:: 29/out/2025 . 11:30
CVR Costa do Cacau completa cinco anos e garante armazenamento correto de resíduos no Sul da Bahia
A CVR Costa do Cacau, única empresa do Sul da Bahia credenciada pelo Inema e Ibama para o tratamento de resíduos sólidos no Sul da Bahia, está completando cinco anos de implantação. A CVR ocupa uma área de 75 hectares quadrados às margens da Rodovia Jorge Amado (Ilhéus-Itabuna), parte delas destinada para preservação da mata nativa, e atende atualmente as prefeituras de Itabuna e Ilhéus, Itacaré, um dos principais destinos turísticos do país, Itajuípe, Ibicaraí, Barro Preto, São José da Vitória, Buerarema, Arataca, Uruçuca, além de cerca de 60 empresas privadas. A empresa também mantém um Centro de Educação Ambiental, onde recebe grupos de estudantes, associações, cooperativas, etc, e participa de eventos em várias cidades sulbaianas, com distribuição de mudas frutíferas e de plantas nativas e de material educativo.
. 
Mensalmente, são armazenadas na CVR Costa do Cacau cerca de 11 mil toneladas de resíduos. O diretor comercial da CVR Costa do Cacau, Rodrigo Zaché destaca que “a empresa vem se consolidando como um equipamento de utilidade pública que presta um serviço essencial para a região”. Além do conceito ambiental, a CVR se destaca em vários projetos de inclusão social e e capacitação, incentivando a coleta seletiva, fortalecendo o surgimento e ampliação de polos industriais, que tem potencial de se instalar na região”. “Ao promover a destinação correta de resíduos e incentivar a coleta seletiva, a CVR Costa do Cacau reforça seu compromisso com a responsabilidade social e a sustentabilidade”, afirma Zaché.
APOIO À COLETA SELETIVA E RECICLAGEM

A CVR apoia programas de coleta seletiva e reciclagem, através da Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis/AACRRI de Itabuna, a Cooperativa dos Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis Consciência Limpa – COOLIMPA de Ilhéus e a Associação dos Catadores Vitória de Itacaré.
A CVR foi a responsável pela instalação da Central de Triagem em Itabuna, colaborando com a capacitação dos catadores e a implantação de ecopontos no centro e bairros de Itabuna. “O apoio à coleta seletiva e a valorização dos catadores, além de gerar emprego, renda e uma vida digna para famílias que antes viviam nos lixões, contribui com a conservação ambiental, reciclando produtos que são reaproveitados pelas indústrias”, afirma Maurício Ramos Sena, gestor da CVR Costa do Cacau.
Legado de liderança global: homenagem ao presidente Lula da Silva, e uma visão de colaboração contínua

Karim Errouaki
Na auspiciosa ocasião de seu aniversário, é com profundo apreço pessoal e elevada consideração diplomática que estendemos nossas mais sinceras felicitações a Sua Excelência, Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República Federativa do Brasil.
Essas felicitações são apresentadas duplamente: em primeiro lugar, como uma homenagem pessoal a um estadista distinto, cuja dedicação inabalável aos pilares da justiça global, do desenvolvimento equitativo e da solidariedade internacional deixou uma marca indelével em nossa era; e, em segundo lugar, em minha função oficial como Alto Representante e Enviado Especial.
Nesse papel formal, tenho a distinta honra de representar duas prestigiosas coalizões internacionais: o Conselho de Ação pela Unidade das Nações para as Mudanças Climáticas (UNACCC), uma organização com status consultivo pleno junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), com escritórios diplomáticos em Bruxelas e Genebra; e a Rede Global de Educação para a Paz (GPEN), sediada em Nova York.
O legado do GPEN é profundamente moldado pela visão de seu falecido Presidente Emérito, o Professor Federico Mayor Zaragoza, ex-Diretor-Geral da UNESCO, cuja memória reverenciamos com a mais alta estima. É, portanto, um privilégio particularmente solene servir como Enviado Especial do GPEN, promovendo, sob seu mandato global, os mesmos princípios que o Professor Mayor e o Presidente Lula há tanto tempo defendem: educação para a paz, fraternidade humana e compreensão mútua entre as nações, alicerçadas na justiça e no diálogo.
Hoje, celebramos mais do que um aniversário; homenageamos uma vida de compromisso inabalável com os princípios da equidade social, da resiliência democrática e da dignidade inerente a todos os povos. A trajetória do Presidente Lula — do chão de fábrica ao Palácio do Planalto — é uma narrativa que inspirou gerações, provando que a liderança enraizada na compaixão e na convicção pode transformar o destino de uma nação e elevar sua voz no cenário mundial.
—
O professor Karim Errouaki foi Assessor Especial do falecido Secretário-Geral das Nações Unidas, Professor Boutros Boutros-Ghali, e do falecido Diretor-Geral da UNESCO, Professor Federico Mayor, e é Alto Representante para os Assuntos Externos e os Direitos Humanos da UNACCC, Representante-Chefe da UNACCC junto à União Europeia e ao Escritório das Nações Unidas em Genebra Enviado Especial da Rede Global de Educação para a Paz (GPEN), Nova Iorque e Professor Honorário da Universidade de Málaga (Espanha)
Buerarema: cerimônia de assinatura do Minha Casa Minha Vida Rural garante 79 moradias e mais de R$ 7 milhões em investimentos
Foi realizada, na Câmara de Vereadores de Buerarema, a cerimônia de assinatura dos contratos do Programa Minha Casa, Minha Vida – modalidade Rural, que vai garantir a construção de 79 novas moradias para famílias da zona rural do município.
O evento contou com a presença do deputado federal Paulo Magalhães, do assessor do deputado estadual Eduardo Salles, Fred Vésper, de representantes do Poder Legislativo Municipal, de técnicos e representantes da Caixa Econômica Federal, do presidente do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA), Paulo do Gás, de secretários municipais, dentre eles o de Agricultura, Jorge Moura e representantes dos sindicatos locais.

