:: 12/nov/2025 . 17:30
Fenagro 2025: Bahia realiza a maior feira agropecuária do Norte e Nordeste
A Bahia está pronta para sediar a maior feira agropecuária do Norte e Nordeste. Entre os dias 29 de novembro e 7 de dezembro, o Parque de Exposições de Salvador se transformará no grande ponto de encontro do agronegócio com a realização da Fenagro 2025 – Feira Internacional da Agropecuária da Bahia.
Promovida pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), e realizada pelo Grupo A Tarde, com produção da On Line Entretenimento, a Fenagro chega unindo tradição, inovação e tecnologia, aproximando o campo da cidade e celebrando a força da agropecuária baiana.

De acordo com o secretário da Seagri, Pablo Barrozo, o evento tem como propósito valorizar o trabalho de quem vive da terra, fomentar negócios e difundir conhecimento. “Ao trazer para a capital um pouco das riquezas do campo e da agricultura, a feira aproxima o público urbano do mundo rural e reforça o papel do agro na economia e na cultura baiana. A Fenagro mostra o que a Bahia tem de mais forte no campo: um setor produtivo em crescimento, com inovação e sustentabilidade caminhando juntas”, destaca Barrozo.
Equipe da Prefeitura de Itapitanga conhece gestão de resíduos na CVR Costa do Cacau
Uma equipe da Prefeitura de Itapitanga, no Sul da Bahia, visitou as instalações as instalações da CVR Costa do Cacau, empresa responsável pelo armazenamento de resíduos sólidos, numa área às margens da Rodovia Ilhéus-Itabuna. O grupo foi recepcionado pelo gestor da CVR, Maurício Ramos Sena, e conheceu de perto o funcionamento do aterro sanitário sanitário e do Centro de Educação Ambiental, mostrando como é feita a gestão ambientalmente correta de resíduos.
A equipe foi composta por Alan Costa, secretário de Infraestrutura; Vanessa Carvalho, coordenadora do setor de contratos; Fernando Rodrigues, diretor de Meio Ambiente; Lays Santos, gerente municipal de Convênios; Alex Figueredo, diretor de Operações da Defesa Civil; Carlos Silva, Biólogo; Eduarda Santos, Assessora de Planejamento; e Emerson Moreira, Diretor de Planejamento Urbano e Sustentável.

De acordo com Maurício Ramos Sena, a visita “foi uma troca de ideias sobre a implementação da destinação correta dos resíduos nos municípios, que contribui para o desenvolvimento das cidades. Seguimos juntos, conectando soluções e construindo um futuro mais limpo e sustentável”.
A CVR Costa do Cacau atende dez prefeituras e cerca de 70 empresas privadas do Sul da Bahia.
Abertura da 1ª Feira de Literatura de Ipiaú teve grande participação popular
Um animado cortejo da Fanfarra Municipal de Ipiaú desfilou pelas ruas da cidade para dar início à 1ª Feira de Literatura de Ipiaú – Flipiaú nesta terça-feira (11), data em que o escritor Euclides Neto completaria 100 anos se estivesse vivo. O trajeto seguiu da Praça Rui Barbosa até o bairro Conceição onde está localizado o espaço “O Tempo é Chegado”, antiga residência do autor.

O local foi o cenário da inauguração do Marco do Centenário de Euclides Neto, em uma cerimônia com a presença dos filhos Angélia, Spártacus, Marcelo e Denise Teixeira, além de autoridades, artistas e membros da comunidade literária. O espaço ficou completamente lotado, em uma celebração que uniu arte, memória e emoção.

