Mais um lindo e grande sonho que se tornou realidade. É que na tarde desta sexta-feira, 29 de dezembro, a Prefeitura de Itacaré entregou casas novinhas aos recicladores da Cooperativa Vitória, que são os ex-catadores do lixão desativado.

A felicidade e alegria nos rostos de cada família contagiou a todos os presentes. Os agentes ambientais que sempre viveram no lixão, em péssimas condições de moradias, agora sorriem pela casa digna e confortável.

As moradias que estão sendo entregues fazem parte de um convênio entre a prefeitura de Itacaré e a Conder. Segundo informou o prefeito Antônio de Anízio, nesta primeira etapa foram entregues 15 casas, na próxima semana serão entregues mais 20 casas aos moradores da Beira Rio de Taboquinhas, que perderam suas casas com as enchentes e numa terceira etapa serão entregues outras 10 casas aos recicladores.

O prefeito Antônio de Anízio relembrou a trajetória com o fechamento do lixão e os primeiros contatos com os catadores. “No início foi muita desconfiança e insegurança, mas hoje construímos juntos uma relação sólida e de confiança mútua. O prefeito também falou da gratidão, carinho e amizade por cada reciclador e agradeceu a todos pela importante parceria. “Hoje é um dia marcante para minha vida. Poder contribuir para melhorar as vidas das pessoas e ver a alegria nos rostos de cada um, isso nos enche de satisfação e orgulho”. Finalizou o prefeito.

No ano de 2021 a cidade de Itacaré, assim como diversos municípios baianos, foi atingida por fortes chuvas e enchentes que deixaram famílias inteiras sem moradia. As famílias dos recicladores também tiveram suas casas atingidas e danificadas pelas chuvas, não sendo possível a reconstrução dessas habitações no mesmo local, já que o lixão se trata de local de risco.

“Hoje nós temos uma vida digna, trabalhamos em um local digna e somos respeitados. Quando a gente morava no lixão era só humilhação e tristeza, mas hoje graças a Deus e ao prefeito Antônio, nós temos dignidade”, se expressou Binho, Presidente da Cooperativa Vitória de Recicladores de Itacaré.