Aconteceu na Câmara de vereadores de Pau Brasil o I Seminário de Cidadania Rural de Pau Brasil. O evento foi realizado pelo Instituto ECOBAHIA, Cooperativa Agrícola de Pau Brasil – COOAP e o Instituto Cabruca com o apoio do Governo do Estado.

 

Os palestrantes abordaram  temas importantes para o desenvolvimento rural, segurado especial e  emissão de CAF. O coordenador da BAHIATER do litoral sul Bernardino Rocha debateu  sobre a emissão de CAF, legislação que criou o cadastra dos agricultores familiares  famíliare e sua necessidade. Ele  se colocou a disposição para que os que necessitarem dos serviços da extensão rural possam procurar as entidades de Assistência e Extensão Rural.

Em seguida, ocorreu a apresentação do seguro paramétrico feita por Marco Andrade, consultor da NEWE. Marcos demostrou às lideranças presentes que há uma cultura de seguro em que não protege o agricultor mas sim os bancos e essa proposta vem para corrigir essa distorção.

Ele citou ainda que estão sendo articuladas parcerias público-privadas  para que os agricultores fiquem pelo menos neste momento com a menor parte do pagamento mas que garanta 100% do prêmio. A proposta é que em caso de chuvas ou estiagem os ganhos do produtor estejam garantidos.

 

O último palestrante foi o advogado previdenciário Darlos Freire, que tratou da seguridade social, do processo da boa assessoria para que o segurado especial tenha garantido seus direitos constitucionais. O  Dr. Darlos deu uma verdadeira aula da questão previdenciária como um todo, trazendo sua origem do sindicato rural, do fato de ser filho de mãe e pai oriundos da agricultura familiar, de uma realidade de uma pequena cidade da Bahia como são a maioria dos municípios baianos.

 

O  evento foi encerrado  o plenário da  Câmara repleto de lideranças, representantes de entidades além do Presidente da Câmara vereador Nego Elder e também do vereador Professor Alisson França Entre os presentes  Adevaldo Mendonça da  Associação Assucena,  Garotinho do Território Litoral Sul, Cacique Nailton Pataxó, Cacique Manoel Muniz, Wilson de Jesus (Ninho) representando a FUNAI, Arlindo Amorim representando o projeto Nova Geração e a Associação Água Preta, Tiane Muniz representando o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente do município Crizânia Muniz, Raimundo Kamakã, Vardo Kamakã e Mazão Kamakã,  além de Anderson Oliveira coordenador do ATER Agroecologia da BAHIATER executado pelo Instituto ECOBAHIA.

 

De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores de Pau Brasil, Nego  Elder “essa  interação foi importante porque as pessoas tirarem suas dúvidas, como é um processo em construção, os ajustes necessários serão feitos e o mês de junho teremos seminários e capacitações por toda região”.