Deputados da Subcomissão Especial dos Portos  e da Subcomissão Especial de Ferrovias0 no Congresso Nacional visitaram o Porto de  Ilhéus, no Sul da Bahia, acompanhados de representantes da Agencia Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Companhia das Docas da Bahia (Codeba), Prefeitura, Associação Comercial e de operadores e trabalhadores portuários. Eles foram conhecer as necessidades do porto ilheense, que está com a estrutura defasada e com equipamentos operando de maneira precária. Durante a visita, os deputados também destacaram a implantação da Ferrovia Oeste Leste e do Porto Sul, projeto de R$ 2,5 bilhões do Governo da Bahia, que está em fase de licenciamento ambiental pelo Ibama.

O deputado Alberto Mourão (PSDB/SP), presidente da Subcomissão Especial de Portos, defende a implantação do Porto Sul e afirma que “porto e ferrovia são estratégicos para dar competitividade aos produtos e essa logística será importante não apenas para Ilhéus, mas para todo o Estado, já que a Fiol e o Porto Sul estarão interligados a Minas Gerais, Tocantins, Piauí e Goiás, podendo chegar ao Oceano Pacífico através da junção  com outras malhas ferroviárias”. Mourão, que é de Santos, cidade que abriga o maior terminal portuário do Brasil, disse que uma região que possui um porto com grande capacidade de movimentação de cargas, como é o caso do Porto Sul, amplia sua capacidade de diversificar a economia e trazer novos empreendimentos.

Para o deputado federal Jaime Martins (PR/MG), presidente da Subcomissão de Ferrovias, “o Brasil precisa fortalecer sua malha viária e intensificar a atividade portuária, por isso entendemos como fundamentais a implantação da Fiol e do Porto Sul, que além de movimentar cargas, vão aquecer o comércio e a prestação de serviços nas cidades em seu entorno”. “O porto por si só gera novas cargas, porque a infraestrutura e a logística servem como incentivo à produção”.

O deputado federal Edinho Bez, (PMDB/SC), destacou que seu estado, Santa Catarina, possui seis portos “e com isso atrai grandes investimentos, aquecendo a economia e gerando empregos”. De acordo com o parlamentar, “o Porto Sul, que será interligado à Ferrovia Oeste Leste dará um novo impulso ao desenvolvimento do Sul da Bahia”. De acordo com o deputado federal Geraldo Simões (PT/BA) , vice presidente da Subcomissão dos Portos, “o Porto Sul e a Ferrovia Oeste Leste estão dentro da política de criação de novos pólos de desenvolvimento adotada pelo governador Jaques Wagner. A implantação desses dois grande empreendimentos e de um novo aeroporto, criarão as condições necessárias para que o Sul do Estado supere uma crise que já dura duas décadas”.