Vacina Bivalente disponível para adultos acima de 60 anos, crianças e adolescentes e profissionais de saúde. Foto: Pedro Augusto

 

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o calendário de vacinação nesta semana  contra Covid-19 e demais agravos à saúde, que são objeto do Programa Nacional de Imunização (PNI). De segunda a sexta-feira, das 8 as 11 e das 13 às 16h em todas unidades de Saúde.

As unidades funcionam até às 16h, mas as ampolas são abertas até às 15h para evitar desperdício de doses. Também vale pontuar que nesta semana, o município encontra-se em desabastecimento da Coronavac.

Para a vacinação contra o Covid-19 de adolescentes de 12 a 17 anos, ocorre a primeira, segunda ou terceira dose da Pfizer. Para vacinação de adultos e idosos, a primeira, segunda, terceira ou quarta dose será aplicada para pessoas maiores de 18 anos sem comorbidade conforme disponibilidade na unidade.

REFORÇO BIVALENTE

A vacina Pfizer Bivalente traz em sua composição a imunização contra novas cepas do Covid-19, incluindo a variante Ômicron e a original.

Nesta semana, a substituição já acontece para o primeiro e segundo reforço (terceira e quarta dose) em idosos com idade a partir de 60 anos ou com sem comorbidade. E também, para gestantes, puérperas e pessoas com imunossupressão com idade a partir de 12 anos.
A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro das doses anteriores.

VACINAÇÃO DE ROTINA

Da segunda-feira à sexta-feira, das 8 as 11 e das 1h às 16h são aplicadas todas as vacinas de rotina para todos os públicos (adolescentes, adultos e idosos) nas UBS e USF.

Vale pontuar que a criança ou adolescente menor de 20 anos que não possui registro vacinal contra Meningite C poderá fazer dose única, exceto adolescente de 11 a 14 anos que terão direito a Meningite ACWY.

Além disso, profissionais de Saúde que nunca fizeram uso da vacina contra Meningite C terão acesso a dose única.

A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registros de outras vacinas.

VACINAÇÃO INFANTIL NAS UBS

Nas quintas-feiras nas unidades de Saúde acontece a vacinação infantil para crianças de 6 meses a menores de 12 anos.

Crianças de 6 meses a 2 anos 11 meses e 29 dias recebem a primeira, segunda ou terceira dose da Pfizer Baby. Crianças de 3 e 4 anos recebem a primeira ou segunda dose da Coronavac ou ainda a terceira dose da Pfizer Baby se cumprido o intervalo de pelo menos 4 meses.
Crianças de 5 a 11 anos recebem a segunda dose da Coronavac, ou ainda, a primeira, segunda ou terceira dose da Pfizer Pediátrica. Adolescentes de 12 a 17 anos e adultos de 18 a 69 anos recebem a segunda dose da Coronavac.

A documentação necessária é a certidão de nascimento (para crianças), CPF e cartão de vacinação. Vale destacar que serão atendidas crianças com ou sem comorbidade acompanhadas dos seus respectivos responsáveis.