
Itabuna: iniciadas negociações para transferir serviços de água e esgoto para Embasa
Depois de se reunir com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae) e dos funcionários da Emasa, o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, recebeu hoje em seu Gabinete no Centro Administrativo Firmino Alves, os grupos de trabalho constituídos pela Emasa e Embasa que deram início às negociações visando à transferência dos serviços de captação, tratamento e fornecimento de água e coleta, transporte e transporte de esgoto para esta última concessionaria estatal.
Vane disse que foi sua a iniciativa de passar o sistema de água e esgoto para o Governo do Estado, depois que a severa seca que se instalou no centro-sul da Bahia exibiu toda a fragilidade. “Isto acabou agravando também as condições econômico-financeiras da Emasa que também passa por problemas seríssimos e não tem nenhuma capacidade de investimento. Então, a proposta aceita pelo governador Rui Costa é a única capaz de assegurar o fornecimento de água para os 220 mil habitantes de Itabuna, o que deve acontecer imediatamente. Estou confiante nesta solução”, afirmou o prefeito.
O prefeito de Itabuna disse que o governador Rui Costa está sensível ao problema de abastecimento d’água da população de Itabuna, tem dado demonstrações públicas disso e determinou que as obras de construção da barragem do Rio Colônia sejam aceleradas. “Há muita boa vontade do Governo do Estado e não vejo outra saída que não seja a transferência dos serviços de abastecimento e coleta de esgotos para a Embasa” sublinha, assinalando que “também se buscam alternativas para proteger os empregos dos funcionários da Emasa que compreendem que a população não pode mais continuar sofrendo com os efeitos da estiagem”, afirmou.
No final do mês a Emasa vai passar a fornecer 650 litros por segundo, sendo 550 litros em Castelo Novo. “Atualmente, com o aumento do volume de água na calha do Almada, captando diariamente 350 litros por segundo, sendo 100 litros/segundo em Rio do Braço e o restante em Castelo Novo.