Mais de mil atletas já participaram das duas primeiras edições do projeto Verão Costa a Costa II: a primeira em Prado, realizada em janeiro, e a segunda neste fim de semana em Arraial D’Ajuda, distrito de Porto Seguro. O número de participantes superou a meta inicial de 980 atletas prevista para todas as seis edições do evento em 2024. O projeto está percorrendo a costa do litoral baiano, desde a Costa das Baleias, passando pela do Descobrimento, do Dendê até a Costa dos Coqueiros. O Verão Costa Costa é uma ação do Governo da Bahia realizada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) por meio da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) em parceria com a Unisport.


Com o objetivo de incentivar a prática esportiva e levar entretenimento aos municípios do litoral baiano, o projeto oferece competições nas modalidades de beach soccer, futvôlei, beach tennis e volei de praia, clínicas esportivas e escolinhas abertas ao público, práticas de tirolesa, arvorismo e escalada, além de Espaço Kids com brincadeiras para a criançada, com a presença de monitores especializados.  Em Arraial D’Ajuda, ainda foram oferecidas escolinhas de skate e futmesa.

Praticante de futvôlei há um ano, Milena Almeida, de 14 anos, mora em Arraial D’Ajuda e festejou a oportunidade de participar da clínica esportiva, uma oficina que aborda as técnicas do esporte, princíios da arbitragem, entre outros conteúdos teóricos. “O evento é muito atrativo para os jovens da cidade. Tô gostando muito. Aqui as vezes falta instrutores. Hoje foi uma experiência boa ter contato com pessoas diferentes, com técnicas do esporte, tem sido muito legal”, disse.

Duzentas pessoas, entre atletas e amadores, participaram de um Treinão de incentivo à prática da corrida, no sábado, percorrendo distâncias de três e seis quilômetros. Para alguns atletas já praticantes do esporte, o Treinão serviu de preparação para a Maratona do Descobrimento. Até o titular da Setre, Davidson Magalhães, resolveu participar. “A gente tem que dar exemplo. O Verão Costa a Costa tem esse propósito de estimular a prática esportiva, mas não só. É um evento que reúne esporte, cultura, lazer e também a geração de emprego e renda”, disse.

Feira da Economia Solidária

Como parte da programação, a Feira da Economia Solidária reúne 25 expositores, entre avulsos e principalmente empreendedores que fazem parte dos Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol), coordenados pela Setre que tem a responsabilidade de desenvolver essa política pública, baseada no cooperativismo. A artesã Bruna Lemos, residente em Eunápolis, trabalha com peças em macramê. Para ela a feira é uma oportunidade de divulgar o trabalho e aumentar as vendas. “Pra nos artesãos é muito importante. Temos aqui uma estrutura boa com toldo, estandes ideais, nos proporcionando ficar aqui o dia inteiro com conforto e comodidade e ainda é um espaço de lazer importante pra nós e pra comunidade local”.

Jineuza Pires faz crochê e vende suas peças nas lojas e praias da Costa do Descobrimento. Há dois anos passou a fazer parte do Cesol Litoral Sul e passou a vender também nas feiras da economia solidária. Ela ressalta que sem apoio do Cesol, os artesãos e empreendedores não teriam condições de conseguir uma estrutura semelhante à oferecida nas Feiras. “Nós chegamos aqui e e só colocar o nosso produto. Já está tudo montado, tudo organizado. É a segunda feira que participo aqui na região”, declarou.

Próxima parada

A edição de Arraial D’Ajuda termina neste domingo, com as finais das competições nas quatro modalidades esportivas previstas. A próxima parada do Verão Costa a Costa será em Olivença, em Ilhéus, de 29 de fevereiro a 03 de março. Depois o projeto passa pela Costa do Dendê (Valença), Costa dos Coqueiros (Camaçari) e Salvador.

 

Fotos Yago Matheus/ Ascom Setre