WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura itabuna livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

junho 2025
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  


:: 21/jun/2025 . 15:30

Itacaré celebra o surf com quatro dias de show nas ondas da Praia da Tiririca

Entre os dias 11 e 14 de junho, a paradisíaca Praia da Tiririca, em Itacaré, foi palco do Itacaré Surf Festival 2024, segunda etapa do Circuito Baiano de Surf, reunindo atletas de diversas categorias em mais uma grande festa do surf baiano. O evento contou com a presença de atletas, representantes da comunidade e apoiadores do surfe regional, reforçando o espírito acolhedor e vibrante da cidade.

Durante os quatro dias de competição, as condições naturais colaboraram para o espetáculo. O mar se manteve entre 4 e 5 pés com momentos de séries ainda maiores, apresentando ondas desafiadoras, consistentes e com formação que variava de acordo com o vento, favorecendo grandes performances e exigindo o máximo de habilidade e precisão dos surfistas. As condições sólidas e técnicas não apenas elevaram o nível das baterias, mas também contribuíram para um bom nível técnico, atraíram uma excelente audiência e consolidaram a etapa como um dos eventos mais marcantes da temporada


Essa edição também marca o início de uma nova era nos campeonatos realizados pela Federação Baiana de Surf, com o compromisso de transmissões ao vivo de qualidade, ampliando a visibilidade dos atletas e do esporte. Essa valorização da comunicação fortalece a cultura do surf no estado, inspira as novas gerações e reforça o profissionalismo que a modalidade exige e merece.

Destaques não faltaram – Entre os nomes que brilharam no evento, Alanderson Martins, conhecido como “o baiano voador”, levantou o público com sua performance elétrica, vencendo a categoria Pré-Master e ficando na 4ª posição na categoria profissional do evento principal. Também se destacaram jovens promessas como Mateus Neves, vencedor do evento profissional e vice-campeão na SUB 18, assim como Kalane Robles, campeão da SUB 18, vice-campeão da Sub 16 e 3º colocado na Categoria Profissional do evento principal.

Além deles, a jovem de 16 anos Maria Eduarda foi a grande campeã do evento feminino, com incríveis 14.75 pontos na grande final – o maior somatório do evento feminino.

:: LEIA MAIS »

A TV Cabrália, o ´comunista´ e os santos bairros

Daniel Thame

Itabuna, anos 80. A IURD ainda estava engatinhando no negócio de televisão e a TV Cabrália, no Sul da Bahia, foi uma das primeiras aquisições.

 

Como numa espécie de ´laboratório`, diretores da emissora, geralmente pastores, começaram a conviver com um veículo que, a partir da compra da Rede Record, impulsionou a expansão da Igreja, hoje uma das maiores do Brasil e que se espalhou pelo mundo.

 

Mas, pulando os bolodórios,  os diretores/pastores eram gente boa, bem intencionados,  mas já influenciados por uma ojeriza a tudo o que fosse de esquerda, essa coisa de comunista que não acredita em Deus e faz churrasquinho de crianças.

 

Imagina então ter na direção do jornalismo alguém que mesmo não sendo comunista e acreditando em Deus, era filiado ao PT, defensor do MST e dos indígenas e para completar diretor do Sindicato dos Jornalistas, com imunidade que impedia a demissão.

 

Não pode demitir, vigia, porque  (só pra dourar o texto), o diabo mora nos detalhes.

 

Em sendo assim, toda manhã eu tinha que passar a pauta do dia para o pastor e também o script dos telejornais.

 

Um dia, por falta de assunto, uma das matérias era sobre a precariedade no  bairro São Lourenço (matéria de bairro é, sempre foi, é e sempre será a salvação dos dias em que nada de interessante acontece).

 

Quando pega o roteiro, o diretor, cujo nome não me lembro e não vem ao caso, perpetra:

-Nome de santo não pode! Coloca só bairro Lourenço.

Disfarço o espanto e explico:

-Mas pastor, não é o nome do santo, é o nome do bairro.

 

Ele deve ter pensado:  ´esse moloque pensa quer me  enrolar?` e foi taxativo:

:: LEIA MAIS »

Jerônimo Rodrigues participa do São João de Itapetinga e destaca impacto cultural e econômico da festa

O clima junino já toma conta de Itapetinga, com ruas decoradas, música animada e aquele cheirinho de comida típica no ar. Nesta sexta-feira (20), o governador Jerônimo Rodrigues visitou a estrutura montada para o São João da cidade, onde turistas e moradores poderão curtir, ao longo do dia, shows de grandes nomes do forró e da música popular, como Dinho Prado, Banda Anjo Azul, Danniel Vieira e João Gomes, além de apresentações de quadrilhas juninas. A programação é gratuita e valoriza tanto artistas locais quanto nomes consagrados, garantindo diversão para todas as idades.

“Estamos fazendo um São João com estrutura, segurança e acolhimento. Reforçamos os plantões nos hospitais, melhoramos as estradas para garantir o vai e vem com tranquilidade e montamos um esquema especial com reconhecimento facial e atuação da Polícia Militar e Polícia Civil. Tudo isso para que as pessoas possam aproveitar a festa com paz e alegria, num ambiente de lazer e geração de renda”, afirmou o governador.

