WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura itabuna livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

março 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  


:: 28/mar/2025 . 18:00

Rafael Gama, Naquela Mesa, com Daniela Galdino

O programa Naquela Mesa, com Rafael Gama, conversa com Daniela Galdino, multi artista grapiúna, qu se apresenta em Itabuna com a performance Céu em Si.

O programa é transmitido pela TVI Itabuna e Youtune.

 

Confira:

Grupo Tortura Nunca Mais da Bahia realiza Marcha do Silêncio

Os integrantes do Grupo Tortura Nunca Mais da Bahia realizam no dia 1º. de abril  em Salvador a sexta edição da Marcha do Silêncio, com o tema: “1964: Ainda Estamos Aqui!”. Com saída às 17h20, da Praça da Piedade e caminhada através da Avenida Joana Angélica, até o Monumento aos Mortos e Desaparecidos Baianos, no Campo da Pólvora, a Marcha reunirá parentes, amigos e ex-companheiros dos 32 desaparecidos baianos, durante a Ditadura Cívil Militar (1964 -1985). O cortejo será formado também por representantes de partidos, sindicatos e organizações que defendem os direitos humanos.

Este ano, o movimento vem fortalecido com os bons resultados do filme “Ainda estamos aqui”, que lembrou ao povo brasileiro e mostrou ao mundo, os horrores da ditadura no Brasil. Outros estados brasileiros organizam há muitos anos a Marcha do Silêncio, sempre no dia primeiro de abril para relembrar a data real do golpe militar de 1964 e as pessoas mortas e cujos corpos nunca foram encontrados.

 

As manifestações são feitas por familiares destes ativistas brasileiros desaparecidos, após serem presos, torturados e mortos pelos agentes da repressão do governo militar, entre as décadas de 1960 e 1970.

Neste ano, a Marcha incorpora a pauta “Sem anistia: prisão para os golpistas!”, na defesa de que os responsáveis pela tentativa de golpe de 08/01/2022 sejam responsabilizados pelos seus atos, relacionando o passado com o “presente” para impedir que estes recebam o “perdão” concedido aos acusados dos crimes promovidos ao longo do golpe civil militar de 1964.

:: LEIA MAIS »

Santa Casa de Itabuna lança campanha “Imposto de Renda Solidário” para beneficiar crianças da Oncopediatria

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna iniciou a campanha “Imposto de Renda Solidário”, uma iniciativa que permite a destinação de parte do Imposto de Renda devido para fortalecer o atendimento às crianças em tratamento oncológico no Hospital Manoel Novaes. Todo o valor arrecadado será investido na estrutura e nos serviços da Oncopediatria, garantindo um atendimento mais humanizado e eficiente.

A ação conta com o apoio do Sindicato dos Contadores e Técnicos em contabilidade do Sul da Bahia (Sindicontasul) e do Conselho Estadual de Contabilidade, que reforçam a importância da conscientização dos contribuintes sobre essa forma de doação. “Muitas pessoas desconhecem essa possibilidade e acabam não destinando o recurso. Nosso papel, enquanto profissionais da contabilidade, é orientar e incentivar essa iniciativa, que não gera custo adicional ao contribuinte e pode fazer toda a diferença na vida de muitas crianças”, destaca Erivaldo Benevides presidente do Sindicontasul.

O Diretor Financeiro da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Amilton Fiaes, explica que a destinação do imposto é um processo seguro e regulamentado. “Pessoas físicas que fazem a declaração no modelo completo podem destinar até 6% do Imposto de Renda devido, enquanto empresas tributadas pelo lucro real podem contribuir com até 1%. O valor vai diretamente para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), que repassa os recursos para a Santa Casa”, explica.

:: LEIA MAIS »

Filme “Ama mba’é Taba Ama” participará de Laboratório de Montagem no Panorama Internacional Coisa de Cinema

O longa-metragem foi um dos projetos selecionados para

receber consultoria em evento do cenário cinematográfico 

Um filme bem montado ganha em qualidade contribuindo no processo de conclusão do mesmo de forma técnica e também artística. Gravado no distrito de Olivença, em Ilhéus, o documentário baiano “Ama mba’é Taba Ama”, que mostrará os desafios enfrentados por indígenas da Aldeia Tukum Tupinambá perante a sociedade, está entre os projetos selecionados para participar do 8º Laboratório de Montagem (PanLab) do Panorama Internacional Coisa de Cinema, em Salvador. O PanLab será realizado entre os dias 03 e 07 de abril, a partir das 9h, no Cine Glauber Rocha, na Praça Castro Alves, no Centro Histórico da capital baiana.

