:: 18/fev/2025 . 17:30
Estudantes de Itajuípe recebem Formação e Mostra Universitária de Audiovisual
A MUSA nas Escolas – Mostra Universitária Sulamericana de Audiovisual – chega ao Colégio Polivalente de Tempo Integral, em Itajuípe. As atividades são gratuitas e nos dias 20 e 21 de fevereiro das 8h às 17h, os estudantes poderão participar de oficina, exposição e da mostra de filmes premiados nas três edições da MUSA, realizadas entre 2010 e 2013.
A Oficina de Introdução ao Audiovisual é aberta aos estudantes do Colégio Polivalente, que terão teoria e prática sobre iluminação, fotografia, captação de áudio e vídeo, roteiro e finalização. São 16 horas de aprendizado guiadas por Victor Aziz, produtor de audiovisual, diretor do Núcleo de Produções Artísticas – NuProArt. Ao final, os concluintes terão direito a certificado.
Nos dois dias, toda a comunidade poderá assistir à Mostra Curta MUSA, com filmes produzidos por estudantes de várias instituições de ensino superior, públicas e privadas, da Bahia, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro. A mostra segue com um bate-papo com José Carlos Ngão. Formado em Direção Teatral pela UFBA, é diretor, ator e iluminador cênico, tendo atuado em filmes como “Pixaim” de Fernando Bellens, “Cega Seca” de Sofia Frederico, “Piranjuipe” de Cícero Bathomarco, “Eu me lembro” e “Abaixo a gravidade” de Edgard Navarro.
Estudantes da rede estadual criam aplicativo para incentivar coleta seletiva em Ilhéus
No Centro Estadual de Educação Profissional Álvaro Melo Vieira (NTE 5), em Ilhéus, estudantes do curso técnico em Administração desenvolveram o Coopeteck, um aplicativo que estimula a coleta seletiva no município. A iniciativa reflete os investimentos da Secretaria da Educação do Estado (SEC) em infraestrutura, tecnologia e projetos voltados para a pesquisa, incentivando os estudantes a criarem soluções para desafios sociais e ambientais.
O Coopeteck busca otimizar o agendamento da coleta seletiva e fortalecer a economia solidária, aproximando cidadãos e cooperativas de reciclagem. Com um sistema de recompensas e gamificação, a plataforma incentiva a participação ativa da comunidade e amplia a produtividade de cooperativas como a Coolimpa, que, atualmente, atende mais de 700 residências e coleta cerca de 42 toneladas de recicláveis por mês, beneficiando 30 catadores associados.
Governador anuncia grandes atrações para o Carnaval da Bahia 2025



Prefeito Augusto Castro detalha com SESAB a entrega das ampliações e expansões dos novos hospitais de Base e São Lucas
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, foi recebido em audiência pela secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, quando ajustou detalhes da entrega das ampliações e expansões do Novo Hospital de Base e do Novo Hospital São Lucas, programada para 14 de março. “Pessoal, a gente está aqui fazendo um atendimento especial de Itabuna, cuja região é tão importante para a Saúde da Bahia”, disse a titular da SESAB em vídeo nas redes digitais.
“Fica um convite, pois, já, já vamos fazer a entrega das ampliações e expansões do Novo Hospital de Base e também do Novo Hospital São Lucas, 2ª etapa em hemodiálise, tem novidades para o Hospital Manoel Novaes, em leitos de pediatria”, declarou a secretária Roberta Santana a quem o prefeito Augusto Castro, acompanhado da Primeira-dama, Andrea Castro, de dirigentes da Santa Casa de Misericórdia e do diretor-presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), João Omar Galvão, fez um agradecimento especial pela atenção e carinho com Itabuna
O prefeito confirmou a presença do governador Jerônimo Rodrigues e dos ministros Nísia Trindade e Rui Costa, senadores e deputados federais na solenidade de entrega das duas unidades hospitalares. “Agradeço pela atenção que a SESAB presta não só a Itabuna, como a todas as regiões do estado”, comentou.
Governo do Estado convoca novos profissionais para atuar na rede estadual de ensino
O Governo do Estado da Bahia publicou, no Diário Oficial a convocação de candidatos aprovados em três processos seletivos simplificados para o provimento de cargos temporários, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), na rede estadual de ensino. A medida tem como objetivo reforçar o quadro de profissionais da Educação e assegurar a qualidade do ensino público no Estado. Foram convocados 36 candidatos para a atuação como mediador, 314 para o cargo de professor do Ensino Profissional e 382 para a função de professor da Educação Básica.
A convocação foi feita com base no resultado final do Processo Seletivo Simplificado, referente ao Edital SEC/SUDEPE nº 18/2022 e ao Edital SEC/SUDEPE nº 19/2022.
Os convocados devem, entre os dias 17 e 26 de fevereiro de 2025, encaminhar os documentos digitalizados para o e-mail ingressocpm.sec@enova.educacao.ba.gov.br para que seja feita a análise preliminar pela Coordenação de Provimento e Movimentação. Após essa etapa, os aprovados designados para a atuação no Núcleo Territorial de Educação (NTE) 26, em Salvador, deverão comparecer à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, localizada na Avenida Luiz Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia (CAB), 1º andar, sala 117, munidos dos documentos originais e suas respectivas cópias. Os candidatos aprovados para lotação no interior do Estado devem se apresentar à sede do Núcleo Territorial de Educação (NTE) correspondente, também portando a documentação original e as cópias exigidas. O não cumprimento das exigências dentro do prazo estabelecido resultará na perda do direito ao ingresso na função temporária, independentemente do motivo.
Adélia Pinheiro acompanha mutirão de saúde em comunidade indígena Tupinambá
A médica e professora Adélia Pinheiro acompanhou o mutirão de saúde realizado pelo Instituto Sagrado Coração de Jesus, na Escola Estadual Tupinambá de Olivença, em Ilhéus. A iniciativa atendeu mais de 800 indígenas, das cerca de 20 aldeias da região, e ofereceu 12 tipos de procedimentos médicos, incluindo consultas em especialidades como pediatria, ortopedia, cardiologia e ginecologia, além da realização de exames.
“Essa é uma ação voluntária fundamental do Instituto Sagrado Coração de Jesus, com o apoio das lideranças indígenas. Proporcionou cuidados de saúde e acolhimento à população das nossas aldeias, beneficiando adultos, crianças e idosos”, destaca Adélia Pinheiro.
- 1