:: 29/set/2025 . 17:24
“Temos buscado fortalecer, a cada dia, as políticas públicas voltadas para o protagonismo feminino”, destaca Jerônimo Rodrigues na abertura da 5ª CNPM, em Brasília
Uma delegação composta por cerca de 300 mulheres, dentre delegadas eleitas e convidadas, representa a Bahia na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), que começou nesta segunda-feira (29) e segue até quarta-feira (1º), em Brasília. A abertura do evento, que tem expectativa de reunir 4,5mil mulheres de todo o Brasil, contou com as presenças do presidente Luíz Inácio Lula da Silva; da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, do governador Jerônimo Rodrigues, e da secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore, dentre outras autoridades.
O governador Jerônimo Rodrigues lembrou que a Bahia está representada pelas delegadas eleitas nas conferências estadual e livres, além de convidadas, o que amplifica as vozes das mulheres do estado nesta construção coletiva. “A Bahia está presente com força na Conferência, trazendo mais de 300 mulheres que representam nossa diversidade, nossa luta e nossas conquistas. No nosso estado, temos buscado fortalecer, a cada dia, as políticas públicas voltadas para o protagonismo feminino, ampliando ações de proteção, de autonomia econômica e de participação social”, destacou.
Com apoio do Governo do Estado, a participação da comitiva baiana no evento é composta por 159 delegadas eleitas durante a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres (5ª CEPM), realizada em Salvador, outras 110 delegadas eleitas em conferências livres e demais convidadas. Elas representam cerca de 5 mil mulheres baianas que participaram ativamente deste processo de construção coletiva, em 178 conferências municipais, 19 conferências territoriais e três microterritoriais, que alcançaram os 27 Territórios de Identidade da Bahia.
Presidente da EMASA visita Assentamento Alemita e discute projetos de implantação da rede de água e sistema de esgoto
O presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA), Ivan Maia, visitou no sábado passado, dia 27, o Assentamento Alemita, onde foi recebido pela presidente e vice-presidente da associação, Valnice Oliveira e Maria Pereira, respectivamente.
A concessionária está desenvolvendo em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) o Projeto Soluções Integradas para o Saneamento do Assentamento Alemita.
De acordo com Ivan Maia, o projeto está em fase final de conclusão e as obras estão previstas para se iniciarem no mês de outubro. “O Assentamento Alemita conta com 32 famílias e aproximadamente 150 pessoas”, atestou.
Evento reúne meliponicultores de cinco municípios para discutir a criação de abelhas sem ferrão
A profissionalização da meliponicultura – nome dado à criação racional de abelhas sem ferrão – foi o foco dos debates realizados na terceira edição do Encontro Uruçu na Cabruca, que reuniu cerca de 200 pessoas, entre meliponicultores, especialistas e convidados, em Uruçuca. A programação foi marcada por rodas de conversa e oficinas sobre boas práticas no manejo de abelhas nativas sem ferrão no contexto da agricultura familiar no Sul da Bahia.
O evento foi promovido pela Tabôa Fortalecimento Comunitário e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Uruçuca, com apoio do Ministério Público do Estado da Bahia, Instituto humanize e Sebrae, e é parte do projeto Uruçu na Cabruca, que, desde 2019, já alcançou mais de 170 agricultoras e agricultores familiares nos municípios de Ilhéus, Itacaré, Uruçuca, Camamu e Ibirapitanga. Por meio da iniciativa, apoia-se famílias agricultoras na prática da meliponicultura, associada a outras atividades agrícolas que já desenvolvem, a exemplo do cultivo de cacau cabruca, contribuindo para maior empoderamento econômico, segurança alimentar e também para a proteção da biodiversidade, uma vez que as abelhas são fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas locais.
Governo do Estado define valor do abono extraordinário, medida beneficia 85 mil profissionais da Educação
O Governo da Bahia anunciou por meio de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), os valores do Abono Extraordinário destinado a professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual. A definição foi estabelecida em portaria conjunta das secretarias da Educação (SEC), Administração (SAEB) e Fazenda (SEFAZ).
Em uma iniciativa para valorizar os educadores, o abono alcança 85 mil profissionais, incluindo professores e coordenadores pedagógicos, ativos e inativos, efetivos e contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), independentemente de serem beneficiados pelo pagamento dos precatórios do FUNDEF
A portaria conjunta estabelece o valor de R$ 941,86 para quem tem carga horária de 20 horas semanais, e de R$ 1.881,72 para aqueles com carga de 40 horas semanais. O Abono deve ser pago no dia 2 de outubro (quinta).
A medida reforça o compromisso do Estado em assegurar ganhos concretos para os profissionais que atuam diretamente no processo de ensino e aprendizagem. Com esse movimento, a rede estadual de ensino reafirma o seu protagonismo no fortalecimento da escola pública e na valorização de quem faz a educação acontecer todos os dias.
Foto: Douglas Amaral
- 1