Num  grande mutirão com trocas de saberes, intercâmbio de experiências, debates, avaliações e gritos por liberdade de direitos e participação, cerca de 200 mulheres indígenas das regiões norte e nordeste de Minas, Oeste,  Extremo Sul e Sul da Bahia, com mais de 15 etnias participaram do Encontro das Mulheres Indígenas do Regional Leste, com o tema “Fome de participação, empoderamento e protagonismo nas lutas do cotidiano” e o lema “Mulheres Indígenas construindo resistências diante das injustiças recorrentes.

O encontro aconteceu entre os  dias 23 a 26 de março, marcando as celebrações do mês das mulheres,  na Aldeia Toca do Índio,  Território Tupinambá de Olivença-Ilhéus.

Realizado pelo Conselho Indigenista Missionário- CIMI  Regional Leste, o  Encontro foi marcado pelo grande público jovem principalmente do território Tupinambá, além das curandeiras tradicionais do povo xacriaba com suas ricas experiências com os remédios a base de ervas do cerrado mineiro, experiências Trabalhada, na oficina “Cura da Terra, Proteção e Cuidado na Casa Comum”.

 

Também foram realizadas  oficinas de formação temáticas e práticas com argila na confecção de peças de cerâmica e artes com miçangas.

Um dos grandes destaques do encontro foi os momentos de mística e consagração do território, fortalecendo a fé e a cultura ancestral de todas ali presentes.

“Tenho muito orgulho em ter ajudado a construir e liderar este grande, envolvente e importante projeto de empoderamento e valorização dessas mulheres”, afirma
Alda Maria Oliveira, do  Cimi Regional Leste.