No início da noite, o público participou de uma visita guiada pela casa de Euclides Neto, conduzida por sua filha Denise Teixeira, uma das curadoras da Flipiaú. A arquiteta contou que ajudou a projetar e construir o imóvel em 1982. “É bonito ver que todos podem visitá-la. A casa foi construída com muito cuidado, sempre pensando na perenidade. Fizemos questão de usar materiais da região. Ela foi feita para abrigar a velhice dos meus pais — e assim foi feito”, lembrou emocionada.
Partiu Estágio convoca 2215 universitários para atuar em 197 municípios baianos
Dois mil duzentos e quinze estudantes universitários acabam de ser selecionados para atuar em órgãos públicos de 197 municípios entre a capital e interior do Estado. Trata-se da primeira convocação relativa ao Edital de Abertura de Inscrições n. 02, de 1º de outubro de 2025, do Programa Partiu Estágio, que oferece a alunos de cursos do ensino superior situados na Bahia a oportunidade de obter experiência de trabalho em unidades da administração pública estadual.Resíduos sólidos: obrigações legais e riscos para empresas e municípios
De competência dos municípios, o Marco Legal do Saneamento Básico
trouxe novas discussões para o segmento, inclusive sobre o seu financiamento

A gestão de resíduos sólidos no Brasil passou por uma profunda transformação nos últimos anos. Com a promulgação do Novo Marco Legal do Saneamento Básico (alterado pela Lei nº 14.026/2020) e Política Nacional de Resíduos Sólidos, o manejo de resíduos sólidos deixou de ser uma simples atividade de disposição de resíduos e passou a integrar um sistema complexo de gestão integrada de resíduos, regulado por normas federais, exigências ambientais e parâmetros técnicos definidos pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Nahima Razuk
De competência exclusiva dos municípios, os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos continuam sob responsabilidade da gestão municipal, abrangendo planejamento, fiscalização e regulação, mesmo quando terceirizado ou concedido à iniciativa privada. “É comum que muitos municípios atuem em consórcio para gerar maior volume operacional e atrair o interesse da iniciativa privada. Com o novo Marco do Saneamento, há forte incentivo para a regionalização dos serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos, inclusive como condição de acesso a recursos federais”, explica Nahima Razuk, sócia do escritório Razuk Barreto Valiati.
A prestação de forma indireta — que pode ocorrer por meio de concessão comum, PPPs ou contrato administrativo — pode envolver diversas atividades: coleta, varrição manual e mecanizada, asseio e conservação urbana, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos rejeitos sólidos domiciliares e dos resíduos de limpeza urbana.
Os desafios para municípios
Em Brasília, Jerônimo Rodrigues debate prioridades na segurança, saúde e agricultura familiar com deputados federais da bancada baiana
Em mais uma agenda de articulação política em Brasília, o governador Jerônimo Rodrigues se reuniu, nesta terça-feira (11), com parlamentares da bancada baiana na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O encontro teve como objetivo discutir as prioridades para a destinação das emendas federais, com destaque para o reforço à segurança pública, além de tratar de investimentos nas áreas de saúde e agricultura.
A reunião foi conduzida pela coordenadora da bancada, deputada Lídice da Mata, com a participação da vice-coordenadora, deputada Rogéria Santos. Representando o Governo do Estado, estiveram presentes o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner; o assessor especial da Secretaria de Saúde (Sesab), Cássio André Garcia; e o presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro. O encontro foi realizado em formato híbrido, com parte dos participantes presencialmente e outros de forma virtual.

Jerônimo destacou a importância das emendas parlamentares para o fortalecimento das políticas públicas e o alinhamento das prioridades do Governo do Estado. “Viemos dialogar com a bancada sobre temas que são centrais para o nosso governo: a segurança pública, a saúde e a agricultura familiar. Essas áreas representam o cuidado com a vida, com a produção e com a tranquilidade da população baiana. As emendas são instrumentos fundamentais para transformar essas propostas em ações concretas, garantindo que os recursos federais cheguem aonde mais precisam chegar”, afirmou o governador.
Coração fora do compasso: Bahia registra avanço preocupante das arritmias entre jovens
Arritmia cardíaca cresce silenciosamente entre baianos e desafia
até os mais jovens, alerta médica e professora da Afya

12 de novembro marca o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita. Neste ano, o alerta de especialistas para o aumento dos casos na Bahia ganha ainda mais relevância, sobretudo pela incidência do problema, antes associado à terceira idade, entre pessoas ativas e abaixo dos 40 anos, especialmente mulheres.

