usc maçambA Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) assinou um convênio com a Universidade Licungo (UniLicungo-Moçambique) visando ampliar a mobilidade estudantil entre as duas instituições e apoiar o desenvolvimento humano. O acordo foi celebrado durante o XXXI Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) que está sendo realizado na Universidade de Coimbra, em Portugal.

usc maçambDe acordo com a assessora de Relações Internacionais, profa. Ticiana Zanon, “aproveitou-se o encontro para aproximar relações com várias universidades do mundo lusófono, conseguimos, já durante o evento, concretizar a parceria com a Universidade Licungo”.

A UniLicungo é a maior instituição pública de ensino superior na região centro de Moçambique, no continente africano, com mais de 14.000 estudantes e cerca de 700 funcionários entre docentes e corpo técnico administrativo. A UniLicungo possui foco em três grandes áreas de atuação acadêmica: a agropecuária; a educação, saúde e bem-estar; e a conservação do ambiente e biodiversidade.

“Este e outros convênios que estamos estabelecendo com instituições lusófonas, visam estreitar os laços acadêmicos, artísticos e culturais, incentivar o intercâmbio científico e cultural visando, ampliar o ambiente plural, com trocas multiculturais, na Uesc e proporcionar benefícios para a toda sociedade, além do impacto científico e acadêmico para ambas instituições,” frisa o reitor Alessandro Fernandes.