Uma expedição a bordo de um navio sob rodas percorrendo mais de 17 estados e 300 praias do litoral brasileiro. Esse é o projeto ‘Ondas Limpas na Estrada’, da Sea Shepherd, que vai divulgar um estudo científico inédito sobre o impacto dos resíduos nas praias do país e chega neste fim de semana no Sul da Bahia.

 

Atualmente, o Brasil é o 6º país que mais descarta plásticos nos oceanos, despejando diariamente 890 toneladas, de acordo com um estudo publicado pelo Our World in Data. Nesse contexto, o estudo busca trazer dados para nortear políticas públicas efetivas e promover estratégias voltadas para a produção, uso e destinação adequada de resíduos sólidos, estimulando a mudança de hábitos mais conscientes e sustentáveis.

 

Segundo a diretora executiva da Sea Shepherd no Brasil, Nathalie Gil, a pesquisa sob rodas representa um marco para a instituição. “Este projeto é um presente nosso para o Brasil e tem a ambição de gerar muitas ondas em relação à pressão por políticas públicas e sensibilização do brasileiro”.

 

A expedição começou em abril deste ano, no Chuí (RS), extremo sul do país, e levará aproximadamente 18 meses para chegar em Oiapoque (AP), no extremo norte. Serão mais de 8 mil quilômetros rodados a bordo de um ônibus motorhome, conhecido como Guardião da Costa.

 

Além da pesquisa, também são realizados mutirões de limpeza de praia e paradas estratégicas para conhecer cooperativas de reciclagem e pontos de interesse ambiental.

 

Até o momento, foram percorridos mais de 2,5 mil quilômetros, em 6 estados, coletando dados dos resíduos, microplásticos e da toxicidade da areia para entender o real impacto do lixo nas praias brasileiras. Foram realizadas cerca de 100 coletas de amostras para análise e recolhidas mais de 1.100 toneladas de resíduos sólidos.

Para a capitã Mara Oliveira, o projeto de abrangência nacional tem impacto científico e social. “A experiência científica vai além da ciência, pois contribui com as comunidades por onde nosso ônibus passa. O projeto proporciona experiência profissional para os voluntários, visita e incentiva projetos locais e promove um tour explicativo pelo motorhome para escolas e comunidade. É uma experiência única para estimular a mudança de hábitos”.

No Brasil, a expedição é patrocinada pela Odontoprev e conta com a parceria da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo – USP, e Yatoó Logística Reversa.

 

Mais informações do projeto estão disponíveis nas redes sociais da Sea Shepherd Brasil (@seashepherdbrasil) e da Odontoprev (@odontoprevoficial) e no site oficial da campanha, que traz informações sobre o percurso, mapa com o itinerário e eventuais recrutamentos de voluntários.

 

Parcerias que colocam este projeto na estrada
A expedição ‘Ondas Limpas na Estrada’ conta com importantes parceiros que viabilizam a pesquisa científica, como o Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo – IOUSP, referência mundial em estudo sobre resíduos marinhos.

 

Alexander Turra, professor titular do IOUSP, destaca a relevância do estudo.“Essa parceria tem a importante missão de realizar uma leitura abrangente e a longo prazo do perfil do lixo marinho no Brasil, considerando macro detritos e microplásticos no litoral e os riscos do consumo por animais marinhos”.

 

Durante a expedição, a Odontoprev, alinhada ao seu propósito de impulsionar a odontologia de qualidade, também oferece consultas odontológicas gratuitas para os catadores das cooperativas envolvidas na reciclagem dos materiais coletados.

 

De acordo com Renato Costa, CEO da Odontoprev, a decisão de apoiar a Sea Shepherd Brasil levou em conta a dimensão do projeto. “Buscamos parceiros que tenham propósitos alinhados aos nossos, compreendendo que questões ambientais e sociais não podem ser dissociadas. Com isso, esperamos impactar positivamente a vida de milhões de pessoas, inclusive os catadores de nossas áreas costeiras, com doação de consultas odontológicas”.

 

A operação conta, ainda, com o apoio da expert em logística reversa Yattó, responsável por mapear as cooperativas de reciclagem, planejar a coleta de resíduos e medir os impactos da operação, como a emissão de dióxido de carbono (CO2) e utilização de água.

 

Além disso, os mutirões de limpeza são documentados pela Produtora Brasileira, acompanhando o percurso dos voluntários durante a viagem, bem como as visitas às cooperativas de reciclagem e projetos ambientais locais.

 

O ônibus, doado pela Odontoprev especialmente para esta operação, foi reformado para acomodar até seis voluntários e recebeu doações de bateria de lítio da empresa líder UNICOBA, assim como preços reduzidos de painéis solares

SunPower pela Mobimax e de inversores da NeoSola, com o objetivo de garantir um mínimo impacto na realização desta pesquisa.

 

Outras empresas com foco sustentável, como Naveia, Mami Wata, Urban Pharmcy, Cogumelado, POP Vegan e Montañita e Tempeh também apoiam com soluções para a operação não emitir toxicidades ao meio ambiente, gerar menos resíduos e contribuir para a dieta 100% à base de plantas, reduzindo ainda mais o impacto de água e carbono na expedição.

 

 

CHEGADA NO SUL DA BAHIA E PARCERIAS LOCAIS

 

Neste sábado, 03/12, a Sea Shepherd realizará grande Mutirão de Limpeza na Praia da Avenida Soares Lopes e conta com apoio logístico do Grupo de Amigos da Praia de Ilhéus, ONG que atua com conservação da biodiversidade e conservação costeira. Nestes últimos dias, Ilhéus vem recebendo um acúmulo de lixo marinho desproporcional em face das fortes chuvas que trazem pelos Rios, plantas aquáticas denominadas baronesas, e todo tipo de resíduo solido, formando um grande tapete de verde de lixo e plantas.

 

As incrições do Mutirão podem ser realizadas no site Sympla pelo link : https://www.sympla.com.br/evento/03-dez-ilheus-ba-mutirao-ondas-limpas-na-estrada/1797651, o ponto de encontro é a Catedral de São Sebastião no centro de Ilhéus.