WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura itabuna livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

setembro 2025
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: 6/set/2025 . 16:00

Pesquisadora da Uesc conquista Prêmio Capes de Tese 2025

O estudo sobre proteína BASIDIN resultou em depósito de pedido de patente no INPI

Keilane da Silva Farias

A tese “BASIDIN Afeta o Desenvolvimento e Resistência em Plantas”, de autoria de Keilane Silva Farias, doutora pelo Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular (PPGBM) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), recebeu o Prêmio Capes de Tese 2025 na área de Ciências Agrárias I. O trabalho foi orientado pelo professor Dr. Carlos Priminho Pirovani e coorientado pelo professor Dr. Ronaldo Dalio.

A pesquisa investigou o efeito BASIDIN, produzido pelo fungo Moniliophthora perniciosa — causador da doença vassoura de bruxa do cacaueiro —, avaliando seu uso como indutor de resistência em sementes e plantas de alface e soja. Os resultados, que resultaram no depósito de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), indicam potencial aplicação do BASIDIN como biodefensivo para uma agricultura mais sustentável.

 

O estudo recebeu financiamento do Programa de Mestrado e Doutorado para a Inovação (CNPq) e contou com parceria da empresa IdeeLab Biotecnologia Ltda. Segundo a pesquisadora, a conquista reflete dedicação, colaboração e o apoio da equipe de orientação, colegas e familiares, além de sua fé pessoal.

:: LEIA MAIS »

Show do Intervalo

dt

 

1987, Radio Clube de Itabuna. A equipe de esportes, embora modesta, vinha dando um calor na Radio Difusora e na Radio Jornal. Recém chegado de Osasco, típica voz de caipira do interior, fui acolhido como comentarista, já que as vagas de repórter estavam devidamente preenchidas.

Se não chegava a ser um  Iedo Nogueira, o banbanbã da época, também não fazia feio, porque futebol é igual em qualquer lugar do mundo e eu já vinha de uma experiência de dez anos como repórter de campo, cobrindo os campeonatos Paulista e Brasileiro.

Entre os integrantes da equipe, estava Adelson Pinheiro, ótimo repórter, mas que tinha o hábito de interromper os comentários do intervalo com informações desnecessárias, apenas para continuar no ar.

Novo no pedaço, ainda tateando o terreno, ia levando e encarando aquelas interrupções na boa.

No intervalo de um jogo entre Serrano e Itabuna, em Vitória da Conquista, pelas semifinais do 1º. turno do Campeonato Baiano, não conseguia completar uma frase sem que o Adelson me interrompesse com alguma ´informação importante´.

Até que, na falta do que dizer, ele perpetrou: “quero informar aos ouvintes que os dois times estão nos vestiários”.

Tive que ir na canela: “valeu, Adelson, pela brilhante informação. Deve ser a primeira vez na história do futebol que os dois times descem para os vestiários no intervalo do jogo”.

O intrépido companheiro entendeu a sutileza do lance e pude concluir meus comentários até que, também certamente pela primeira vez na história do esporte bretão, os dois times voltassem para o campo após o intervalo.

Cada quilinho a mais pode ser uma dor a mais

A Dra. Hannah Thame é autora do livro “Guia Prático para donos responsáveis”, disponível em ebook na Amazon e diretora da HERA-Hannah Espaço de Reabilitação Animal, em Vitória da Conquista

Contato (73)  99199-3208

Quando o coração vira alvo: o amor virtual que fere

Mônica Ralile

No dia 29 de agosto deste ano, uma professora em Itabuna vítima de estelionato sentimental, registrou boletim de ocorrência, contra um homem que conheceu por meio das redes sociais, golpe de cerca de oitenta mil reais.

Num mundo cada vez mais digital, a carência emocional e a solidão têm levado cada vez mais mulheres a se tornarem vítimas de golpes amorosos virtuais. Criminosos utilizam perfis falsos em redes sociais e aplicativos de relacionamento para criar vínculos afetivos, conquistar a confiança das vítimas e, em seguida, aplicar fraudes que resultam em prejuízos financeiros e emocionais.

Na imensidão da internet, onde promessas de afeto florescem em telas iluminadas, muitas mulheres têm encontrado não o amor sonhado, mas a dor da ilusão. Carência e solidão se transformam em brechas por onde criminosos entram, vestindo máscaras de ternura e palavras gentis.

