Otimizar o atendimento aos usuários e utilizar as demandas para a melhoria dos serviços prestados destacam o trabalho da ouvidoria especializada da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus. A ouvidoria da instituição atua como instrumento de gestão e fomenta a eficiência do trabalho acadêmico.

uescNa prática, a atuação da ouvidoria especializada auxilia a administração da universidade na formulação das políticas acadêmicas, no aperfeiçoamento dos serviços e na agilidade dos setores. Também realiza palestras sobre o papel do órgão e sediou, em 2015, o II Encontro de Informação aos Cidadãos das Instituições Públicas de Ensino Superior e Pesquisa como resultado destas ações.

Na difusão do papel da cultura de acesso à informação e da participação social, elabora e divulga relatórios bimestrais sobre os tipos (denúncia, solicitação, reclamação e elogios) de demandas, perfil dos manifestantes e o status das manifestações, ou seja, quantas estão encerradas ou em andamento. Também divulga boletins informativos e publica no jornal da instituição informações sobre a ouvidoria e como acessá-la.

“Este sempre foi o nosso objetivo, atuar com base nas diretrizes do funcionamento da OGE e da normatização estadual para contribuir com as atividades acadêmicas. A acolhida das demandas, a ciência do problema trazido pelo cidadão e a busca pela resolução da questão são variáveis observadas pela administração e suas pro reitorias no sentido da melhoria dos serviços e desenvolvimento de políticas setoriais”, afirmou a ouvidora da Uesc, Maria Luiza Santos.

A Ouvidoria da UESC existe desde 2004 e compõe a Rede de Ouvidorias Especializadas da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). Realiza atendimentos presenciais, via CI (correspondência interna), carta, telefonema e e-mail (ouvidoria@uesc.br). Ao receber a demanda do cidadão, faz triagem antes de enviar para o setor competente e registra no Sistema TAG, acompanhando se a resposta ao cidadão atende à demanda por ele apresentada ou se há escassez de informações por parte do solicitante.