Grande produtor de gado de leite e de corte no Território de Identidade de Itapetinga, o município de Potiraguá pode se consolidar também como referência em piscicultura na região. “O ponto de partida poderá ser a recuperação de um projeto de piscicultura iniciado em 1997, e que não teve continuidade”, disse o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, ao participar da VI Exposição Agropecuária de Potiraguá, encerrada neste domingo (8). “Essa região tem forte potencial para a piscicultura”, afirmou Salles, destacando que a diversificação de atividades é importante para a geração de empregos e renda. O prefeito do município, Luiz Soares, agradeceu o apoio do Estado, através da Seagri, e afirmou que “vamos trabalhar com a Secretaria da Agricultura, por meio da Bahia Pesca, para tornar realidade o projeto de piscicultura”.

Da abertura da VI Expoagro participaram, além do secretário Eduardo Salles e do prefeito da cidade, os deputados estaduais Ronaldo Carleto e Rosemberg Pinto; o secretário da Indústria Naval, Carlos Costa, e o secretário municipal de Agricultura, Junior Santana, além de prefeitos da região, produtores e agricultores.

Nem a chuva que caiu na região tirou o brilho da programação, que teve entre os destaques a 35ª Vaquejada, homenageando o centenário de Jovino Oliveira, falecido pecuarista que sempre apoiou este evento.

Dias antes da exposição, o município foi movimentado pela feira de tourinhos do Programa Pró-Genética, que contou com 47 animais das raças Nelore, Guzerá Gir, e comercialização de 21 bovinos para pequenos criadores. Criado para melhorar a qualidade genética dos rebanhos bovinos dos pequenos e médios criadores, o Pro-Genética tem o objetivo de promover a melhoria do rebanho e da produtividade, bem como o aumento da renda do produtor e agregação de valor, valorização da genética com garantia de qualidade e estabelecimento de critérios de comercialização.