Cleide Léria Rodrigues

 

 

Devemos falar de suicídio ano todo.

Pois o suicídio pode ser definido como um ato deliberado executado pelo próprio indivíduo  , cuja intenção seja a morte , de forma consciente e intencional, usando um meio que acredita ser letal.

Também fazem parte do que habitualmente chamamos de comportamento suicídia.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) – a cada ano mais de 800 mil pessoas cometem suicídio, o que corresponde a uma morte a cada quarenta segundos.

O suicídio é um problema de saúde pública que afeta comunidades, cidades e países. Sendo a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29  anos .

O suicídio é um problema de saúde pública e, infelizmente ainda é tratado como um Tabú por grande parte da sociedade.

A cada 45 segundos uma pessoa morre por suicídio no Brasil.

Por isso é importante que a gente tome o conceito de saúde de maneira ampla e que o fenômeno do suicídio não restrinja a um sintoma de doença mental. E sim , que ele seja sempre visto como complexo e multifatorial , envolve causas variadas e costuma estar relacionado a transtornos psíquicos de Ansiedade, humor e personalidade, como a depressão, bordelline , abuso de drogas , entre outros .

Sendo os fatores como bullying, dificuldades financeiras, perdas afetivas , problemas no trabalho, conflitos familiares um grande gatilho que podem dar origem ao comportamento suicída.

Vamos conscientizar , vamos falar , psicoeducar as pessoas.

Falar sobre o suicídio de maneira respeitosa e acolhedora pode fazer total diferença na vida de pensa em tirar sua própria vida.

Se você perceber em Você ou em Alguém próximo sinais de tristeza, apatia , angústia, pensamentos de morte, sentimentos de culpa, ou mutilação procure ajuda.

Eu na condição de psicóloga me disponibilizo para dar orientações e,  ajudar diante do seu sofrimento da sua dor.

Ligue : (73)988282419

Ou ligue para CVV 188 – Centro de Valorização da  Vida .

Um grande abraço.

 

Cleide Léria Rodrigues, Psicologia Clínica – CRP03 18383.