O Hospital Manoel Novaes (HMN) apresentou evolução significativa em três indicadores clínicos-assistenciais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde. A unidade hospitalar materno-infantil registrou queda nos índices de mortalidade infantil e infecções, além de redução no tempo de internação e do desmame (transição da ventilação artificial para a espontânea).

A melhora nos indicadores foi resultado do trabalho desenvolvido em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, que oferece suporte ao Manoel Novaes por meio de telerrounds. “Essa parceria nos proporcionou resultados maravilhosos. Por exemplo, obtivemos queda de 50% na taxa de mortalidade no nosso hospital e redução na quantidade de dias de paciente grave em internação, pois a recuperação ocorreu no tempo menor”, relata a diretora técnica do HMN, a médica Fabiane Chávez.

Fabiane Chávez explica que, por meio da ferramenta Tele-UTI, profissionais que atuam em UTIs do Hospital Moinhos de Vento promovem rounds clínicos, com debate sobre casos complexos e consultoria remota para encontrar o tratamento adequado para os pacientes. “Com isso, estamos conseguindo tratamento mais rápido. A recuperação possibilita também maior rotatividade dos leitos”, observa, a médica.

Para medir o impacto do Proadi-SUS/Tele-UTI no Hospital Manoel Novaes e comprovar a evolução dos indicadores assistenciais com o funcionamento do projeto, foram selecionados 100 pacientes internados nas UTIs que tiveram casos discutidos e prontuários médicos revisados. “Somos privilegiados, pois somente 16 hospitais em todo o país participam do projeto”, conta Fabiane Chávez.

 

EDUCAÇÃO CONTINUADA

Além da linha da intervenção e pesquisa, com troca de conhecimento durante o atendimento ao paciente, os profissionais que atuam nas UTIs Pediátrica e Neonatal do Hospital Manoel Novaes participam das atividades do programa da Educação Continuada, com aulas dois dias por semana. “Na terça-feira são contemplados os profissionais da Neonatal; na quarta-feira, os da UTI PED. Essa troca tem sido muito importante para evolução na qualidade do atendimento dos nossos serviços”, afirma a médica.

Como pesquisadora líder do Manoel Novaes no Proadi SUS/Tele-UTI, a médica Fabiane Chávez conheceu de perto os serviços e a estrutura do Hospital Moinhos de Vento, no Rio Grande do Sul. A diretora técnica passou quatro dias fazendo visita guiada pelas dependências da unidade hospitalar do sul do país.