Segundo dados da Polícia Federal, o número de registros desse tipo de crime cresceu nos últimos anos, acompanhando a popularização das plataformas digitais. As histórias seguem quase sempre o mesmo roteiro: um perfil sedutor, conversas longas, atenção, cuidado, juras de amor e promessas de relacionamento sério. Depois de conquistar a confiança, no momento certo, o golpe disfarçado em pedido de ajuda financeira e finalmente a quebra brutal da esperança.

Segue aqui a minha dica: o amor-próprio é sempre primordial para não deixar a mulher tão vulnerável.

Quanto aos relacionamentos virtuais é preciso muita cautela , desconfiar de pedidos de ajuda financeira e verificar a autenticidade dos perfis antes de qualquer envolvimento mais profundo.

Mônica Ralile é educadora e escritora

 

O amor!

 

Leny Ferreira

O amor floresce a terra !
O sol ,chuva ,terra
Notas musicais de amor
nutrindo a vida
No sistema Climático
O amor transcende amor
Na terra

O sol da primavera
Na brisa singela
Nos jardins das flores
As estrelas cantando
As músicas dos ninhos
Das árvores

No palco poético
Do sol de verão
Floresce de luz
De luz o mundo
Orquestrando as
Músicas da paz amor ,
Paz e esperança !

Os passarinhos
Fazendo ninhos
Nas copas das
árvores

Planeta Terra

 

Selma Aguiar

 

O planeta está, aparentemente lindo!

Há traços tecnológicos na suposta onda de progresso, mesmo estando imerso num subliminar caos.

O planeta irradia magia.

Acima de tudo, um anjo cupido insiste em injetar com sua flecha, o amor incondicional, a paixão pelo e para o planeta, numa tentativa de salva-lo!

Tal qual a Fênix, ressurge o Beco do Fuxico

 

Walmir Rosário

É caso pra se pensar, mas não creio que tenha nada a ver com a mitologia grega. Acredito que seja apenas uma simples coincidência comparar a situação atual do Beco do Fuxico, em Itabuna, com o ressurgimento da Fênix, tal e qual as aparências. Não duvido que seja algum projeto saído da prancheta de algum conceituado marqueteiro, daqueles que têm o hábito de frequentar botecos.

O certo é que as mudanças foram profundas, bem fundadas e o “novo” Beco do Fuxico já pode ser considerado um perfeito case de sucesso. Há pouco tempo passava por uma crise interminável, daquelas que obrigaram o fechamento das portas dos bares, o fim do negócio, provocando um divórcio entre os donos dos botecos e os fidelíssimos clientes.

É que o peso da idade foi chegando como quem não queria nada, afastando alguns, de forma definitiva, aposentando outros, causando um prejuízo incalculável nos clientes, que mais do que de repente, ficaram solitários, perdendo seu personal boteco, e o segundo lar. E o mais grave: desagregando uma legião de amigos, irmãos, melhor dizendo.

Há anos que o Beco do Fuxico participa ativamente como personagem vivo e atuante da história de Itabuna. Deixou-nos Pedrão, Itiel, Dortas, Mota, Mário, Batutinha fechou as portas e guardou o saxofone, deixamos de sentar nos sacos de feijão, arroz e farinha de Alcides Rodrigues Roma, lamentávamos o fim do Quitandinha, e até a Confraria do Alto Beco do Fuxico foi fechada com a mudança de José D’Almeida Senna para Salvador.

:: LEIA MAIS »

Vereador Jucélio Silva celebra a chegada do Centro de Economia Solidária em Teixeira de Freitas

Na manhã desta sexta-feira (05), o vereador Jucélio Silva participou de um encontro especial na sede do Projeto Social Dia Feliz, no bairro Jerusalém, zona leste de Teixeira de Freitas, para celebrar a chegada do Centro Público de Economia Solidária (CESOL) ao município.
O evento contou com a presença do presidente da AAPDS, Aldenes Meira, do superintendente de Economia Solidária, Wenceslau Júnior, do chefe de gabinete da Setre, Juremar, além de assessores e lideranças comunitárias.

Durante o encontro, Jucélio destacou a importância do CESOL para fortalecer o empreendedorismo local: “O CESOL vai ajudar os micro e pequenos empreendedores, os agricultores familiares e, principalmente, gerar renda para quem mais precisa”, afirmou o vereador.
Com a chegada do CESOL, Teixeira de Freitas passa a contar com um importante equipamento voltado para apoiar iniciativas de economia solidária, oferecendo assistência técnica, capacitação e oportunidades de comercialização para produtores locais.





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia