WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hanna thame fisioterapia animal

prefeitura itabuna sesab bahia shopping jequitiba livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

outubro 2016
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  


Estado e Ministério Público instalam unidade de combate à sonegação fiscal em Vitória da Conquista

Responsável pela recuperação de R$ 166,1 milhões em créditos tributários desde 2014, o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), que reúne o Ministério Público estadual, a Secretaria estadual da Fazenda, a Polícia Civil e a Procuradoria Geral do Estado, inicia a interiorização de suas atividades com a instalação de uma unidade operacional no município de Vitória da Conquista. A unidade, que terá a coordenação da Promotoria de Justiça Especializada em Combate à Sonegação Fiscal em Vitória da Conquista, será inaugurada nesta segunda-feira (24), às 10 horas, em sua sede, no prédio da Diretoria de Administração Tributária da Sefaz (Rua Rotary Club, 149, Centro).

Participam do ato a presidente do  Tribunal de Justiça, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, o desembargador Lidivaldo Brito, a procuradora-geral de Justiça, Ediene Lousado, o secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, que preside o Cira, e o procurador geral do Estado, Paulo Moreno.

A nova unidade atuará em linha com a filosofia de trabalho do Comitê, que tem como alvos os débitos tributários considerados de difícil recuperação. “O MPBA, com a interiorização do Cira, reforça a sua atuação no interior do estado no combate aos crimes contra a ordem tributária, aparelhando melhor as Promotorias de Justiça e unindo forças com outras instituições para alcançar resultados mais eficientes”, destaca a procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado.

“Com a unidade de Conquista, nosso foco agora será manter uma atuação forte de combate à sonegação neste que é um dos principais centros econômicos do estado, estendendo este trabalho às regiões Sul, Sudoeste e Oeste do Estado”, afirma o secretário Manoel Vitório. De acordo com Vitório, outro escritório semelhante está sendo implantado em Feira de Santana para reforçar o combate à sonegação também nas regiões Norte e Nordeste do Estado.

Uma das principais estratégias para a recuperação do crédito sonegado é a realização de oitivas com contribuintes. Nos últimos dois anos, 28 empresas foram convocadas pelo Cira para negociação sobre o pagamento dos débitos. O Comitê promoveu ainda 163 ações penais e realizou onze grandes operações de combate à sonegação com a participação de servidores do fisco, policiais civis e promotores.

A última operação da força-tarefa mobilizada pelo Cira, a Borda da Mata, em agosto, teve como foco um esquema de sonegação e uso de laranjas no ramo de distribuição alimentícia, e ocorreu justamente nas regiões Sul e Sudoeste do Estado, incluindo os municípios de Vitória da Conquista, Jequié, Ibicuí e Itamari. Outras operações recentes foram a Grana Padano, envolvendo empresas de fabricação e venda de laticínios, a Sede de Justiça, que se concentrou nas atividades da empresa Frésca, de água mineral, e a Aleteia, que investigou fraudes fiscais e em licitações.

O procurador de Justiça Geder Gomes, representante do MPBA no Cira, acredita que “a relevância do Comitê consiste, exatamente, na sua interinstitucionalidade, que possibilita uma atuação mais estratégica e sistêmica do Estado, no enfrentamento à sonegação fiscal, por intermédio do MPBA, Sefaz, SSP, PGE e TJ, cujos resultados já se apresentam e se projetam com enorme potencial para o ano de 2017”.

Alvos

Os alvos da nova unidade, assim como os do escritório-sede na capital, serão os crimes de sonegação praticados por contribuintes, com destaque para aqueles com histórico de não cumprimento de dívidas com o Estado. “Os resultados já obtidos com a recuperação de créditos do Cira nos asseguram a efetividade das ações no combate à sonegação fiscal e à omissão de recolhimento de tributos”, afirma o secretário Manoel Vitório.

Os órgãos diretamente envolvidos nas atividades do Cira são a Inspetoria Fazendária de Investigação e Pesquisa (Infip), da Sefaz, a Delegacia de Crimes Econômicos e contra a Administração Pública (Dececap), vinculada à Polícia Civil, o Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e Crimes contra a Ordem Tributária (Gaesf), do Ministério Público, e o Núcleo de Ações Fiscais Estratégicas (Nafe), da Procuradoria Geral do Estado.

De acordo com o promotor de Justiça Luís Alberto Vasconcelos, do Gaesf, “a interiorização do Cira reforçará o combate aos crimes contra a ordem tributária no interior da Bahia e robustecerá a atuação das Promotorias de Justiça Regionais de Combate à Sonegação Fiscal”.

1 resposta para “Estado e Ministério Público instalam unidade de combate à sonegação fiscal em Vitória da Conquista”

  • Wilson says:

    o combate a corrupção e principalmente sonegação só trás uma unica coisa: prejuízo ao PT! A elite brasileira é contra a corrupção “dos outros”

Deixe seu comentário





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia