O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) Alessandro Fernandes, agradeceu ao apoio e confiança mais uma vez depositados pelos segmentos da comunidade acadêmica na eleição que o conduz, ao lado do vice-reitor, Maurício Moreau, a um novo mandato à frente da gestão superior da universidade, para o quadriênio 2024-2028. A reeleição foi confirmada após o processo de votação, ocorrido na terça-feira, dia 28, na única chapa registrada para o pleito.

 

Fernandes destacou o trabalho realizado por toda a comissão eleitoral, presidida pelo professor Marcos Bandeira, aos mesários e fiscais, que ”mantendo a tradição – que para nós é muito cara na universidade – conduziu com total transparência e lisura o processo não deixando a menor margem para qualquer tipo de suspeição”.

 

O reitor ressaltou o apoio recebido por parte dos professores que foram candidatos nas eleições para a reitoria em 2019, a exemplo de Cristiano Bahia, George Albuquerque, Guilhardes Júnior e Ronan Xavier, que fortaleceram a unidade da instituição ao longo do mandato, “desde que a pandemia da covid-19 exigiu de todos nós, desprendimento, força e resiliência diante das adversidades.”

Alessandro disse estar gratificado com a expressiva participação dos docentes, técnicos e analistas administrativos e discentes, no processo eleitoral, e, por outro lado, lamentou que as recentes ameaças terroristas feitas à Uesc tenham provocado desmobilização dos estudantes durante o processo de investigação por parte dos órgãos de segurança.

 

Ele agradeceu ao trabalho realizado pela Polícia Civil do Estado da Bahia, liderada pela coordenadora da 7ª Coorpin, doutora Katiana Amorim Teixeira, pela Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, e à Polícia Militar da Bahia, pela investigação exemplar na elucidação dos fatos e a garantia da segurança em nosso campus. Inclusive, a delegada Katiana Amorim esteve presente na Universidade durante todo o dia da eleição até o final da apuração dos votos.

(Foto Julia Barreto)