:: 8/nov/2011 . 16:39
Mulher flagrada com 140 pedras de crack
A traficante Cláudia Alves da Silva, conhecida como “Cláudia Capenga”, 35 anos, foi presa na manhã desta terça-feira (8) por investigadores da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), de Feira de Santana. Atendendo uma denúncia anônima através do telefone 181, os policiais flagraram Cláudia saindo de casa, no bairro Baraúna, com um pacote contendo140 pedrasde crack, prontas para venda.
Autuada em flagrante por tráfico de drogas pelo delegado Alexandre Narita, titular da DTE, Cláudia foi encaminhada ao Presídio Regional de Feira de Santana. O delegado recomenda à população que denuncie o tráfico de drogas ou qualquer outro delito à polícia. “O denunciante não precisa se identificar, e ao repassar qualquer informação estará auxiliando o trabalho policial”, assinala.
Cadeia Produtiva do Leite é avaliada em Itabuna
A bovinocultura leiteira é a principal atividade agrícola desenvolvida pelos agricultores familiares do distrito de Itamaracá, em Itabuna, no sul da Bahia, com assistência técnica da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), órgão ligado à Secretaria da Agricultura (Seagri), que acompanha o rebanho dessas famílias com o intuito de melhorar a produtividade de leite, e, consequentemente, gerar renda e qualidade de vida para os agricultores.
Nesta quarta-feira, o desenvolvimento da bovinocultura nas unidades familiares do distrito será avaliado pelo engenheiro agrônomo da EBDA, que coordena a cadeia produtiva de leite, no Estado, Cândido Nunes de Vasconcelos um dos maiores especialistas em pastagens e em gado de leite, da Bahia.
AO AVÔ AMADO, COM CARINHO
De passagem pelo eixo Ilhéus-Itabuna, para o lançamento do filme Capitães da Areia, a diretora Cecília Amado, neta do escritor grapiuna, fez uma espécie de volta às origens, conhecendo locais em que o avô viveu a infância e parte da adolescência. Foi a primeira visita de Cecília ao Sul da Bahia, que disse estar encantada com a região e se comprometeu a colaborar com programas que incentivem atividades culturais e o surgimento de novos artistas.
Cecília afirmou que, “não basta apenas resgatar a memória de Jorge Amado, mas torná-lo presente, vivo na região, através das pessoas que pensam e fazem a cultura”. “Os romances de Jorge Amado têm essa magia porque suas histórias são reais, falam de gente de verdade. Ele amava imensamente a Bahia e o povo baiano, porque era um deles”, disse.
Sobre Capitães da Areia, que tem o patrocínio da Bahiagás, Cecília Amado revelou que “não se trata apenas de um filme, mas de um projeto que envolve várias ONGs e que passa pela denuncia de uma situação de exclusão social que torna o livro de Jorge Amado atual. Passa também por oportunidades de inserção de meninos e meninas de rua”. O elenco de Capitães da Areia foi recrutado após oficinas em parceria com ONGs que envolveram cerca de 1500 adolescentes.
Cecília Amado, que está envolvida no projeto de comemoração dos 100 anos do nascimento de Jorge Amado, visitou o Bataclan e o Vesúvio, que serviram de cenário para livros de Jorge e conheceu uma fazenda de cacau, o fruto de ouro que é parte indissociável da obra do escritor.
Bahia: financiamento de R$ 2,6 bilhões mantém programas sociais, obras públicas e economia em ascensão
Em seu programa de rádio desta terça-feira (8) o governador Jaques Wagner destaca a assinatura, durante recente reunião com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, em Brasília, de um termo que possibilita a ampliação do limite de empréstimos do Estado e a obtenção de financiamentos para enfrentar a crise internacional, sem prejuízo do plano de investimentos em obras públicas e em programas sociais mantidos pelo governo estadual.
“No caso da Bahia, essa ampliação foi da ordem de R$ 2,6 bilhões”, afirma o governador, enfatizando que se trata de um aumento significativo de recursos, permitindo enfrentar a crise e manter a economia do Estado acesa, gerando mais emprego e renda para os baianos. “É obvio que esse dinheiro vai se transformar em mais estrada, mais educação, mais Água para Todos, mais benefícios para a população baiana”.
O governador ressalta também a visita à Bahia de representantes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e de outros organismos internacionais que atuam no combate à fome para participar da ‘4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – Alimentação Adequada e Saudável: direito de todos’, que acontece no Centro de Convenções, em Salvador, desta segunda (7) até a próxima quinta-feira (10).
Ele afirma que Estado da Bahia tem se destacado na redução da pobreza e que há o reconhecimento internacional do esforço brasileiro e baiano na luta pela segurança alimentar. “O Brasil ficou em destaque desde que o presidente Lula lançou o programa Fome Zero, e a Bahia foi escolhida exatamente pelos avanços que o nosso governo conseguiu na busca da segurança alimentar e nutricional”.
- 1