“Precisamos mobilizar a população para o descarte correto dos resíduos, porque no dia a dia nos deparamos com materiais orgânicos, o que dificulta muito o nosso trabalho”. A fala, em tom de desabafo, é da vice-presidente da Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Recicláveis de Itabuna (AACRI), Daniele dos Santos Pereira.

Ela participou de panfletagem na Praça Adami, nesta terça-feira, dia 5, em ação de educação ambiental e sobre o uso correto dos ecopontos distribuídos na cidade para a coleta de materiais recicláveis, sempre material seco, a exemplo de vidros, papel, alumínio, papelão, garrafas PET, plásticos, etc.

A mobilização foi realizada pela Prefeitura, através do Programa Recicla Itabuna, Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) e agentes ambientais da AACRI, associação criada há um ano a meio para fazer a coleta seletiva, com a separação dos resíduos coletados na cidade na Central de Triagem implantada no Bairro Lomanto, com o apoio da CVR Costa do Cacau, Biosanear e Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esporte (SETRE) do Governo da Bahia.

Andrea Reis, da DPE Bahia

 

O assessor José Campos, integrante do Programa Recicla Itabuna, disse que a ação prioriza os locais onde foram instalados os ecopontos. “É ação voltada para educar comerciantes e vendedores ambulantes, além de transeuntes no entorno”, frisou.
A assistente social da DPE-BA, Andréia Reis, afirmou que após visita aos ecopontos foi observado que as pessoas estavam jogando materiais molhados, como resto de comida, e até papel higiênico nos ecopontos.

“O material sujo jogado descartado incorretamente contamina o meio ambiente, é risco à saúde dos agentes e dá mais trabalho durante a separação dos recicláveis nas mesas de triagem da Central”, lamenta Andréia Reis.

Atualmente, Itabuna tem 10 ecopontos espalhados nos bairros e centro da cidade. A próxima panfletagem com ações de educação ambiental está programada para o dia 14, no Bairro de Fátima. “É uma ação permanente que vai beneficiar o meio ambiente, os agentes ambientais e o município”, disse José Campos do Programa Recicla Itabuna.