Leilane Benevides

Um projeto que oferece capacitações e oportunidades para quem quer exportar. Esta é a proposta do Origem Bahia, que disponibiliza mentoria técnica e prática individualizada, capacitações sobre o comércio internacional e a possibilidade de participar de ações de promoção comercial, como missões empresariais e rodadas de negócios.

No ano passado, cerca de 90 pequenas e médias empresas baianas dos segmentos integraram o projeto, que promoveu adequação do portfólio de produtos, prospecção e análise de oportunidades comerciais junto aos mercados alvos identificados e a realização de encontros de negócios com compradores de Portugal, Chile, Colômbia, França, Canadá, Argentina, Estados Unidos, Panamá, Reino Unido e Líbano, totalizando uma estimativa de vendas de mais de R$ 23 milhões.

“O projeto permitiu que novos mercados fossem abertos e o treinamento também foi muitíssimo importante para os nossos objetivos. Já exportamos e estamos em negociação com novas empresas e acredito que vamos fechar bons negócios”, conta o presidente da Coopercabruca, Orlantildes Pereira.

Já Diego Lemos, da Lemavos, que produz licores, revela que a perspectiva da empresa mudou após a participação no programa. “A sensação é que a gente pode emitir uma nota fiscal para exportação a qualquer momento, o que nos anima muito. Este tipo de ação é fundamental para a internacionalização das micro e pequenas empresas”, diz.

A nova edição vai contemplar os segmentos de Alimentos e Bebidas, Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, Vestuário e Acessórios, Construção Civil, Mármores e Granitos, Móveis, Revestimentos e outros. As inscrições vão até 15 de dezembro e são feitas através do link: https://forms.office.com/r/dadKVAkjwQ .

“As capacitações contemplam temas como contratos e certificações internacionais, marketing, e-commerce, formação de preços para o mercado externo, por exemplo, e são complementadas por mentoria técnica de 36h para cada empresa, além de ações de promoção comercial”, explica da FIEB, Patrícia Orrico, gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEB, que realiza o projeto em parceria com o Sebrae.