
Silmara Oliveira lança livro sobre Adonias Filho em Itajuípe
“Uma interpretação cultural para o Turismo a partir da obra de Adonias Filho” é o nome do livro que será r lançado no próximo dia 18, às 19h, na Fundação Lourdes Lucas, em Itajuípe. A obra é da mestra em Cultura e Turismo, professora Silmara Santos Oliveira, numa homenagem à passagem do centenário de nascimento do escritor, ocorrido recentemente. “Esse trabalho é o resultado da minha pesquisa de mestrado, numa análise da obra do autor sob o ponto de visto do patrimônio cultural. Adonias, guarda na sua literatura, importantes marcas da identidade local, com significativa impressão dos momentos fundantes desta sociedade a qual chamamos grapiúna”.
Segundo Maria de Lourdes Netto Simões, professora doutora da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc, “a autora desenvolveu uma reflexão sobre cultura, patrimônio e pertencimento. A interpretação do patrimônio, além da reflexão teórica, subsidia e oferece caminhos para ações e políticas públicas, visando à valorização do bem patrimonial e do desenvolvimento local”.
Silmara Santos Oliveira, tendo a escrita adoniana como narrativa de fundação das terras do cacau, através de investigações conceituais, buscou discutir as bases da tradição sobre a quais se fundamentam as nações, elevadas à categoria de comunidades imaginadas. E remetendo aos contornos desta região, sob a perspectiva das narrativas, analisa a alteridade e diferença na formação da “civilização do cacau”, segundo denominação do próprio autor, para então dimensionar como bem cultural e vetor turístico, a sua diversidade; além disso, à luz da memória, a pesquisadora procurou valorizar o patrimônio adoniano com vistas a preservá-lo para que possa ser vivenciado pela comunidade local e regional.