:: 25/jun/2025 . 19:30
Produção tocantinense, documentário “Doutor Araguaia” será exibido no YouTube
Nos dias 24 e 25 de junho, o Brasil vai conhecer, ou reencontrar, a história de um homem que ousou lutar por justiça em tempos de silêncio e medo. Em homenagem ao anivesário de João Carlos Haas Sobrinho, o documentário “Doutor Araguaia” será exibido no YouTube @TGEconomiaCriativa, resgatando a memória do médico desaparecido pela ditadura e eternizado como símbolo de coragem, solidariedade e resistência.
Se estivesse vivo, João Carlos Haas completaria 84 anos no dia 24 de junho e teria salvo ainda mais vidas, destaca Sônia Haas, irmã do médico. “Conforme a apuração e as entrevistas feitas para o filme, descobrimos que João pôde, mesmo com recursos precários, cuidar e salvar um número incontável de vidas entre 1964 e 1972. Sua atuação fez com que fosse amado e respeitado pelos camponeses que, além da pobreza, também sofriam diretamente com as arbitrariedades e descaso do regime de exceção”, destaca.
Produzido no Tocantins e dirigido por Edson Cabral, o documentário resgata a trajetória do jovem gaúcho que trocou os consultórios da elite por um hospital improvisado no interior do Maranhão e, mais tarde, se tornou o médico da Guerrilha do Araguaia, até ser morto pelo regime militar em 1972. Seu corpo nunca foi encontrado.
Sobre o documentário
Em Cachoeira, Governo do Estado inicia homenagens à luta pela Independência da Bahia
Cerimônia oficial foi realizada com a presença do governador e secretários estaduais.
Grupos culturais e estudantes também participaram dos atos
Com a bandeira da Bahia erguida ao alto e o centro histórico tomado por homenagens, Cachoeira reafirmou, nesta quarta-feira (25), seu papel na história da Independência do Brasil. Foi no município, em 25 de junho de 1822, que começaram os movimentos populares e políticos que fortaleceram a luta contra o domínio português. Um ano depois, esses esforços resultaram na expulsão definitiva das tropas lusitanas, consolidando a Independência na região. Em reconhecimento a esse marco, a sede do Governo do Estado é simbolicamente transferida para Cachoeira todos os anos, conforme determina uma lei estadual de 2007. O governador Jerônimo Rodrigues conduziu a cerimônia oficial.
“Essa é uma data que nos lembra a força do povo baiano na conquista da Independência. E é muito simbólico que essa luta tenha começado aqui, com o povo de Cachoeira se levantando contra a dominação. Ao transferirmos a sede do governo para cá, reafirmamos nosso compromisso com a valorização da história e com o fortalecimento da identidade do nosso povo. Que esse gesto ajude também a inspirar as novas gerações a conhecer e respeitar o caminho que percorremos até aqui”, afirmou Jerônimo.
A programação contou com alvorada de fogos, hasteamento das bandeiras, cortejos culturais e celebrações religiosas. Um dos destaques foi o Solene Te Deum, canto litúrgico celebrado há 196 anos na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em homenagem aos heróis das batalhas de 1822. Grupos culturais, estudantes e autoridades dos três poderes participaram dos atos.
Itabuna ganhará novo Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência
Itabuna ganhará um novo Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (CAPs IA) para atender aqueles que necessitam de cuidados especializados em saúde mental. A unidade será erguida na Rua Laurinda Fontes, centro.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, a obra desta nova unidade, que possibilitará melhorar a qualidade da assistência à Saúde Mental Infanto-Juvenil, será viabilizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Itabuna, via Secretaria Municipal de Saúde, e o Governo Federal, através do Ministério da Saúde.
A execução das obras e serviços será viabilizada pela GMC Construções e Engenharia Ltda., empresa vencedora da licitação, com previsão de ser concluída em até 10 meses.
Jerônimo e Zé Coca brindam com deputados o sucesso do São João em Jequié
Na noite desta terça-feira (24) o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), recebeu o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), os deputados estaduais Hassan e Diego Coronel, filho do Senador Ângelo Coronel, além do secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola. Lado a lado, numa recepção na casa do prefeito, eles brindaram o sucesso do São João da Bahia, em Jequié.
“O governo do estado nos ajudou e assim conseguimos fazer uma festa ainda melhor este ano. E o governador, graças a Deus, encerra a sua caminhada pelo interior da Bahia aqui em Jequié e nos deixa radiantes e alegres”, disse o prefeito Zé Cocá celebrando o apoio do estado e a visita do governador em sua residência e no encerramento dos festejos juninos da Bahia em Jequié.
A visita em Jequié encerra a caravana do governador, iniciada no último dia 18, com passagens por regiões como a Chapada Diamantina, Recôncavo e sudoeste. O governo do Estado apoiou a festa em cerca de 300 municípios em todas as regiões. Além do auxílio financeiro para as festas, também houve reforço na segurança pública, saúde e infraestrutura.
Além dos investimentos do Estado o governador ressaltou a relação com o prefeito de Jequié. “A consequência da minha política é a confiança. Se você marcou a palavra e cumpriu, estabeleceu racionamento de confiança e isso eu tenho em Zé Cocá”, completou Jerônimo Rodrigues em entrevista ao lado do prefeito de Jequié.
Fotos: Fidelis Melo
EMASA firma parceria com o SESI para incentivar conclusão dos estudos dos colaboradores
No próximo dia 7 de julho, às 8h, a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) realiza, no auditório da Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro São Lourenço, a apresentação do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI). A ação é voltada aos colaboradores que ainda não concluíram o ensino fundamental ou médio, oferecendo a oportunidade de retomarem os estudos com acompanhamento pedagógico e certificação.
Durante o encontro, além da apresentação do projeto, serão realizadas as matrículas. Para se inscrever, os interessados devem apresentar cópias dos seguintes documentos: RG (frente e verso), CPF, histórico escolar ou atestado de transferência, comprovante de residência, e-mail, contracheque ou carteira de trabalho e número de telefone com DDD (preferencialmente WhatsApp).
O presidente da EMASA, Ivan Maia, destacou a importância da iniciativa como forma de valorização e estímulo ao crescimento profissional. “A EMASA vive um novo momento, com foco também na qualificação dos seus colaboradores. Essa parceria com o SESI é um passo fundamental para garantir que todos tenham acesso à educação e possam avançar em suas trajetórias pessoais e profissionais. Estamos investindo em pessoas, que são o maior patrimônio da nossa empresa”, afirmou.
Os colaboradores também terão a oportunidade de fazer o curso profissionalizante de Auxiliar de Operação de Estação de Tratamento de Águas com certificação. A ação está sendo organizada pelo setor psicossocial da EMASA. Para Erilania Melo, coordenadora do setor, a proposta vai além da educação formal. “Trata-se de uma porta aberta para o desenvolvimento pessoal e a inclusão. A EMASA está incentivando os colaboradores a concluírem essa etapa tão importante, reconhecendo que a educação transforma e amplia horizontes”, reforçou.
Já a coordenadora do setor de Assistência Social, Maria D’Ajuda Nascimento, reforçou o compromisso com o acolhimento e o incentivo à formação: “Muitos dos colaboradores interromperam os estudos por necessidade. Agora, com essa oportunidade, a EMASA está ajudando a resgatar sonhos e abrir caminhos para o futuro”, declarou.
- 1