:: 28/maio/2012 . 23:25
Wagner pede fim a greve e apela ao bom senso dos professores
A greve dos professores da rede estadual de ensino volta a ser tema de destaque no programa de rádio Conversa com o Governador desta terça-feira (29). Em tom conciliatório, Jaques Wagner diz que continua esperando o bom senso da categoria e faz um chamamento à retomada das aulas para não comprometer o ano letivo dos estudantes. “Faço mais esse apelo aos professores, para que voltem às aulas e programem a compensação dos dias parados e a gente possa pagar aquilo que foi descontado”.
O governador fala também de financiamento para o agronegócio nos municípios de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, de convênios assinados na semana passada em Atlanta, nos Estados Unidos, de novas ações para combater os efeitos da seca e se solidariza com a população do semiárido baiano, que continua sofrendo com os efeitos da longa estiagem.
Wagner mostra que o governo do Estado, sem fazer muita discussão, já concedeu reajuste mínimo de 6,5% para todos os servidores estaduais, inclusive, aos professores, que, em algumas faixas, atingiram 11,5%. Ele cita o exemplo dos rodoviários baianos, que aceitaram um reajuste de 7,5% e encerraram a greve, e também dos metroviários de São Paulo, que aceitaram 6,5% e retornaram ao trabalho.
Para o governador, a bandeira dos 22%, reivindicada pelos docentes de rede estadual, é absolutamente irreal, e fora de qualquer capacidade do orçamento. “Faço mais esse apelo aos professores, para que voltem às aulas. Não vamos causar um prejuízo aos estudantes por conta de uma questão salarial que todo ano é sempre discutida”.
Avanço do agronegócio – Wagner informa ainda que nesta terça-feira (29) estará nos municípios de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, no oeste do Estado, onde, ao lado do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, anunciará mais financiamento para o agronegócio, e também falará sobre a construção de estradas e de outras obras, inclusive de abastecimento de água, para a região.
“Vamos anunciar uma nova linha de financiamento do Banco do Brasil, com taxas equiparadas àquelas praticadas pelo Banco do Nordeste, através do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE)”. Ele ainda informa sobre a preparação de uma parceria entre o governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura, e os produtores para atender a necessidade de estradas na região.
Viagem à Atlanta – O governador também avalia a viagem que fez na semana passada à Atlanta, nos Estados Unidos, onde assinou convênio com o Condado de Fulton, para intercâmbio no âmbito cultural, educacional e de políticas públicas voltadas ao combate a qualquer tipo de discriminação e de racismo.
“Foi uma viagem importante, porque Atlanta é a terra do grande líder negro Martin Luther King, assassinado em 1968, que trabalhou pelo fim da discriminação racial, pela paz e igualdade de oportunidade para todos”, afirma Wagner.
Ainda em Atlanta, o governador visitou empresários, inclusive dirigentes da Coca-Cola, com quem tratou sobre a instalação da unidade da empresa na Bahia e que, segundo afirma, deve estar acontecendo até o começo do segundo semestre. “É mais atração de investimentos para a Bahia”. Ele informa sobre outros contatos com empresários americanos, a exemplo da companhia aérea Delta Air Lines, na tentativa de atrair mais um vôo direto dos EUA para Salvador.
URUÇUCA: MEIO AMBIENTE E EMPREGO MARCAM QUESTIONAMENTOS NA AUDIÊNCIA PÚBLICA
A audiência pública do Porto Sul, que está sendo realizada em Uruçuca, entra na fase da participação da comunidade, com perguntas e sugestões que estão sendo feitas pelos participantes. Estão inscritos cerca de 120 pessoas e a previsão é de que a audiência se estenda até a meia noite. Os defensores do Porto Sul são esmagadora maioria na audiência e os contrários ao empreendimento se resumem a um grupo de estudantes da Uesc, recrutados pela ONG Floresta Viva.
Os questionamentos se referem principalmente à questão ambiental e geração de empregos. O coordenador de ações estratégicas da Casa Civil do Governo da Bahia, Eracy Lafuentes, considera que “a participação popular é bastante expressiva em Uruçuca, dando total transparência ao projeto Porto Sul, uma das maiores obras de infraestrutura e logística do Brasil”. O Porto Sul terá um cais off shore e a área de armazenamento e a estará localizada em Aritaguá, distante de faixa litorânea.
Amanhã (29) a audiência publica será realizada em Itacaré.
COMEÇA A AUDIENCIA PUBLICA DO PORTO SUL EM URUÇUCA
Cerca de 1200 pessoas participam neste momento em Uruçuca, Sul da Bahia, da audiência pública para a apresentação do relatório de impacto ambiental e do projeto Porto Sul, um investimento de R$ 2,4 bilhões do Governo do Estado. Presentes à audiência o superintendente do IBAMA na Bahia, Célio Costa Pinto, o coordenador de ações estratégica da Casa Civil, Eracy Lafuente, o secretario da Industria Naval e Portuária Carlos Costa, o presidente da Bahia Mineração, parceira do projeto, Francisco Viveiros, o deputado federal Geraldo Simões, integrante da subcomissão dos Portos no Congresso Nacional, a deputada estadual, Ivana Bastos, da comissão do Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste na Assembleia Legislativa os prefeitos de Uruçuca, Moacir Leite, e de Ilhéus, Newton Lima.
Após a apresentação do EIA Rima e do projeto do Porto Sul, a audiência será aberta para questionamentos e propostas ao empreendimento.
