A Prefeitura de Itabuna, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária (VISA) da Secretaria Municipal de Saúde,  apreendeu cerca de 40 kg de carne clandestina durante inspeção de rotina.  O produto estava sendo vendido num bar e açougue na Rua C, Bairro Califórnia, tendo a mercadoria imprópria para o consumo sido apreendida e incinerada.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Yeda Lomes, informou que o estabelecimento não possui Alvará Sanitário e nem as condições sanitárias exigidas para a comercialização do produto. “O proprietário do estabelecimento me parece ser uma pessoa sem muito entendimento ou informação. Por isso, ele foi advertido e vai comparecer na sede da Vigilância Sanitária para que tenha as informações e orientação necessárias”, disse.

De acordo com a ela, para a comercialização de produtos alimentícios, incluindo carnes, todo estabelecimento precisa ter Alvará Sanitário que garante que o local foi inspecionado e legalizado pela Vigilância Sanitária.

“O descumprimento das normas sanitárias pode causar ao infrator as penalidades previstas em Lei. Além disso, é necessário lembrar que o consumo de carnes resultante do abate clandestino pode ocasionar diversas doenças à população”, explicou Yeda Lomes.

Caso alguém queira fazer uma denúncia, poderá entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone, que também é Whatsapp (73) 98128-5493,  ou pessoalmente na sede no seguinte endereço: Rua Rui Barbosa, 934 – Centro”, informa Yeda Lomes.