Os principais chocolatiers do mundo chegam neste domingo (1º de julho) à Bahia para participar, nos dias 2 a 8, em Ilhéus e em Salvador, do Salon Du Chocolat da Bahia, que pela primeira vez acontece na América Latina e em um país produtor de cacau. Até agora, o evento acontecia apenas em Paris, Nova York, Tokyo,Moscou, Shangai, Madrid, Cairo, Bologna, Marselha, Lille, Lyon e Bordeaux.

A programação começa nesta segunda-feira (2), feriado da Independência da Bahia, com visitas à Ceplac, na estrada Ilhéus/Itabuna, às 9 horas, e às 15 horas ao Festival de Chocolate, no Centro de Convenções da cidade. Na terça-feira, o grupo, que será recebido pelo secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, visitará a Fazenda Santa Cruz, para conhecer de perto como o cacau baiano é produzido.

O secretário destacou a qualidade do cacau Bahia, premiado, por duas vezes consecutivas no Salon du Chocolat de Paris como o melhor do mundo. “Podemos também ter o melhor chocolate do mundo, e é isso que vamos mostrar aos principais chocolatiers internacionais, disse ele, questionando a afirmação de que a Bélgica e a Suiça têm o melhor chocolate, sedo países que não produzem nem uma amêndoa de cacau.

De volta a Salvador, os chocolatiers participarão do I Fórum Internacional do Cacau e Chocolate, nos dias 4 e 5, no Palácio Rio Branco, destinado a debater o futuro do cacau e do chocolate. Na noite do dia 5, quinta-feira, às 20 horas, no Centro de Convenções da Bahia, o Salon do Chocolat da Bahia será aberto oficialmente, e entre os dias 6 e 8 de julho, o público conhecerá toda a cadeia produtiva do chocolate, desde os produtores de amêndoa até as principais chocolateiras mundiais, passando pelos melhores chocolatiers artesanais.

A vinda do Salon du Chocolat é uma conquista do governo da Bahia e dos produtores de cacau, que pleitearam a realização do evento desde 2010. Com apoio do governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, e da Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac), o evento está sendo organizado pela Event International, Amma Chocolate, Instituto Cabruca e Associação dos Produtores de Cacau (APC).