PRESO ASSASSINO DE PAI DE SANTO
Godoval Andrade de Oliveira, o “Godô”, 38 anos, apontado como autor do assassinato do pai de santo Vitor de Jesus, o “Vitinho Pai de Santo”, de 61 anos, foi preso em casa, no povoado Paraíso, em Jacobina, por investigadores da 16ª Coordenadoria Regional de Polícia (Coorpin). Os policiais apreenderam uma espingarda de fabricação artesanal na casa do homicida, que também já esteve preso por estupro no Presídio de Salvador.
Segundo informou, hoje (28), o delegado Cleriston Jambeiro, titular da Delegacia Territorial de Jacobina, “Godô” que teve a prisão decretada pela Justiça, assassinou Vítor na porta da casa da vítima, com quatro tiros, em outubro do ano passado. Ao ser capturado, ele negou participação no crime.
Godoval também foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma e ficará custodiado na carceragem do Complexo Policial de Jacobina. A polícia busca agora capturar outros envolvidos no homicídio, estes também já com as prisões decretadas pela Justiça.
—
Deputados federais da subcomissão dos Portos defendem implantação do Porto Sul
Deputados da Subcomissão Especial dos Portos e da Subcomissão Especial de Ferrovias0 no Congresso Nacional visitaram o Porto de Ilhéus, no Sul da Bahia, acompanhados de representantes da Agencia Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Companhia das Docas da Bahia (Codeba), Prefeitura, Associação Comercial e de operadores e trabalhadores portuários. Eles foram conhecer as necessidades do porto ilheense, que está com a estrutura defasada e com equipamentos operando de maneira precária. Durante a visita, os deputados também destacaram a implantação da Ferrovia Oeste Leste e do Porto Sul, projeto de R$ 2,5 bilhões do Governo da Bahia, que está em fase de licenciamento ambiental pelo Ibama.
O deputado Alberto Mourão (PSDB/SP), presidente da Subcomissão Especial de Portos, defende a implantação do Porto Sul e afirma que “porto e ferrovia são estratégicos para dar competitividade aos produtos e essa logística será importante não apenas para Ilhéus, mas para todo o Estado, já que a Fiol e o Porto Sul estarão interligados a Minas Gerais, Tocantins, Piauí e Goiás, podendo chegar ao Oceano Pacífico através da junção com outras malhas ferroviárias”. Mourão, que é de Santos, cidade que abriga o maior terminal portuário do Brasil, disse que uma região que possui um porto com grande capacidade de movimentação de cargas, como é o caso do Porto Sul, amplia sua capacidade de diversificar a economia e trazer novos empreendimentos.
Para o deputado federal Jaime Martins (PR/MG), presidente da Subcomissão de Ferrovias, “o Brasil precisa fortalecer sua malha viária e intensificar a atividade portuária, por isso entendemos como fundamentais a implantação da Fiol e do Porto Sul, que além de movimentar cargas, vão aquecer o comércio e a prestação de serviços nas cidades em seu entorno”. “O porto por si só gera novas cargas, porque a infraestrutura e a logística servem como incentivo à produção”.
O deputado federal Edinho Bez, (PMDB/SC), destacou que seu estado, Santa Catarina, possui seis portos “e com isso atrai grandes investimentos, aquecendo a economia e gerando empregos”. De acordo com o parlamentar, “o Porto Sul, que será interligado à Ferrovia Oeste Leste dará um novo impulso ao desenvolvimento do Sul da Bahia”. De acordo com o deputado federal Geraldo Simões (PT/BA) , vice presidente da Subcomissão dos Portos, “o Porto Sul e a Ferrovia Oeste Leste estão dentro da política de criação de novos pólos de desenvolvimento adotada pelo governador Jaques Wagner. A implantação desses dois grande empreendimentos e de um novo aeroporto, criarão as condições necessárias para que o Sul do Estado supere uma crise que já dura duas décadas”.
TRANSPORTE CIDADÃO BENEFICIA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EM ITABUNA
O Transporte Cidadão é um serviço oferecido pela Associação das Empresas de Transportes Urbanos de Itabuna (AETU) dentro de sua política de responsabilidade social. A AETU disponibiliza aos portadores de necessidades especiais dois micro-ônibus, destinados a pessoas que precisam se deslocar para atendimento médico-hospitalar e estudantes que se dirigem a escolas como a APAE. Os micro-ônibus buscam os usuários e seus acompanhantes nas residências, levam ao destino e depois fazem o percurso de volta. Para isso, é necessário que seja feito o agendamento.
De acordo com a diretora da AETU, Valéria Figueiredo, “muita gente não consegue se locomover até os pontos de ônibus e o Transporte Cidadão é uma comodidade para quem necessita de atendimento médico hospitalar ou ir à escola”. Quem optar pelo serviço não terá direito ao cartão de passe livre e é obrigatório que o paciente viaje se com um acompanhante. O horário de agendamento é das 8 às 10 horas, de segunda a sexta-feira, ligando sempre um dia anterior pelo telefone 0800 284 1655.
As empresas de transportes São Miguel e Rio Cachoeira, que operam o transporte coletivo em Itabuna, terão até 2014, toda a frota de ônibus de Itabuna com elevadores, para facilitar o acesso de pessoas com deficiência. As empresas contam atualmente com cerca de 100 ônibus, 57 deles equipados com elevador.
- 1