chocolateQuando for aberta oficialmente a oitava edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que acontece de 21 a 24 de julho, no Centro de Convenções, em Ilhéus, produtores que integram o Projeto Indústria Setorial Ilhéus – Derivados de Cacau e Chocolate do Sebrae prometem levar ao público as novidades para o mercado de chocolates gourmet do sul da Bahia. As marcas integradas ao projeto, com participação garantida no evento são: Amado Cacau, Chor, Grupo dos Derivados (DECACHI), Maltez, Mestiço, República do Cacau e Sagarana.

Para a gestora do projeto no Sebrae, Carolina Menezes, o evento terá um grande público ansioso por novidades. “É excelente a oportunidade para divulgar a empresa, conhecer novos clientes e fechar negócios. Os empresários estão preparados, porque são acompanhados pelo Sebrae com consultorias técnicas, missões relacionados ao segmento, cursos de aperfeiçoamento da produção e direcionamento para estratégias de mercado”, explica.

marcoIdealizador e organizador do festival, o empresário Marco Lessa (foto), também sócio da marca de chocolates finos Chor ao lado da esposa Luana, destaca que desde 2009, ano da primeira edição, houve um grande crescimento do evento: saltou de três para 25 marcas participantes, de 13 para 65 estandes e de 6 mil para 30 mil visitantes. O festival passou a atrair a atenção de grandes marcas, especialistas do mundo inteiro e, somente na última edição, mobilizou R$ 10 milhões em negócios.

O evento, que começou como um espaço de exposição, ganhou ingredientes como debates, trocas de experiências, cultura, lazer e competições gastronômicas e esportivas. Durante os quatro dias, além das novidades apresentadas, são promovidos cursos e palestras, uma grande feira com exposição de chocolate, derivados de cacau, produtos da cadeia e entidades públicas e privadas, uma série de atividades culturais, exposições de arte, turismo em fazendas, espaço educativo para crianças, ateliê do chocolate e shows com artistas regionais e nacionais. A entrada para o festival é gratuita.

Parceiro do evento, o Sebrae realizará gratuitamente uma série de Clínicas Tecnológicas (consultorias coletivas), com o tema central “Aprendendo tudo para entrar no negócio”. Além das Clínicas Tecnológicas do Sebrae, o festival vai oferecer diversas capacitações gratuitas e pagas. As inscrições podem ser realizadas no local.

O Festival Internacional do Chocolate e Cacau é uma realização da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Biofábrica do Cacau, MVU Promoções, Costa do Cacau Convention Bureau, Bahiatursa e Secretarias Estaduais de Turismo e de Desenvolvimento Rural. Mais informações podem ser obtidas no site do evento.

Valor agregado

Um dos mais experientes produtores de chocolates finos da região, Henrique Almeida, da marca Sagarana, anuncia o lançamento de uma linha inédita no festival. A novidade este ano será a linha de bombons gourmet denominada “Chefes do Brasil”. Confeiteiros de renome internacional vão assinar suas criações, todas utilizando o chocolate Sagarana. A marca, nascida numa fazenda de cacau da região, é um dos principais destaques em eventos internacionais, como, por exemplo, o Salão de Chocolate de Paris, do qual já participa há alguns anos. “Hoje, temos três formulações: 42,5% de cacau ao leite, 67% e 76% de cacau puro, nos tamanhos 80 gramas e 40 gramas, além da caixa de 200 gramas que vem com cinco barras”, explica.

Já a empresária Greice Costa e a sócia, Cecília Costa, anunciam novidades da marca Amado Cacau, que vai lançar um tablete de 80 gramas de chocolate ao leite, com 52% de cacau, e uma linha funcional de nibs com especiarias. Os nibs, pequenos fragmentos da amêndoa de cacau, são ricos em flavonóides (as mesmas substâncias benéficas da uva) e altamente antioxidantes (protegem as artérias e o coração). Também contém magnésio, que ajuda a combater a tensão pré-menstrual e a insônia.

Recentemente, a Amado Cacau participou do Natural Tech, uma feira internacional, que engloba toda a área de alimentos funcionais, suplementos, nutrição esportiva e estética. As empresárias voltaram animadas do evento. “Os nibs, de fato, fizeram muito sucesso para este público consumidor”, diz Greice, que contou com o subsídio do Sebrae para participar do evento. “Queremos, agora, repetir esse sucesso no Festival Internacional do Chocolate e Cacau”, projeta.

Associativismo

Além da ação, os produtores trabalham, também, na organização da cadeia produtiva. Durante o evento, um grupo vai aproveitar o espaço e o público presente para lançar a Associação de Produtores de Chocolate do Sul da Bahia. As primeiras marcas a se integrar à iniciativa são Amado Cacau, Chocolate Yrerê, Coroa Azul, Da Mata e Poema Chocolate.

A ideia, segundo Gerson Marques, um dos idealizadores da iniciativa, é criar um processo de certificação de qualidade, definir padrões do autêntico Chocolate do Sul da Bahia, além de representar os produtores nas relações institucionais com parceiros e governos. “A proposta é interagir com a Associação Cacau Sul Bahia na implantação da Identidade Geográfica (IG), que está em curso junto ao Instituto Nacional de Marcas e Patentes Industriais (INPI), visando garantir a produção de cacau de qualidade e com certificado”, afirma. Fonte: Diario Bahia