Com investimentos que ultrapassam R$ 7 milhões, o programa representa um importante avanço para o campo, garantindo moradia digna e melhor qualidade de vida para o homem e a mulher rural. O município de Buerarema foi contemplado por meio do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA), reforçando o compromisso da gestão em buscar parcerias e programas que beneficiem as comunidades.
UESC celebra 65 anos do Curso de Direito com Semana Jurídica e Novembro de Direitos e Identidades Negras

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) celebra, nesta quarta-feira, 29 de outubro, os 65 anos de implantação do Curso de Direito, marco histórico para o ensino jurídico no interior da Bahia. A solenidade comemorativa ocorrerá às 8h30, no Auditório do Centro de Arte e Cultura da Universidade, sob a presidência do reitor Professor Alessandro Fernandes e coordenação da diretora do Departamento de Ciências Jurídicas, professora Fernanda Viana, e do coordenador do Colegiado do Curso de Direito, professor Lucas Gabriel.
A celebração integra a XXV Semana Jurídica e o IV Novembro de Direitos e Identidades Negras (NODIN), realizados entre os dias 29 e 31 de outubro de 2025, com o tema “Direito, Memória e Territorialidade”. A programação inclui painéis, minicursos e apresentações artísticas que discutem temas contemporâneos do campo jurídico, como relações privadas, garantias processuais e democracia, promovendo uma abordagem interdisciplinar e plural.
A abertura contará com a exibição do documentário comemorativo dos 65 anos do Curso de Direito, que revisita a trajetória da instituição desde sua criação, em 1960, como Faculdade Católica de Direito de Ilhéus, primeira instituição de ensino superior do interior da Bahia. Fundado por educadores visionários, entre eles o professor Soane Nazaré de Andrade, o curso tornou-se referência regional e nacional, hoje sob responsabilidade do Departamento de Ciências Jurídicas da Uesc.
Moradores do Antique impedem o furto de cabos e fios de energia da EETA
Moradores vizinhos à Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT), localizada no bairro Antique, impediram na noite de ontem, dia 28, que os cabos e fios elétricos que alimentam as bombas fossem furtados.
O superintendente de Operação e Expansão da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA), João Bittencourt, foi comunicado da tentativa de furto e entrou em contato com o secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Humberto Mattos, que acionou prepostos da Guarda Civil Municipal (GCM).
Ao chegarem ao local, os agentes de segurança encontraram uma moto Honda, modelo Fan 125, placa policial PJJ 3423, na cor preta, que foi abandonada pelo suspeito. O veículo foi apreendido e apresentado no Complexo Policial de Itabuna.
Sindsefaz comemora anúncio de concurso para 200 vagas na Secretaria da Fazenda da Bahia
O Sindicato dos Servidores da Fazenda do Estado da Bahia (Sindsefaz) celebrou com entusiasmo o anúncio do governador Jerônimo Rodrigues para a realização de concurso público na Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA). Serão 200 vagas previstas para o certame, 100 para Auditores Fiscais e 100 para Agentes de Tributos, com edital programado para 2026 e nomeações em 2027.
O concurso representa uma resposta concreta ao pleito da entidade, que vem alertando para a urgente necessidade de recomposição do quadro de servidores da pasta. Para o Sindsefaz, o anúncio ocorre em um momento crítico. Atualmente, dos cerca de 2.700 cargos previstos por lei no fisco baião – 1.400 para Auditores e 1.300 para Agentes -, menos de 1.000 servidores estão em atividade, sendo que mais de 60% desse efetivo está em abono-permanência, ou seja, apto à aposentadoria imediata.
“Essa situação configura um cenário de risco de colapso para as atividades do fisco estadual”, diz Cláudio Meireles, diretor de Organização do Sindsefaz. Recentemente, informa ele, para dar conta da demanda de fiscalização no oeste baiano, a Secretaria da Fazenda deslocou dezenas de servidores lotados em Feira de Santana, Alagoinhas, Juazeiro, Jacobina, entre outros das regiões norte e nordeste do estado. “Para atender uma necessidade regional específica, a Sefaz-BA teve que desguarnecer o trabalho em outra parte do estado, o que aponta para a ausência de pessoal”, afirma.
- 1











