cumaA ministra do TSE, Rosa Weber, decidiu, de forma monocrática, manter o deferimento do registro de candidatura de Fernando Gomes. Com isso, ele continua no cargo de prefeito até o final do seu mandato. Essa decisão foi publicada no final da tarde desta segunda-feira (18) no site do TSE.
Dessa forma, o recurso não vai ao pleno, a não ser que o Ministério Público Eleitoral recorra à decisão do plenário, mas com a decisão da ministra relatora, dificilmente será realizado uma reviravolta no caso, e Fernando Gomes permanecerá no cargo ate o final do seu mandato.

 

Rosa Weber entendeu que não houve dados ao erário, malversação de recursos públicos ou enriquecimento ilícito que justificassem a inelegibilidade e a consequente cassação do mandato.

 

A defesa de Fernando Gomes foi feita advogado Sidney Neves. Após a decisão, o prefeito declarou em entrevista ao blog Políticos do Sul da Bahia que recebia “a decisão com tranquilidade. Não poderia ser diferente. A justiça foi feita, mas muita gente estava fazendo política com isso, para ser prefeito tem que ter voto, tenho oito mandatos com voto do povo”.
Fernando ainda mandou um recado ao médico Antonio Mangabeira, segundo colocado nas eleições de 2016: “em Itabuna tem político sem voto que quer ser prefeito de qualquer jeito, eles vão ter que esperar a eleição de 2020. Para chegar ao poder tem que ter voto e respeitar a vontade do povo”.