O consumidor que abastece o veículo em Salvador pode encontrar variações por litro capazes de fazer diferença na hora de pagar a conta, de acordo com o aplicativo Preço da Hora Bahia. A ferramenta online do Governo do Estado se apresenta, assim, como uma das estratégias para quem quer pagar mais barato pelo combustível. O Preço da Hora Bahia funciona a partir dos dados das compras registradas pelo sistema de emissão da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) e da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) processadas diariamente pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba).

Vale lembrar que os resultados podem variar a depender do dia em que a pesquisa for feita. A Sefaz-Ba alerta que, caso encontrem preços muito abaixo do mercado, os consumidores devem checar com o estabelecimento se os eventuais descontos exibidos continuam válidos, e se são aplicáveis a todos os clientes. O Preço da Hora Bahia exibe o telefone informado pelo estabelecimento na nota fiscal.

Uma das funcionalidades do app, a pesquisa por combustível pode ser realizada de forma rápida e prática, por meio do ícone específico localizado na barra inferior do Preço da Hora Bahia. Ao clicar no ícone “combustível”, o usuário pode escolher se quer fazer a busca para preços da gasolina, etanol, diesel ou GNV. Se a opção for pesquisar por “gasolina”, são mostrados todos os valores encontrados em postos de combustíveis localizados em um raio que pode variar de 1 a 30 quilômetros, conforme o filtro aplicado pelo usuário.

Após clicar em um dos valores da pesquisa, o app apresenta todos os detalhes do produto, como o nome do posto de combustível, a melhor hora para abastecer, telefone, endereço, a rota para chegar ao local e quando foi realizada a última venda com o preço exibido. É possível ainda checar o histórico de preços do combustível no posto selecionado e compartilhar a informação com parentes e amigos.

 

O aplicativo

 

O Preço da Hora Bahia conta com uma lista de mais de 500 mil produtos comercializados na Bahia, com contatos das lojas, rotas para se chegar ao endereço desejado e melhores horários para se frequentar os estabelecimentos.

O app pode ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis na Apple Store e na Google Play Store. A pesquisa também está disponível no site precodahora.ba.gov.br.