou que os carros subtraídos pela dupla eram revendidos em Feira de Santana. A caminhonete L200 Triton, roubada em Lauro de Freitas, seria entregue por R$6.000 a um receptador, em Feira, segundo apurou o delegado William Achan, titular da 18ª Delegacia Territorial (DT/Camaçari), que busca identificá-lo.
As equipes da 18ª DT e do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) também encontraram com os dois assaltantes R$3.210 em espécie e quatro aparelhos celulares. Em uma casa alugada por Everton, em Camaçari, os policiais apreenderam duas pistolas calibre 380, com 28 munições, que segundo o criminoso foram roubadas nas proximidades de Guarajuba, no mês passado. As duas armas têm registro.
Encaminhados à Central de Flagrantes, em Lauro de Freitas, Everton Nei Conceição Oliveira e Sandro Luiz Ferreira Machado foram autuados em flagrante por roubo qualificado e receptação. Eles serão interrogados na DRFRV, em Salvador, que investiga a série de roubos de veículos praticada pela dupla, nos últimos meses.
Governo da Bahia e sindicatos dos servidores negociam reajuste salarial
A negociação do reajuste linear dos servidores públicos do Estado vai continuar nesta quinta-feira (2). Nesta quarta-feira (1°), o governador Jaques Wagner se reuniu na Governadoria, no CAB, com 20 representantes de sindicatos para avaliar o reajuste da categoria, que tem como proposta inicial um aumento de 2,5%, retroativo a janeiro.
A coordenadora da Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia (Fetrab), Marinalva Nunes, avaliou a reunião como positiva. “Ficamos felizes com a retomada das negociações e também pelo governador ter suspendido a votação do projeto de lei do reajuste que nos foi oferecido. Isso demonstra o interesse do Estado em negociar, de chegar em um acordo com a categoria”, afirmou.
O governador Jaques Wagner afirmou que o governo está disposto a negociar com os servidores um reajuste que seja possível para o Estado e ao mesmo tempo confortável para os trabalhadores. De acordo com o governador, durante os seis anos da gestão estadual, houve um ganho real de 36% acima da inflação para todas as categorias de servidores públicos do Estado.
“Nós já demos muito ganho real no processo de evolução das carreiras. Mostrei na reunião, que ao longo de seis anos do governo, a média é 36% acima da inflação para todas as categorias. Aqui, estamos tratando do linear e creio que amanhã ou sexta-feira possamos bater o martelo”, ressaltou Jaques Wagner.
Itabuna: funcionário de pizzaria é assassinado ao ser confundido com irmão bandido
Diego Pereira, de 21 anos, foi asssassinado a tiros na noite desta quarta-feira (1º), quando estava na rua do Cruzeiro, bairro Fátima, em Itabuna. Segundo informações, os bandidos estavam atrás de um homem identificado apenas como “Marquinhos”, que é irmão da vítima.
Diego trabalhava em uma pizzaria próximo a casa dele e, teria sido morta pela semelhança com o irmão, que segundo informações é envolvido no mundo do crime. Informações policiais dão conta de que os atiradores, antes da execução, balearam outro homem de nome e idade ignorada.
Na cena do crime, todos eram unânimes em dizer que Diego não tinha envolvimento com o mundo das drogas, e afirmaram que, ele era uma rapaz trabalhador
- 1














