
Ministério Público da Bahia inaugura nova Central de Inquéritos
Uma Central de Inquéritos mais moderna e estruturada para promover a otimização dos trabalhos e com tecnologia avançada que permitirá o desenvolvimento de atividades de prevenção e inteligência criminal, foi inaugurada pelo procurador-geral de Justiça Márcio Fahel Integrantes do Conselho Superior, da Corregedoria-Geral, Secretaria-Geral, Chefia de Gabinete, coordenadores de Centros de Apoio, procuradores e promotores de Justiça participaram da inauguração do novo espaço, que teve também a presença de integrantes da Secretaria de Segurança Pública.
Para Fahel, a nova Central não é o produto final, é o início de um novo conceito de trabalho. A inauguração do espaço físico na sede do MP localizada no Centro Administrativo da Bahia, aliada ao processo de digitalização dos inquéritos, propiciará uma significativa racionalização do custo de distribuição dos inquéritos. A Central de Inquéritos funcionava na sede do MP no bairro de Nazaré, em Salvador.
O sistema da Central de Inquéritos possibilitará ao promotor de Justiça acompanhar o procedimento desde a sua ocorrência até o seu trânsito em julgado. “Este é um sistema que valoriza o conhecimento e nos dá a chance de fazer a efetiva política criminal, o que significa proatividade”, explicou o promotor de Justiça que coordena a Central, Fabrício Patury. Ele apresentou o sistema de análise de dados estruturado em Business Inteligence (B.I), com uso de georreferenciamento, e a mancha térmica criminal produzida a partir das informações geradas, demonstrou algumas funcionalidades, fez simulações de pesquisa sobre a incidência de crimes em bairros da capital e do interior e destacou que é possível fazer diversas simulações para tentar estabelecer posições estratégicas de atuação.
De acordo com Patury, o MP e a Secretaria de Segurança Pública podem compartilhar dados relevantes, fortalecendo a atuação em prol da sociedade. A importância da atuação em parceria com órgãos como a SSP para a eficiência da atuação na área finalística foi destacada , inclusive, pelo PGJ Márcio Fahel, que agradeceu a presença do subsecretário de Segurança Pública Ary Pereira; da chefe de Gabinete da SSP, Gabriela Macêdo; do diretor adjunto do Departamento de Polícia Técnica, Alexsandro de Santana; e da dirigente da Central de Flagrantes da Polícia Civil, delegada Dalva Nascimento, representando o delegado-geral Bernardino Brito