Dra. Vanessa Borges
Para a cardiologista e professora da Afya Salvador, Vanessa Borges, a identificação de casos envolvendo jovens é maior hoje porque a identificação tem ocorrido de forma precoce. “Nunca se fez tanto eletrocardiograma, Holter, monitorização prolongada, check-up pré-operatório e antes da realização de práticas esportivas como agora”, destaca a especialista.
Além disso, a especialista alerta para os riscos do estilo de vida atual como fator agravante, quando se trata do aumento no número de pessoas identificadas com alguma doença cardiovascular. “Estresse crônico, ansiedade, má qualidade no sono, sedentarismo, obesidade, alimentação inadequada, consumo de álcool, cigarro, vapes, energéticos e pré-treinos aumentam a ativação do sistema nervoso e sobrecarregam o sistema elétrico cardíaco. Em quem tem alguma predisposição, seja genética, estrutural ou elétrica, isso pode ser o gatilho para a arritmia”, destaca a professora.
Ah, se Figueiredo soubesse o que está acontecendo em Ilhéus…

Anna Lívia Rosa Ribeiro
Entre o espanto e o encanto, um olhar imaginário sobre a cidade que nasceu capitania e virou literatura.
Ah, se Figueiredo soubesse o que está acontecendo em Ilhéus… Talvez não acreditasse.
Se o velho donatário voltasse das brumas do tempo, ficaria dividido entre o espanto e o encanto. Aquele pedaço de terra que recebeu como sesmaria fértil, cercado de matas e rios caudalosos tornou-se uma cidade viva, que guarda sob o asfalto e o tempo os vestígios de sua origem colonial.
Hoje, Ilhéus é uma mistura de memória e movimento. É cidade que vive entre a brisa do mar e o cheiro doce do cacau e do chocolate, entre a lembrança do engenho e o rumor das ruas asfaltadas. É palco de histórias que atravessam séculos, de personagens que caminham entre o real e o literário, de lendas que insistem em permanecer no imaginário popular.

.
Francisco Romero e, depois, Jorge de Figueiredo Correia jamais poderiam imaginar que suas doações e empreendimentos dariam origem a um núcleo urbano de tamanha relevância histórica, literária e cultural. Das primeiras aldeias ao Engenho de Santana, nasceu uma sociedade marcada pelo trabalho escravizado, pela economia do açúcar e, mais tarde, pelo brilho dourado do cacau.
O cacau, que tingiu de ouro as mãos e os sonhos de uma geração, transformou a paisagem e o destino da região. Trouxe riqueza, poder e conflitos. Fez surgir coronéis e cabarés, amores e tragédias. Em torno do fruto, ergueu-se uma cultura que moldou modos de falar, vestir, negociar, sonhar.
Ministério dos Portos e Aeroportos publica portaria que valida transição da gestão do Porto de Itajaí para a CODEBA
O Ministério de Portos e Aeroportos publicou o Despacho nº 19/2025, que valida a transição da gestão do Porto de Itajaí da Autoridade Portuária de Santos (APS) para a Autoridade Portuária Federal -CODEBA. A medida confirma a continuidade do processo de federalização do Porto e reforça o compromisso do Governo Federal com a estabilidade institucional, a governança moderna e a preparação para a criação da nova empresa pública Docas de Santa Catarina (CDSC).
“Essa publicação dá segurança jurídica para que a CODEBA possa responder administrativamente pelo Porto de Itajaí, garantindo o cumprimento dos acordos financeiros, a continuidade dos contratos e dos projetos e, também, representando a instituição nas etapas de criação da Companhia Docas de Santa Catarina. A federalização do Porto de Itajaí é um projeto nacional e importante para toda a população. Agradecemos todo o empenho da equipe de Itajaí e da Autoridade Portuária de Santos para que essa transição ocorra da maneira mais rápida e ordeira possível”, comenta o diretor-presidente da CODEBA, Antonio Gobbo.
O despacho, assinado pelo secretário nacional de Portos substituto Bruno Neri da Silva, destaca que a CODEBA possui histórico de boa governança, solidez financeira e experiência na administração de portos de médio porte — perfil semelhante ao modelo proposto para a nova estatal catarinense.
- 1











