Laurent Rezette(Foto Divulgação)

 

Após ter participado das edições do Chocolat Festival em Salvador, Belém e Ilhéus, a chef argentina Mariana Corbetta, sensação naquele país, finalmente desembarca em Brasília. A ‘hermana’ participa do Show Cooking, uma das atrações do Chocolat Festival Brasília, no sábado (23).

O evento chega pela primeira vez à capital do país, entre os dias 20 e 24 deste mês, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Os ingressos, já à venda, custam R$ 20/R$ 10.

Mariana Corbetta ( Foto Divulgação)

A chef, que apresenta o programa “Escuela de cocina” numa das principais emissoras de TV argentina, exalta o chocolate brasileiro, a que classificou como mais “evoluído”. “O chocolate ‘bean to bar’ e o de origem nós não temos na Argentina. É algo muito valioso e que deveríamos trabalhar lá também”, acredita Mariana, que é fã de brigadeiro e até já ensina durante suas aulas no Instituto Mundo Pastel, do qual também é diretora.

“A cada festival que venho no Brasil saio mais admiradora das pessoas que fazem parte do mundo do cacau e do chocolate de origem e com mais respeito pelo profissionalismo do Chocolat Festival. Valores fundamentais e que são muitos importantes para mim”, conta a especialista em doces sofisticados.

 

Laurent Rezette

O maior evento de chocolate e cacau da América Latina reúne grandes nomes das culinárias nacional e internacional. Outro profissional que faz parte do ‘hall da fama’ do Chocolat Festival é o chef belga Laurent Rezette. Radicado no Brasil, ele é embaixador do ‘The Mastercook of Belgium’ na América Latina e referência em alta gastronomia do Nordeste brasileiro. Laurent comanda o Show Cooking na quarta-feira (20), a partir das 20h30 e na quinta (21), também às 20h30.

O estilo de Laurent tem como característica marcante a valorização da gastronomia sustentável, com alimentos advindos da agricultura familiar — o que diminui o impacto ambiental e proporciona um sabor fresco e surpreendente aos pratos.

“Além da parte da receita, que é sempre interessante, a gente vai falando muito de conceitos, de agricultura familiar e da origem do cacau”, afirma o chef que vive há mais de 20 anos em Salvador. “O Chocolat Festival é um grande vetor dos melhores conceitos da nova gastronomia. Fomenta a cadeia produtiva, respeita o meio ambiente e valoriza o fruto, desde a árvore até o consumidor final”, destaca ele.

Brasileiros também são destaque
Além de Mariana e Laurent, o público brasiliense terá oportunidade de aprender receitas ao vivo com premiados chefs brasileiros, entre eles, o chocolatier Ricardo Campos, que abre a programação na quarta-feira (20), às 19h. Outro destaque é Leo Vilela, atração da quinta-feira (21), às 17h30.

A programação completa do evento está disponível no https://chocolatfestival.com/

Sobre o Chocolat Festival

Realizado desde 2009, o Chocolat Festival é considerado o maior evento de chocolate de origem na América Latina e reúne toda a cadeia produtiva do cacau, desde o fruto até o produto final. Já são mais de 30 edições realizadas entre os estados da Bahia, Pará e São Paulo, levando diversas marcas de chocolate de origem, “bean to bar”, premium e gourmet.

Em 2023, o festival já passou por Salvador (BA), Altamira (PA), Ilhéus (BA) e Belém do Pará. Até o fim do ano, tem previstos mais desembarques domésticos: em Linhares (ES), Minas Gerais; e São Paulo (SP), além de um internacional, na cidade do Porto (Portugal).