WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura itabuna livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

fevereiro 2026
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728


:: 7/fev/2026 . 12:13

TV Cabrália, Hotel Comandatuba e “rico come cada coisa”

Daniel Thame

TV Cabrália, início da década de 90. O recém inaugurado Hotel Transamérica, na paradisíaca (que certa feita um repórter da emissora confundiu com afrodisíaca, sabe-se lá porque) Ilha de Comandatuba, recebia famosos e endinheirados de São Paulo, Rio e Brasília, além de políticos de altíssimo escalão.

A gente tinha um esquema lá que sempre  que chegava alguém famoso ou importante, era avisado. Para uma tevê regional, era uma festa entrevistar personalidades que só apareciam na então monopolista Rede Globo.

Os vips sentiam a nossa empolgação e quase sempre colaboravam, dando entrevistas para a Cabrália como se estivessem falando para o mundo. A gente fazia a gravação e ia almoçar no continente, porque a grana da diária não dava pra encarar um copo de água mineral no hotel, quanto mais um almoço.

Até que certa feita, fomos entrevistar o então governador de São Paulo, Orestes Quércia, que descansava no hotel com a família.

Político não pode ver um microfone, seja ele da BBC, seja ele do serviço de alto falante de Potiraguá.
Ele  deu uma longa entrevista, que a gente poderia usar durante uma semana nos telejornais.

Encerrada a gravação, Quércia convidou a equipe para almoçar. Para quem iria pegar um rango mulambento, aquilo era o que se pode chamar de convite irrecusável. Não recusamos. O almoço, como se previa, era um banquete. Todo tipo de saladas, pratos frios, pratos quentes, sobremesas. De se lamber os beiços.

Na equipe, havia um auxiliar de cinegrafista (função que hoje nem existe mais), meio tabaréu (caipira em baianês), que  ficou observando como as pessoas se serviam, pra não passar vergonha. :: LEIA MAIS »

Como tratar e identificar a depressão nos pets

 

Hannah Thame

htUma das principais causas da depressão em animais é a falta do dono. Por conta do cotidiano corrido, trabalho, faculdade e outros compromissos, muitas vezes o pet é deixado sozinho em casa por bastante tempo.

A chegada de outro animal também pode ser a causa da doenças . Assim como o nascimento de uma criança. Isso porque toda a atenção que era para o único cachorro, a partir de então vai ser dividida.

Outro fatores, como mudança de hábitos na rotina, alteração dos horários de passeios e de alimentação, mudança de casa ou ambiente que o animal já estava acostumado e até perda de algum ente querido também podem levá-los ao quadro depressivo.

Durante, e também pós-quarentena, é importante que os donos ensinem e introduza os novos hábitos com muita calma e paciência, além de ficarem atentos com os sinais. Isso porque o home office, e posteriormente o trabalho fora de casa, mudam completamente a rotina dos pets, que podem vir a apresentar sinais de depressão.

Sintomas

:: LEIA MAIS »

Do jovem ao adulto, o amor em busca do Eu

Gilza Pacheco

 

A juventude é a fase da vida em que ocorrem diversas transformações pessoais, biológicas e sociais na vida do indivíduo.

Dentre as importantes transformações vividas pelos jovens destacam-se as mudanças biológicas marcadas pelo início da adolescência e pela puberdade. No âmbito social, ocorrem grandes marcos na vida do jovem, como a possibilidade de dirigir, o primeiro voto e o primeiro emprego. Referentes às transformações pessoais, é na juventude que acontecem escolhas importantes, como a escolha da carreira e as primeiras relações amorosas e sexuais.

No Brasil, são marcos dessa fase da vida os vestibulares e o Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM. Todo esse conjunto de situações, escolhas e condições ajudam a formular a personalidade do indivíduo, no seu reconhecimento enquanto pessoa e no seu posicionamento social e pessoal diante da vida.

Também é nesse período que o senso de responsabilidade para a vida adulta surge e é cobrado pela sociedade, já que os atos se tornam mais conscientes . Dois dos marcos dessa fase são a possibilidade de prisão, por exemplo, e o consumo de álcool de forma legal, o que, no Brasil, é permitido a partir dos 18 anos de idade.

Apesar das diversas possibilidades durante a juventude, o fator social determina a qualidade de vida dos jovens. As desigualdades sociais escancaram as diferentes realidades da juventude em nosso país e no mundo.

:: LEIA MAIS »

Recital Palácio dos Lírios

Leny Ferreira

 

Amado meu

Em sono profundo, sonho contigo

Ouço a música doce que tu cantas para mim

Os lírios perfumam o nosso ninho de amor e

eu passo perfume de amor em ti

Pelas janelas d’alma onde o amor se floresce

É um recital de luz, de tom divinal,

Tua voz me desperta em suave harmonia

Num belíssimo terno de linho do lírio

Tu passas perfume em mim

Encantando -me de amor e paixão sublime

No brilho das flores, o amor é o

portal musical poético da primavera

:: LEIA MAIS »

UFSB desenvolve projeto de inclusão digital e envelhecimento saudável com foco na população idosa e antecipa tema da redação do ENEM

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB),  por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ecossistemas Comunicacionais e as Tecnologias da Inteligência (ECOEM), desenvolveu o projeto de extensão “Universidade e Você: o envelhecimento saudável”, uma iniciativa inovadora voltada à promoção da inclusão social e digital da população idosa no Extremo Sul da Bahia, que contou com a participação de discentes e servidores da UFSB. Idealizado pelo professor Gilson Vieira Monteiro, o projeto articula educação, tecnologia e comunicação comunitária a partir dos princípios dos Ecossistemas Virtuosos de Aprendizagem (EVA) e da epistemologia ecossistêmica.

 

A proposta parte do entendimento de que “não há inclusão digital sem inclusão social”, defendido pelo ECOEM, compreendendo que o acesso às tecnologias só se efetiva quando há apropriação crítica e uso significativo no cotidiano das pessoas. Nesse sentido, o projeto busca criar um ecossistema de aprendizagem voltado aos idosos, integrando mídias digitais, atividades educativas e ações de sensibilização.

 

Entre as principais ações estão a produção de conteúdos educativos acessíveis para as redes sociais, especialmente o Instagram, com materiais visuais elaborados por meio de ferramentas como o Canva. Os conteúdos abordam temas como uso de dispositivos móveis, segurança digital, redes sociais e tecnologias da inteligência, sempre respeitando os ritmos, interesses e necessidades da população idosa.

 

Além do ambiente digital, o projeto realiza quadros temáticos mensais na Rádio Sucesso FM (104,9), dentro do programa Universidade e Você, produzido pelo Grupo ECOEM. A utilização da rádio comunitária amplia o alcance da iniciativa, especialmente entre idosos que enfrentam barreiras no acesso às tecnologias digitais e à educação formal, fortalecendo o diálogo entre universidade e sociedade. As ações incluem ainda palestras, oficinas e workshops voltados à comunidade acadêmica e à população em geral, com foco nos desafios e nas oportunidades do uso das mídias digitais no processo de envelhecimento saudável.

 

:: LEIA MAIS »





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia