polvo hminf (4)Tudo começou com a inclusão de polvos de crochê como modelo de brinquedo terapêutico na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em. A técnica, segundo especialistas, ajuda os bebês prematuros a melhorarem a frequência cardíaca e o índice de saturação de oxigênio. A iniciativa ganhou repercussão positiva e, logo depois às primeiras reportagens sobre a ideia colocada em prática no HMIJS, começou a se formar uma grande corrente de solidariedade.

polvo hminf (3)

Doações de novelos de linha começaram a chegar ao hospital para que novos polvos terapêuticos pudessem ser confeccionados. Pais e mães de bebês internados iniciaram, pela internet, o aprendizado online sobre a técnica do crochê. Sim, você não leu errado: homens e mulheres fazem parte do projeto. Eles transformaram – com apoio da equipe multidisciplinar do hospital – a iniciativa em um novo modelo de terapia enquanto aguardam a alta hospitalar dos filhos.

Forma de pensar em todas as crianças

Genildo da Silva, de 21 anos, é servente de pedreiro no município de Camacã, sul do estado. Nos últimos dias, trocou o trabalho pesado da profissão e aderiu agulhas e linhas à sua nova rotina. “Descobri que esta é uma forma de pensar e acreditar na vida da minha filha e de todas as crianças que estão internadas na UTI”, explica. Eloáh, filha dele com a Tiffany, nasceu prematura, com apenas 26 semanas. “No primeiro dia eu disse: isso não é um negócio pra mim. Depois relaxei”, revela Genildo, diante de uma sala repleta de mulheres. “É também uma forma de quebrar preconceito, né?”, completa.

polvo hminf (2)

Gisele Duarte, que também está com a filha internada na UTI Neonatal, ajuda nas ações práticas. “Sempre fiz cortina, tapete e bordado em fraldas quando estou em casa. Aqui estudei um pouco a técnica do polvo e além de produzir o brinquedo, tiro dúvidas sobre a técnica”, explica. Natural de Belo Horizonte, Gisele viu sua vida mudar quando foi transferida de um hospital em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, durante a gestação. Uma anemia grave colocava a sua filha em risco. Eloáh, xará da filha de Genildo, nasceu com 31 semanas e segue em tratamento. “Aqui a gente fica com a cabeça cheia de coisa, então esse trabalho ajuda e você passa a pensar em ajudar não só o seu filho, mas o do outro que está aqui também”, destaca Giseli. Ela elogia os “alunos”. “Eles aprendem rápido. Não falta empenho. Às vezes a gente se pega fazendo crochê até à noite”, diz.

Sensação de segurança

polvo hminf (1)“A gente observa que o ambiente frio das UTIs ficou mais colorido com a chegada dos polvos de crochê”, afirma a enfermeira Jammily Paim. A figura do polvo foi a escolhida pela equipe, considerando a forma dos seus tentáculos, que lembram o cordão umbilical. Os bebês acabam segurando neles, oferecendo uma sensação de segurança como se fosse o útero materno. Integrada a auxiliar a terapia, a técnica em Nutrição do hospital, Mariana Souza, assegura que o trabalho tem, inclusive, contribuído na melhoria da produção de leite materno. “Em dias que elas trabalham na confecção dos polvos a gente observa que melhora a ordenha”.

Coordenadora de Fisioterapia do HMIJS, Virgínia Marilena, destaca que o projeto brinquedo terapêutico é utilizado para auxiliar a criança a enfrentar momentos difíceis dentro das unidades hospitalares, amenizando traumas e medos causados pela hospitalização. A implantação do projeto surgiu a partir de uma proposta da equipe de fisioterapia do HMIJS, que doou as primeiras unidades de polvos. Poucos polvos, mas que já faziam a diferença no início do projeto. Agora, mostra força e ganha contornos de uma ação cidadã. Marcada por gestos de solidariedade e de amor ao próximo.