:: 7/mar/2014 . 17:12
Itabuna celebra o padroeiro São José
A comunidade cristã católica itabunense está mobilizada para iniciar na próxima segunda-feira, 10, o novenário em preparação à Festa de São José, padroeiro da Catedral, da Cidade e da Diocese de Itabuna. Este ano, a celebração tem como tema “A Comunidade Paroquial é o Centro da Vivência Cristão”.
Para a noite de abertura do novenário, na segunda-feira (10), estão sendo convidados para a celebração eucarística, às 19 horas, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, do bairro do mesmo nome, e a Paróquia do Senhor do Bomfim, do bairro Jardim Primavera. Também é esperada a participação da Comunidade Santa Cecília, do movimento do Terço dos Homens, coroinhas, da Pastoral do Dízimo, taxistas, motoqueiros e bancários.
A programação da Festa de São José terá sequência na terça-feira, 11, com a 2ª noite do novenário para a qual estão sendo convidados a participar as paróquias de Santa Inês e de Nossa Senhora Aparecida, além das Associação das Senhoras de Caridade, Sociedade de São Vicente de Paulo, Cursilho de Cristandade, Apostolado da Oração, Caminho Neocatecumenal e Comunidade Canção Nova. A celebração cintará ainda com a presença da Escola Lua Nova, Escola Curumim, Escola Pio XII e Escola Carrossel.
Dia de São José
No dia de São José, 19 de março, a programação terá início às 5h com alvorada festiva. Às 7 horas acontece a Missa Festiva, presidida pelo pároco da Catedral, Monsenhor Moizés. A Solene Concelebração Eucarística, presidida pelo bispo diocesano, Dom Ceslau Stanula, e que terá como pregador o arcebispo de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, está marcada para as 10 horas. Ao final da celebração, será entregue a Comenda de São José. À tarde, a partir das 14 horas, acontece a Missa de Romaria. Em seguida, sairá a Solene Procissão de São José. No encerramento, será ministrada a benção do Santíssimo Sacramento.
Aulas na rede estadual começam segunda feira
As aulas na rede estadual de ensino na Bahia começam na próxima segunda-feira (10). De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, o ano letivo vai até o dia 26 de janeiro de 2015.
O recesso de meio de ano ocorrerá de 12 de junho a 13 de julho, devido à Copa do Mundo. Por causa do calendário “esticado”, haverá recesso natalino (de 20 de dezembro a 4 de janeiro do próximo ano).
Robinson Almeida visita Ubatã FM e destaca democratização do acesso a informação
O secretário de Comunicação da Bahia, Robinson Almeida, visitou hoje (7) a Radio Ubatã FM, no Sul da Bahia, onde concedeu entrevista ao programa Enfoque Geral e falou sobre as ações do governo na região. Recebido pelo diretor da emissora, Edson Neves Filho e pelo ex-deputado estadual e ex-prefeito de Ubatã, Edson Neves, radialistas e lideranças políticas locais, Robinson Almeida fez questão de destacar a estrutura da Ubatã FM, “uma das melhores emissoras de rádio em toda a Bahia, fruto do espírito empreendedor e do profissionalismo de seus diretores”. O sinal da Ubatã FM chega a 140 municípios do Sul, Baixo Sul e Sudoeste do Estado.
Na entrevista ao Enfoque Geral, transmitida ao vivo, o secretário Robinson Almeida falou das ações do Governo da Bahia em parceria com o Governo Federal, que beneficiam toda a região, como a Ferrovia Oeste Leste, com obras em andamento, a implantação do Porto Sul, a recuperação de rodovias e os investimentos em educação, como a Universidade Federal do Sul da Bahia, que terá centros universitários em várias cidades, em habitação com os programas Minha Casa Minha Vida e o Vida Melhor, e saúde, lembrando que a Bahia é o estado que está recebendo o maior número de profissionais do Programa Mais Médicos. “Nestes sete anos do governo de Jaques Wagner tivemos avanços e todas as áreas e, o mais importante, estamos levando o desenvolvimento para todas as regiões do Estado”, afirmou.
Robinson Almeida ressaltou ainda a ação do governo no sentido de fortalecer os veículos de comunicação do interior do estado e democratizar o acesso à informação, “num contexto em que o rádio, pela sua agilidade e dinamismo, tem um papel fundamental”.
Ibope: internet dispara e jornais despencam
A internet é o meio de comunicação que mais cresce no Brasil. Além disso, é também aquele que capta a maior parte da atenção dos leitores e consumidores. Segundo pesquisa feita divulgada nesta sexta-feira 7 pelo ministro Thomas Traumann, da Secretaria de Comunicação Social, o internauta brasileiro já passa mais tempo conectado na rede de computadores do que na frente da televisão, numa contagem média de 3h39 para o uso da internet. A mesma pesquisa também confirma a tendência de morte acelerada dos jornais impressos. A leitura de jornais foi considerada um hábito por apenas 6% do público. A televisão ainda é o meio mais consumido, mas vem perdendo espaço na audiência dos brasileiros.
A televisão é o meio predileto de comunicação dos brasileiros (76,4%), seguido da internet (13,1%). Os dados fazem parte da Pesquisa brasileira de mídia 2014 – Hábitos de consumo de mídia pela população brasileira”, divulgada hoje (7) pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República.
Com o objetivo de saber por quais meios de comunicação o brasileiro se informa e também para subsidiar a elaboração da política de comunicação do governo federal, o Ibope Inteligência ouviu 18.312 pessoas em 848 municípios entre os dias 12 de outubro e 6 de novembro do ano passado. O levantamento custou R$2,4 milhões.
Segundo a pesquisa, apesar de os usuários de internet passarem mais tempo navegando que os telespectadores passam assistindo a programas na TV, o alcance da televisão é muito maior que o da web nos lares brasileiros: só 3% dos entrevistados disseram não assistir nunca a televisão. No caso da internet, 53% dos entrevistados afirmaram não ter o hábito de acessar a rede mundial de computadores.
De acordo com a sondagem, de segunda a sexta-feira, os internautas ficam, em média, 3h39 na internet, enquanto os telespectadores passam 3h29 vendo TV. Os que ouvem rádio nesse período dedicam 3h07 a esse hábito e os que leem jornais impressos, 1h05.
Ainda segundo a pesquisa, enquanto 21% dos entrevistados com renda familiar de até um salário mínimo acessam a rede semanalmente, o índice sobe para 75% entre os que têm renda superior a cinco salários mínimos.
Os mais escolarizados também levam vantagem: 87% dos entrevistados com nível superior disseram têm acesso à internet pelo menos uma vez por semana. Por outro lado, só 8% dos entrevistados que cursaram até a 4ª série acessam a rede mundial de computadores ao menos uma vez por semana.
Outro dado da pesquisa revela que que 75% dos entrevistados nunca leem jornais e 85% nunca leem qualquer revista. Apenas 6% dos brasileiros entrevistados disseram ler jornais diariamente. Mesmo em baixa, o jornal impresso é o veículo apontado como de maior credibilidade: 53% das pessoas consultadas responderam que confiam sempre, ou muitas vezes, nos jornais. (da Agencia Brasil)
- 1