sec educ (1)Secretários de Educação dos municípios associados à Amurc participaram, nesta quarta-feira, 27, no auditório da Torre Administrativa da Uesc, da construção de um Plano de Trabalho com o objetivo de orientar os gestores municipais na captação e melhor utilização dos investimentos nas políticas públicas de educação. A iniciativa é do Programa AGIR-LS, uma parceria da Amurc e a Uesc.

Os Secretários foram contemplados com uma atividade prática, no qual, cada gestor realizou uma auto avaliação dos aspectos importantes que influenciam na organização e desenvolvimento da educação. Os eixos estruturantes do planejamento estão voltados para: Gestão, financiamento e transparência; Organização do trabalho pedagógico e qualidade da Educação; Aspectos legais e fortalecimento dos sistemas de ensino.

sec educ (2)De acordo com a consultora do Fórum de Secretários Municipais – Forsec, Gilvânia Nascimento, a ideia é desenvolver as melhores ações para a educação nos municípios, para que os gestores municipais possam acessar as políticas públicas para o desenvolvimento da educação.

“Não se faz política pública sem financiamento. Então a gente precisa entender as políticas que impactam os recursos da educação e estar atento aos editais específicos para o atendimento às demandas do setor”, pontou a professora Gilvânia.

A articuladora do Programa AGIR, Rita Souza, representou a Amurc e reforçou a necessidade de auto percepção dos gestores municipais. “O que a gente precisa é o município se perceber e monitorar a articulação para obter os resultados com impacto positivo para o território”, finalizou Rita.