Brasília receberá pela primeira vez o Chocolat Festival, o maior evento de chocolate e cacau na América Latina. Com mais de 30 edições em estados brasileiros e em Portugal, o festival chega à capital federal de 20 a 24 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

A população de Brasília é conhecida por ser uma das maiores consumidoras de chocolate no Brasil, de acordo com um levantamento do Ibope Media. No entanto, o Chocolat Festival, que já atraiu cerca de 1 milhão de pessoas pelo país, não se trata apenas de uma oportunidade para degustar e comercializar produtos, mas também de promover a produção sustentável e o consumo consciente de chocolate e cacau.

Marco Lessa, organizador do Chocolat Festival, ressalta a relevância desse evento em Brasília, onde o alto consumo de chocolate e produtos de origem gourmet é notável. Ele também enfatiza a chance única de conscientizar a população sobre a importância das cadeias produtivas. Além disso, destaca como o cultivo do cacau está alinhado com esforços para a proteção da Amazônia, contribuindo para uma economia sustentável, geração de empregos e proteção da biodiversidade.

Lessa afirma: “O cacau, fonte do nosso amado chocolate, também desempenha um papel vital como ‘herói-ESG’: cuidar da nossa terra, proteger a biodiversidade e gerar emprego e renda são valores que se entrelaçam com cada mordida de chocolate de origem.”

A programação do Chocolat Festival incluirá diversas atividades ao longo dos quatro dias do evento. Isso abrange o Show Cooking, com chefs preparando receitas ao vivo; o Fórum do Cacau, que trará debates sobre a cacauicultura e sua sustentabilidade; o Chocoday, com palestrantes abordando tendências do mundo do chocolate; o Atelier do Chocolate, onde esculturas serão produzidas em tempo real; e o Kids Cooking, com atividades recreativas e minicursos voltados para crianças.

O site chocolatfestival.com será a fonte para mais detalhes sobre a programação. O Chocolat Festival, realizado desde 2009, reúne toda a cadeia produtiva do cacau, do fruto ao produto final, e já passou por diversos estados brasileiros. Este ano, o festival já percorreu cidades como Salvador, Altamira, Ilhéus e Belém.

 

Fotos Carlos Borges