“Os encontros terão a orientação da montadora de filmes Cristina Amaral, considerada uma das referências do cenário cinematográfico do país, e é uma oportunidade única de participarmos desse momento para trocas de ideias com observações e considerações sobre o trabalho de edição feito até aqui. Para o “Ama mba’é Taba Ama”, é avanço no trabalho de finalização a fim de lançar o longa-metragem no primeiro semestre de 2026” analisa Gal Solaris, uma das diretoras do filme junto Nádia Akawã Tupinambá, acrescentando que, ao participar do PanLab, também concorre a um prêmio de recurso de acessibilidade, que pode ser tradução em libras, legenda descritivas ou audiodescrição oferecidas pela Iguale Acessibilidade, empresa brasileira que atua com comunicação de acessibilidade.

:: LEIA MAIS »

Hospital Materno-Infantil de Ilhéus é referência no atendimento à mulher em situação de violência sexual

O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF), em Ilhéus, é referência no sul da Bahia no atendimento à mulher em situação de violência sexual, disponibilizando equipes multiprofissionais capacitadas para acolhimento, realizando testagem para ISTs, além de ser a unidade credenciada para realização de aborto legal em casos de violência sexual.

No mês dedicado às mulheres é importante destacar alguns números que seguem preocupando e alertando o País: 192,8 mulheres foram estupradas por dia no Brasil em 2023, segundo o Mapa de Segurança Pública de 2024. A cada seis horas, uma mulher é vítima de feminicídio no País (FBSP 2023).

Rede intersetorial

A unidade integra uma importante rede intersetorial para atendimento às vítimas de violência em Ilhéus. Todo o acolhimento é feito por uma equipe multiprofissional, que envolve profissionais do Serviço Social, da Obstetrícia e da Enfermagem. Caso a vítima sinalize a necessidade de acompanhamento psicológico, esta equipe também é acionada. O objetivo é evitar que a paciente faça muitos percursos, refazendo o caminho do sofrimento. A assistência, a partir daí, segue de for

Fluxo

:: LEIA MAIS »

Prefeitura de Itabuna executa microdrenagem e a limpeza de bueiros

Aproveitando o período de estiagem, a Prefeitura de Itabuna por meio da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), retomou na quarta-feira, dia 26, os serviços de limpeza dos bueiros e a microdrenagem em várias localidades.

A microdrenagem urbana é um sistema de condutos que recolhe e transporta águas pluviais de áreas como ruas, lotes, praças e quintais com o objetivo de evitar a formação de poças e alagamentos, minimizar transtornos, como dificuldade de circulação em dias de chuva e aliviar a pressão sobre grandes estruturas.

 

De acordo com o superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, dentre os serviços públicos de infraestrutura uma das prioridades da gestão atual é manter a cidade organizada e a população livre dos transtornos causados pelas chuvas.

:: LEIA MAIS »

Coelba realiza Operação Gatonet em Camaçari, Alagoinhas, Juazeiro e Vitória da Conquista

Dando continuidade às ações de combate aos cabos irregulares de telefonia e internet na Bahia, a Neoenergia Coelba realizará a Operação Gatonet nos municípios de Camaçari, Alagoinhas, Juazeiro e Vitória da Conquista na próxima semana. Em Salvador, a ação acontecerá na Estrada das Barreiras. Os provedores não autorizados ou que estiverem com a fiação irregular terão os fios removidos pela distribuidora.

O Gatonet é o principal motivo dos emaranhados de fios nas cidades pois não seguem os critérios técnicos e de segurança para instalar os seus cabos nos postes. Essas empresas também não realizam a devida manutenção nos equipamentos, podendo deixar fios soltos e com risco de acidente para a população. Além disso, a instalação de caixas irregulares nos postes provoca incêndios na fiação devido à baixa qualidade do equipamento.

Para evitar que seus cabos sejam retirados e o fornecimento de internet interrompido, a distribuidora disponibilizou um canal de atendimento direto para que empresas de possam se regularizar. Através do e-mail atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com, as provedoras poderão tirar suas dúvidas e receber orientações sobre o assunto.

:: LEIA MAIS »

Hospital Regional Costa do Cacau sediou encontro sobre atualização no processo doação e transplante

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed, em Ilhéus, sediou, na última terça-feira (25), o encontro sobre atualização no processo de doação e transplante. A atividade, promovida pelo Sistema Estadual de Transplante, teve como objetivo orientar a organização, no âmbito hospitalar, das rotinas e protocolos.

Na ocasião, membros de Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e de Organização de Procura de Órgãos (OPO), além de profissionais da Terapia Intensiva, Serviço Social, Psicologia e da Emergência, com interesse na temática, participaram do evento.

A programação com palestras contou com as apresentações do médico Eraldo Salustiano, coordenador do Sistema de Transplante na Bahia, que abordou o tema “Situação Atual da Doação e do Transplante na Região Sul da Bahia”; da enfermeira América Carolina Sodré, coordenadora da Educação Continuada CETBA, sobre “Busca Ativa e as Etapas do Processo Doação Transplante” e “Principais Dúvidas do Diagnóstico de Morte Encefálica”; e finalizou com o psicólogo Fabrizio Góis, da OPO Salvador, que orientou estratégias de “Acolhimento e Entrevista Familiar para Doação de Órgãos”.

:: LEIA MAIS »





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia