Atingido por um tiro no estômago durante uma tentativa forçada de fazendeiros de retomar a força uma fazenda reivindicada como terra indígena em Potiraguá, no Sudoeste Baiano, o Cacique Nailton Pataxó deixou a UTI após uma intervenção cirúrgica, mas permanece internado sob cuidados médicos num hospital no Sul do Estado.

 

A ação dos fazendeiros provocou a morte da líder Maria de Fátima Muniz, a  Nega Pataxó e ferimentos em vários indígenas.

 

A indígena Hideildes Fernandes Pataxo foi  espancada e teve a cabeça  e a clavícula atingida e fará exame de corpo delito hoje já que  o DPT examinara as vítimas no Colégio da Aldeia do Caramuru – CEAIC

 

O governador Jerônimo Rodrigues condenou a ação dos fazendeiros, se solidarizou com os indígenas e disse que o assassinato de Nega Pataxó será apurado com rigor, além de determinar ações para evitar novos conflitos.

PM vai atuar na área de conflito

O tenente Coronel Anilton vai comandar a operação na região dos conflitos. Ele vem atua também no Extremo Sul e é especialista na mediação de conflitos com atuação principalmente em comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos;

“O tenente Coronel Anilton goz  de prestígio junto a cúpula da PM e dos movimentos sociais é da confiança dos povos indígenas”, afirma o presidente da Câmara de Pau Brasil, Nego Elder.

 

O Governo Federal, através do Ministério  dos Povos Indígenas também está acompanhando o caso e a ministra Sonia Guajajara esteve no Sul da Bahia, onde visitou o Cacique Nailton no Hospital e acompanhou o sepultamento de Nega Pataxó.