Entre os moradores, o sentimento é de expectativa e celebração. Para a comerciante Ana Paula Oliveira, que montou uma barraca de licor e amendoim, a festa representa uma oportunidade de renda extra. “É nesse período que a gente consegue um fôlego. Além de ganhar um dinheirinho, a gente se diverte e encontra gente de todo lugar”, contou.

:: LEIA MAIS »

Passeios de dogs na rua

Dra. Hannah Thame

Hannah Thame

A Dra. Hannah Thame autora do ebook  “Guia Prático para Donos Responsáveis”, disponível na Amazon  e diretora da HERA-Hannah Espaço de Reabilitação Animal, em Vitória da Conquista

 

 

Fone-watshapp (77) 99944-5460

No topo do Monte Pascoal, território indígena: pela Palestina livre, do rio ao mar!

Leandro Bertoldi

Em 22 de abril de 1500, os portugueses avistaram pela primeira vez o que viria a ser chamado de Brasil. O local desse avistamento foi o Monte Pascoal. Hoje, estou aqui, no mesmo Monte Pascoal — o primeiro pedaço de terra visto pelos colonizadores. Neste lugar simbólico, onde teve início a invasão e o roubo das terras indígenas, caminho ao lado do povo Pataxó — que, após séculos de violência, resistência e luta, permanece vivo, firme e em retomada do que é seu por direito: seu território, sua cultura, sua dignidade.

Visto uma camisa que diz “Viva a Palestina Livre” porque acredito que as lutas se conectam. O que o Estado de Israel faz hoje com o povo palestino é genocídio. É ocupação militar, é limpeza étnica, é o apagamento sistemático de uma história e de um povo. Assim como os povos originários das Américas foram massacrados em nome de impérios, hoje a Palestina sangra sob as bombas, muros e cercas de um Estado que busca apagar sua existência.

Mas a história nos ensina: não se apaga um povo que resiste. O povo Pataxó está aqui — vivo, presente e enraizado nesta terra ancestral. E o povo palestino também seguirá: resistindo, lutando, e reconquistando seu direito à terra, à autodeterminação e à paz. A ocupação não é eterna. A justiça, sim. A luta por liberdade e justiça é inabalável.

Este lugar é um símbolo poderoso de resiliência. A história do povo Pataxó prova que a justiça pode prevalecer, que a verdade pode emergir, e que a terra, uma vez tomada, pode — e deve — ser devolvida aos seus verdadeiros guardiões.

Que a força e a resistência do povo Pataxó nos inspirem a seguir lutando pela libertação da Palestina. Que a memória do passado e a esperança no futuro nos guiem na construção de um mundo mais justo, digno e livre para todos.

Viva a Palestina Livre!


Leandro Bertoldi é médico, formado na Escola Latino-Americana de Medicina (Cuba) e diretor executivo da SMI Sociedade Médica Internacional – ELAM

Quem é Jorge Lopo, o cérebro por trás da ascensão e liderança da Interativa FM

 

Gilvan Rodrigues

Uma pesquisa do Instituto Compasso revelou crescimento expressivo de audiência da Interativa FM, que hoje já divide a liderança com a Bahia FM Sul. A emissora saltou de 13,9% para 25,7% na preferência dos ouvintes em pouco mais de dois anos.

Por trás desse avanço está Jorge Lopo, o estrategista responsável pela reformulação da rádio e pela montagem da equipe que levou a Interativa FM ao topo.

Com 32 anos de carreira e 55 anos de idade, Lopo começou sua trajetória na comunicação ainda nos anos 1980, movido pela paixão pelo rádio.

Em 1992, iniciou uma fase vitoriosa na Rede Transamérica, onde consolidou sua vocação. Depois, integrou a equipe da Rádio Cruzeiro, da Rede Jovem Pan, ampliando sua experiência em formatos e públicos diversos.

No final dos anos 1990, Lopo ingressou na Rede Bahia de Televisão, onde participou da cobertura de grandes eventos, como o Carnaval de Salvador, um dos eventos mais populares do país, considerado um marco em sua carreira. Atuou também no Festival de Verão Salvador, outro evento de repercussão nacional.

Seu desempenho o levou a ser contratado pela Rede Bahia no ano seguinte, atuando nas rádios Globo FM e Tropical Sat até 2006.

:: LEIA MAIS »

O Recital Musical: Amor da Lua

Amado meu nesse cenário explêndido

Das praias de Luzes Mares Privilegiada

a poetizar a nossa história de amor

Onde vivemos momentos lindos

Nas praias de Luzers Mares Lindas

praias de uma beleza singular !

Onde tudo lembra ti Inspirada em ti

Motiva -me a viver a cantar e escrever ,

poemas e poesias de amor para o meu amado

O céu mais azul e mais romântico

as praias de águas puras cintilantes

como os cristais do céu

Nos refletores dos fios dourados do Sol Desde nascente do sol até  o  ocaso

Desde da trajetória dos mananciais dos rios

Ao desaguar nos mares

Os refletores solar dos fios dourados nas águas marítimas

O sol se floresce como os brilhantes azuis da Lua

:: LEIA MAIS »





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia