As cinco escolas da Rede Municipal de Ensino de Itabuna escolhidas inicialmente para a implantação do projeto de educação ambiental mostraram que, além de entenderem o objetivo da proposta, fizeram bonito, ao repassar o que aprenderam aos profissionais de outras unidades de ensino do município em evento no auditório da Secretaria Municipal da Educação.

No encontro para apresentação dos trabalhos elaborados pelos alunos “foi mais do que uma aula, foi um show que ajuda na troca de experiências e superou a nossa expectativa”, destacou o diretor de Projetos Integrados da Secretaria Municipal da Educação, Mário Carvalho Júnior.

Segundo ele, os trabalhos apresentados sobre a sustentabilidade ambiental, a partir de atividades simples como reciclagem de garrafas PET para a confecção de flores artesanais, cultivo de plantas, dentre outros, demonstraram que a educação da rede municipal está no caminho certo.

“Os trabalhos realizados nas cinco escolas, além de possuírem excelente qualidade, apresentaram propostas que dialogam com a realidade dos alunos e contribuem para uma formação crítica, cidadã e humanizadora para uma cidade melhor”, frisou Mário Júnior.

Ele destacou que a Escola Raimunda Oliveira, no Santo Antônio, tem seu público infantil e se tornou uma referência na preservação da natureza, com aula prática de observação de paisagens naturais, dentro da realidade dos próprios alunos.

 

A unidade escolar inseriu o Componente Curricular de Ciências nas atividades desenvolvidas naturalmente não só no ambiente escolar, mas em casa e na comunidade onde os alunos vivem.

As demais unidades de ensino onde o projeto foi implantado são: Luiz Viana Filho, no Santo Antônio; Santinha Tavares, na Vila de Mutuns; Everaldo Cardoso, no Sarinha Alcântara, e Yolanda Pires, no Sítio V da Fundação Marimbeta, em Nova Ferradas.

Mario Junior se disse otimista com o avanço do projeto de sustentabilidade ambiental na Rede Municipal de Ensino que ganha adesão das demais unidades escolares. Ele disse ainda que a Secretaria Municipal da Educação tem a parceria das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), e de Planejamento (SEPLAN) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).